terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Guiné 61/74 - P19508: In Memoriam (339): Jorge Rosales (1939-2019): morreu esta manhã o comandante, o cofundador e o régulo da Magnífica Tabanca da Linha... Velório na igreja de Stº António do Estoril, e funeral na sexta-feira, 21, às 14h30.



Jorge Rosales (1939-2019)

Foto de Manuel Resende (2017)
 
1. Acabamos de saber da triste notícia: morreu o nosso camarada, amigo, grã-tabanqueiro e régulo da Magnífica Tabanca da Linha, o Jorge Rosales... Completaria os 80 anos no próximo dia 7 de outubro de 2019.

Prestamos aqui a nossa homenagem ao Jorge,
relembrando uns versinhos que em tempos o nosso editor Luís Graça lhe fez, em 2013, por ocasião do seu 74º aniversário natalício.

Somos solidários na dor, por esta enorme perda, da sua esposa, dos seus filhos Marta e Tiago, da demais família, e dos amigos e camaradas da Magnífica Tabanca de Matosinhos, que ele ajudou a fundar e a crescer e que tanto acarinhou em vida.

O corpo do Jorge Rosales ficará em Câmara Ardente a partir das 17h30 da próxima quinta-feira, na Igreja de Santo António do Estoril. O funeral realiza-se na sexta-feira, com Missa de Corpo Presente, às 14h30, seguindo o féretro para o crematório de Alcabideche.


Guiné > Arquipélagos dos Bijagós > Ilha das Cabras, julho de 1966...


O "comandante" Jorge Rosales, como a gente carinhosamente o tratava, o régulo da Magnífica Tabanca da Linha, um homem amável e afável, amigo do seu amigo... Aqui, na foto, já no final da sua comissão, depois de ter passado 18 meses em Porto Gole, 1964/66... Alferes miliciano, pertenceu à 1ª Companhia de Caçadores Indígena, com sede em Farim. (Havia mais duas, uma Bedanda, a 4ª, CCAÇ, e outra em Nova Lamego, a 3ª CCAÇ).

Ficou lá pouco tempo, em Farim, talvez uma semana. A companhia estava dispersa. Foi destacado para Porto Gole, com duas secções (da CCAÇ 556, do Enxalé) e outra secção, sua, de africanos. Tinha um guarda-costas bijagó. Ficou lá 18 meses. Passou os últimos tempos, em Bolama, no CIM - Centro de Instrução Militar, a dar recruta a soldados africanos. Era membro da nossa Tabanca Grande desde 9/6/2009.

 

Guiné > Região do Óio > Porto Gole > 1º Companhia de Caçadores Indígenas (1964/66) > O Abna Na Onça e o Jorge Rosales


Guiné > Região do Óio > Porto Gole > 1º Companhia de Caçadores Indígenas (1964/66)> 

O alf mil Jorge Rosales e o 1º srgt Arlindo Verdugo Alface, junto ao monumento comemorativo da chegada do explorador português Diogo Gomes em 1456.

Fotos (e legendas): © Jorge Rosales (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



2. Homenagem a um grã-tabanqueiro,
régulo da Magnífica Tabanca da Linha,
antecipando o almoço-convívio,
no dia 17 de outubro de 2013,
na Adega Camponesa,
em Cabreiro, Alcabideche, Cascais:


Foi craque de futebol
E do pinguepongue campeão,
Desterrado em Porto Gole,
Tudo por mor da Nação.

É de galega linhagem,
Na Linha nado e criado,
É-lhe devida homenagem
Por ter sido bravo soldado.

Comandante só há um
Na Magnífica Tabanca:
Rosales, e mais nenhum,
Que ainda salta e pouco manca.

Estudou nos Salesianos,
Foi herói de capa e espada,
Faz setenta e quatro anos,
É um bom pai e camarada.

É o melhor pai do mundo,
Diz a Marta, no Brasil.
Tenho-lhe um amor profundo,
Diz o Tiago, no Estoril.

É um camarada porreiro,
Dizemos todos em coro,
É nosso grã-tabanqueiro,
É amigo que vale ouro.

Que este dia se repita,
Por muitos e bons aninhos,
Saúde, sorte e guita,
São os votos dos velhinhos.

Tu, periquito, vai no mato
Que o Rosales segue para Bolama,
Da guerra já ele está farto,
Só quer uísque e uma boa cama.

Adeus, meu povo balanta,
Adeus, caqui amarelo,
Nunca sede tive tanta,
Só queria uísque com gelo.

Água do Couço sabe bem,
Na Adega da Camponesa,
Aparece lá também,
Oh! bajuda, oh! beleza.

Se o bom irã me ajudar,
E me der anos p'ra viver,
...Ao Geba quero voltar,
E Porto Gole rever!

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 1 de fevereiro de  2019 > Guiné 61/74 - P19460: In Memoriam (338): José Arruda (1949-2019): fotos da última homenagem no cemitério dos Olivais, com Honras Militares prestadas por um Pelotão do Exército, e Alas de Cortesia, compostas por praças dos três Ramos das Forças Armadas (José Martins)

18 comentários:

JD disse...

Lastimo o acontecimento, e à família apresento os meus sentidos pêsames.
JD

Anónimo disse...

Um camarada e amigo especial.
Tinha-mos estado à conversa antes de ter sido internado, depois, tentei várias vezes sem sucesso, venho agora a saber do pior desfecho que podia acontecer.
É mais um que nos deixa.
Á família os meus sentidos pêsames.
Que descanse em paz.
BS

Cesar Dias disse...

Até sempre companheiro, para toda a família e amigos vão os meus sinceros sentimentos.
Que a sua alma esteja em paz.

César Dias

Anónimo disse...

À família do camarada Jorge Rosales
envio os meus mais sentidos pêsames.

Descansa em paz, camarada!

Jorge Araújo.

José Nascimento disse...

Descansa em paz camarada. O teu condutor no Enxalé e Portogole, Alfredo Martins Ramos que tanto te admirava jamais te esquecerá. Condolências à família.

José Saúde disse...

Mais um camarada que parte. É a lei da vida. Ninguém escapará ao fatídico momento. Tive a oportunidade em travar com ele pequenos diálogos sobre a nossa antiga carreira futebolística. Ele como veterano e eu como um "puto" em ascensão. O Jorge, com a sua velha calma, lá dissecava esses belos tempos com um enorme prazer. O nosso conhecimento surgiu através do Encontro Anual em Monte Real.

Vi nele um homem íntegro e de elevado carácter. Partiu para a eternidade. Resta-me endossar à família enlutada as minhas sentidas condolências. Descansa em paz Jorge Rosales e até um dia camarada.

Anónimo disse...

Amigo Jorge Rosales,

Tenho a certeza que na tua última patrulha vais bem acompanhado, diria protegido. Levas contigo a amizade daqueles que te conheceram, que partilharam da tua vida. Deixas o reconhecimento daqueles que apreciaram os teus artigos e os teus comentários. Eu sou um deles.

As minhas condolências para os teus familiars e amigos. Descansa em Paz.

José Câmara

Anónimo disse...

Não tive o grato prazer de conhecer este camarada, o Jorge Rosales, como os seus amigos mais chegados o seu 'El Comandante'.

Partes cedo demais, os Deuses não foram condescendentes.

Os meus pêsames à sua família enlutada.

Menos um veterano de guerra vivo, mas na memória dos seus companheiros.

Parece que não estamos a cumprir a nossa meta que foi traçada - dos 100 anos!

Descansa em paz.
Virgilio Teixeira







José Botelho Colaço disse...

Não sei se há corações de mel mas se há o do meu amigo Jorge Rosales de certeza que era um desses. Sentidos pêsames à família enlutada.

Anónimo disse...

Camarigo Jorge Rosales

Não posso estar presente nesta última homenagem, mas aqui de Ílhavo te acompanho em pensamento.

Os meus sentidos pêsames a toda Tua Família ... até a um qualquer dia ...que também irá chegar.

Descansa em paz.

Jorge Picado

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Descansa em paz, bem merecida. Até qualquer dia meu amigo...
JS

Mário Beja Santos disse...

Jorge, já foste acolhido por Deus, a tua bonomia, a tua alegria de viver, a natural indisponibilidade para discórdias, tornou-te um homem bom, afável, altamente prestado. Fico em dívida contigo, deste-me fotografias, tivemos anos e anos aprazado um almoço para falar de Bolama, do meu pelotão, da tua vida em Porto Gole. Tu partes e só deixas esta corrente amistosa de saudade. Obrigado pelo que me deste, pelo que nos deste, jamais te esquecerei, Mário

João Carlos Silva disse...

Lamento imenso.
Sentidos pêsames aos familiares e amigos.
Que descanse em Paz.
João Carlos Silva

antonio graca de abreu disse...

Meu querido Rosales, Portugal, os ex-combatentes, todos nós, estamos mais pobres.Prometeste-me, há uns três meses atrás, um garrafão de vinho tinto da tua excepcional colheita, na pequena vinha na tua casa no Couço, Coruche, onde me levaste há uns anos atrás. Até andei por ai, a cavalgar montes e montado ribatejano conduzindo o teu velho jeep. Que gozo, que alegria! Encontrar-nos-emos em breve, do outro lado da vida, por detrás do azul do céu. Grande Rosales.
Homenagem simples do teu Amigo,

António Graça de Abreu

Henrique disse...

Até sempre Rosales, a tua amizade vai ficar sempre comigo. Henrique Matos

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mensagem deixada hoje na página da Magnífica Tabanca da Linha, e dirigida ao Manuel Resende:

Manel, foste sempre (e continuarás a ser) o fotógrafo dos bons momentos da Magnífica, dos seus joviais convívios, onde pontificava a figura serena, empática, tutelar, do nosso 'comandante' Rosales, como a gente sempre o tratava com orgulho e carinho... Obrigado, por esta seleção de fotos,onde nos revemos e relembramos o nosso amigo e camarada que agora parte para a sua última viagem... Continuaremos a honrar a sua memória. Infelizmente não poderei ir ao velório nem ao funeral por estar fora de Lisboa, e a caminho do Porto. Mas peço-te, enquanto régulo adjunto (e agora, sucessor) do Rosales, que transmitas à Marta e ao Tiago, seus filhos, bem como à viúva do Jorge, as minhas condolências, minhas e da Alice. Farei mais tarde um poste, no nosso blogue, de homenagem póstuma ao nosso querido Jorge Rosales, no seguimento de um primeiro, que saiu logo no dia da triste notícia. Um abaraço sentido para todos os camaradas da Magnífica Tabanca da LInha, em meu nome e dos demais grã-tabanqueiros. Luís Graça.

Anónimo disse...

Que descanses em paz, grande amigo Rosales!

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge, é toda uma geração que morre um pouco contigo, é um pouco de nós que vai cremado com o teu corpo. O teu bom iran ficará connosco, no alto do nosso poilao a zelar por nós. Até sempre, bom amigo!