sábado, 23 de fevereiro de 2019

Guiné 61/74 - P19521: Os nossos seres, saberes e lazeres (309): Viagem à Holanda acima das águas (13) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Novembro de 2018:

Queridos amigos,
É do senso comum que visitar o Prado, o Louvre, a National Gallery, os museus do Palácio de Charlottenburg, em Berlim, entre outros alfobres da grande Arte, são sempre visitas irrepetíveis a convocar regressos, em quaisquer estações do ano.
Este Museu Municipal de Haia goza, face a outros templos de preciosidades artísticas, o epídoto de um edifício esplendoroso, todo cheio de luz natural, obra de 1935, quintessência da Arte Deco, está aqui a maior coleção mundial de Piet Mondrian, uma coleção de Arte Moderna topo de gama, pela qualidade das obras e pela quantidade de movimentos artísticos representados, por isso o viandante vê e guarda imagens, fá-lo com alegria intensa, e sempre com o prazer da partilha.

Um abraço do
Mário


Viagem à Holanda acima das águas (13)

Beja Santos

O Museu Municipal de Haia, escrevem os seus epígonos, é um daqueles espaços de arte que se deve ver pelo menos uma vez na vida. O viandante é reincidente, anda por aqui eufórico, recorda a ousadia das linhas Arte Déco, edifício de 1935, não conhece nada que se lhe compare em arrojo, funcionalidade e memória para o futuro. As observações que se seguem são necessariamente soltas, não se pode causticar o leitor tal o acervo de obras, movimentos e correntes artísticas, nestas galerias exibem-se alguns dos maiores génios da pintura, da escultura, da arquitetura e da moda, faça-se uma lavagem aos olhos, os grandes mestres agradecem.






Que dizer desta escada, que sinal de modernidade indica? É que logo a seguir estas linhas vão ser esquecidas ou mesmo escarnecidas, a seguir virá uma arquitetura convencional, tipicamente ideológica, conotada com raças, com o homem novo prometido por diversos totalitarismos. Olhando esta fotografia fica-se a pensar que só é novo o que foi esquecido, estes antepassados de génios como Siza Vieira são testemunhas mudas de que as ideias às vezes viajam numa montanha russa ou ficam num limbo durante gerações, outras dinâmicas são postas em marcha até serem arrecadadas em armários, moda é moda.




O viandante prepara-se para visitar duas exposições, uma que tem a ver com a Arte Nova nos Países Baixos, outra que tem a ver com a vida nas praias, muitas décadas atrás. E que belíssimos espécimes a Holanda detém dessa Arte Nova, de produção própria, obviamente com os olhos postos em tudo quanto se passava na Grã-Bretanha, em França, nos Impérios Centrais e até na Rússia.






O leitor que perdoe ao viandante esta enxurrada de imagens, estava com o astral muito elevado, andara anos a cogitar neste regresso, esquecera completamente a variedade de acervos, o facto de estar aqui o maior baú das obras de Mondrian, incluindo a sua última obra-prima, executada em Nova Iorque, há aqui antiguidades, moda e em edifício anexo um museu de arte contemporânea que é um luxo. Mas o que o viandante recordara de um domingo de 1978 teve prémio, o comprazimento de recordar que num domingo chuvoso, de céu plúmbeo, aqui fora confrontado com este caleidoscópio, com o assombro do edifício e com a descoberta, olhos nos olhos, de que Piet Mondrian é um dos génios do século XX, e na primeiríssima linha.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19498: Os nossos seres, saberes e lazeres (308): Viagem à Holanda acima das águas (12) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: