sábado, 16 de fevereiro de 2019

Guiné 61/74 - P19498: Os nossos seres, saberes e lazeres (308): Viagem à Holanda acima das águas (12) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Novembro de 2018:

Queridos amigos,
Como em muitos outros aspetos da vida, na Arte os gostos não se discutem. Mas há o reconhecimento das figuras geniais, daí esta visita ao museu de Haia ter que atrair obrigatoriamente o que ele oferece da obra de Piet Mondrian, é um acervo sem paralelo.
Há uns tempos fora visitar no Museu Coleção Berardo uma exposição intitulada "Linha, Forma e Cor". Ali aparece Mondrian e outros contemporâneos como Albers e Malevich. Na brochura distribuída alude-se claramente a que Mondrian foi reduzindo progressivamente o seu vocabulário formal até restar um sistema de cores primárias, neutras e linhas horizontais e verticais, era assim que ele procurava um equilíbrio dinâmico.
Um museu cheio de obras de arte, após a veneração dos trabalhos de Mondrian e dos seus colegas do movimento De Stijl, o viandante vai à procura de mais surpresas e vai mostrá-las a quem o segue por esta Holanda acima das águas.

Um abraço do
Mário


Viagem à Holanda acima das águas (12)

Beja Santos

O viandante tem razões fundadas para vir a este museu de Haia venerar, deslumbrar-se, tonificar-se com as obras incomparáveis de Piet Mondrian, reconhecido, no mínimo, como um dos artistas fundamentais do século XX. O Gemeente Museum de Haia tem o maior depósito mundial das suas obras, é impensável querer estudar o movimento De Stijl e a obra de Mondrian sem aqui pôr os pés. Foi um grupo espantoso, revolucionou linhas, formas e cores, muitos deles traziam a aprendizagem do naturalismo, do pós-impressionismo e do simbolismo, avançaram para uma nova linguagem de abstração, modificaram conceitos de tal forma abrangentes na arquitetura, no mobiliário, no design de interiores, que implicaram novos movimentos, que chegaram ao presente. Quando vemos as obras de Daciano Costa, Souto Moura ou Siza Vieira, é obrigatório retornar a este grupo De Stijl que impôs uma formulação de trabalho artístico total – arquitetura, arte, design, mobiliário – formavam um todo.

Cadeira vermelha e azul, de Gerrit Rietveld, 1918.




São imagens de trabalho artístico total, uma nova dinâmica cheia de vitalidade e esperança, representações otimistas e idealistas acerca da vida, a I Guerra Mundial já fazia parte do passado. O arquiteto H. P. Berlage apoiava este novo ideário, não será por acaso ele o responsável por toda esta construção admirável que é o Gemeentemuseum. Berlage era para os artistas do De Stijl um ponto de referência, daí o todo o sentido que faz edifício e trabalhos artísticos do movimento terem ficado neste diálogo. Olham-se estas obras e sente-se a inovação impulsionada por gente como Piet Mondrian e Van Doesburg.




Piet Mondrian (1872-1944) foi a figura determinante do movimento. O seu percurso até chegar à abstração recorda-nos imediatamente os génios de Braque e Picasso: partiu dos movimentos da época do fim do século, foi professor, em Paris sentiu-se atraído pelo cubismo e ainda não tinha 40 anos quando se operou a transformação radical, ele irá teorizar um novo grafismo feito de horizontais e verticais, planos e cores. Tornou-se fundador de arte abstrata com as suas composições onde primam o cinzento, o azul, o amarelo, o preto e o vermelho.

Material de trabalho de Piet Mondrian.




Na Alemanha, os dirigentes nazis declararam Mondrian como ligado à “arte degenerada”, apercebendo-se de que tinha o seu trabalho em risco, parte para Londres e depois para Nova Iorque, onde irá falecer. Percorre-se a sua exposição permanente e podemos seguir o seu itinerário na Academia Nacional de Arte, os seus trabalhos inspirados por temas campestres, florestas e moinhos, a sua evolução em Paris, no período efervescente que precede a guerra e onde Mondrian se sente atraído pelo cubismo, o seu regresso à Holanda onde se irá ligar ao grupo do De Stijl, o regresso a Paris onde ele vai repudiar em definitivo a pintura figurativa, adotando as linhas geométricas e uma paleta de cores, hoje mundialmente famosa. Quem quiser saber mais sobre Mondrian e De Stijl tem o site www.mondriaan.nl/en, aqui estão os temas essenciais, inclusivamente a importância que tiveram as suas linhas, formas e cores que entusiasmaram costureiros famosos como Hermès e Yves Saint Laurent.


É um grande museu, as surpresas não ficam por aqui, vamos ver um núcleo permanente de grandes artistas e dar uma olhada pelas exposições, então a ocorrer. Até breve.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19484: Os nossos seres, saberes e lazeres (307): Viagem à Holanda acima das águas (11) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: