segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20211: In Memoriam (351): António Leal Faria (c. 1942-1966), ex-alf mil SG, AB3, Negage, Angola, natural de Torres Novas e antigo seminarista, capturado e executado pela FNLA, na sequência de acidente com DO 27, em Ambrizete, em 24/3/1966... O seu corpo, tal com o dos seus restantes companheiros de infortúnio, não foi resgatado.




Caricatura do António Leal Faria, feita por ele próprio, no livro do curso do 1º ano do seminário dos Olivais, diocese do Patriarcado de Lisboa, 1959/60...




Excertos do livro do curso do 1º ano do seminário dos Olivais, 1959/60,  cujo lema, em latim, era "Adveniat Regnum Tuum" (que venha a nós o vosso reino). Cortesia de Arcílio Marteleira, Lourinhã. 




1. Notícia transcrita do blogue Acidentes de Aviação Militar > 28 de novembro de 2016 > Dornier DO 27 > 




(...) 24 de março de 1966

Despenha-se em Ambrizete,  Angola, devido a falta de combustível, o DO-27-A3 com a matrícula FAP 3465 e o número de fabricante 369.

A tripulação,  composta pelo Furriel Piloto António Macedo Matias da Silva, o Tenente  Pilo
to Manuel Fernandes Moreira, o Alferes Miliciano SG António Leal Faria, o 2º Sarg. SG Bernardino Conceição Mesquita da Silva e o civil Manuel Pedrosa,  é capturada e posteriormente executada pelos captores.

Este blogue, Acidentes da Aviação Militar, e a única fonte, encontrada na Neta, que refere, com algum pormenor, este acidente

Não sabemos quem é o seu autor. Tem
justamente como missão "recordar todos que fazendo de voar a sua suprema paixão deram a vida por esse amor. Neste blogue tentaremos dar a conhecer, com os pormenores possíveis, todos os acidentes, envolvendo pilotos  nacionais, ocorridos com aviões militares portugueses e estrangeiros, desde o início do século XX até aos dias de hoje".

Sabemos que o ten mil pil Manuel Fernandes Moreira era natural de Arcos de Valdevez, foi   mobilizado pela BA 7 [, Base Aérea nº 7, São Jacinto], pertencia em 1966 à AB3 {Aéródromo Base nº 3,Negage, Angola].

O fur mil pil António Matias da Silva e o 2º srgt SG Bernardino Conceição Mesquita da Silva também eram da AB3 (Negage), mas não conseguimos apurar a sua naturalidade. Também nada sabemos do civil Manuel Pedrosa.

Sabe-se que os corpos não foram resgatados.  E presume-se que tenham sido capturados e executados por forças da FNLA.


2. Quanto ao  António Leal Faria, alferes miliciano SG, da AB3 (Negage), sabemos que  era natural de Assentis,  Torres Novas. 

Há dias, em conversa com o meu amigo e conterrâneo Arcílio Marteleira, que também ele esteve na Guiné, entre 1964 e 1966, como alferes miliciano SAM, vim a descobrir que um dos seus colegas e amigos, da turma do 1º ano do seminário dos Olivais, 1959/60, tinha sido justamente o António Leal Faria, do qual se dizia que teria desaparecido na Guiné durante a guerra colonial.

Infelizmente o Arcílio não sabia das circunstâncias trágicas em que ele morreu, não na Guiné mas em Angola, às mãos dos seus captores. Fazia anos a 10 de janeiro. Terá morrido com 24 ou 25 anos.

Para ser oficial miliciano SG da Força Aérea, o Leal Faria deve ter saído do seminário aos 18 anos, talvez no fim do ano letivo de 1960/61, e ter-se oferecido de imediato como voluntário para a FAP. 

Tanto no Exército como na Força Aérea, serviram milhares de graduados e especialistas, 1ºs cabos, furriéis, sargentos, alferes e capitães milicianos durante a guerra colonial de 1961 a 1974, saídos dos seminários diocesanos e das ordens religiosas (franciscanos, dominicanos, etc.). 

Em muitas companhias, no TO da Guiné, quer de quadrícula quer de intervenção, bem como nas tropas especiais (, nomeadamente, comandos e paraquedistas), havia um boa proporção de graduados, que estudaram em seminários... Bem na Base Aérea nº 12 (Bissalanca).

O seminário na época,no Estado Novo, foi um verdadeiro "ascensor social" para os jovens, sobretudo do meio rural e das vilas e cidades do interior sem acesso em ensino liceal. Não há estudos sobre eles, os ex-seminaristas que fizeram a guerra colonial, apenas algumas obras literárias e testemunhos. 

Temos no nosso blogue mais de três de dezenas de referências ao descritor "seminário".

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 24  de setembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20173: In Memoriam (350): António Manuel Carlão (1947-2018): Testemunho de Mário Beja Santos, ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52

Sem comentários: