domingo, 6 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20209: Blogpoesia (638): "Sou filho de Adão", "Guidinha padeira" e "Valor da paz", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados, entre outros, ao nosso blogue durante a semana, que continuamos a publicar com prazer:


Sou filho de Adão

Como os demais.
Sou filho de Adão.

Sinto fome e frio
Se não como e não me agasalho.
O medo me ataca, de vez em quando.

Minha chave é a alegria com sabor de liberdade.
Nada compro e nada dou
Que não tenha utilidade.
Volta e meia dá-me a saudade dos bons tempos de criança.
Mal eu sabia para o que vinha.
O que eu queria era ser grande.
Para ver como era o mundo.

Com certezas e muitas dúvidas,
Aprendi a viver com pouco.
Errei nalgumas encruzilhadas.
Se pudesse voltava atrás.
Tive sorte e tive azares.
Me contento com o que tenho.
Não choro o que perdi.
Apesar de tudo, foi bom como vivi…

Berlim, 29 de Setembro de 2019
14h52m
Jlmg

********************

Guidinha padeira

Vivia na santa.
No pé de um monte.
Santa Quitéria.
Cada manhã, de canasta à cabeça,
Cheio de pão, vinha a pé,
Vendendo o pão,
Até Varziela.
Uma linda senhora.
Vestia de escuro.
Os olhos luziam.
Sorria para todos.
Com muito respeito,
- Bom dia, Guidinha!
Subia as escadas, em Pedra Maria.
Ali tinha a filha e dois netos queridos.
Eu era um deles.
A minha madrinha.
Que eu tanto queria.
A outra, a Delfina.
Também cá não está.
Me dava uma “bica”,
Um pão saboroso.
E muitos beijinhos
Que eu guardo no peito.
Beijinhos de Avó.
Mais doces não há…

Berlim, 30 de Setembro de 2019
10h9m
Jlmg

********************

Valor da paz

Orvalho de luz e calor a raiar ao sol.
Brisa suave que inebria feliz, os rostos carregados de sombra, por debaixo da cruz, no calvário da vida.
Promessa cumprida ao alcance de todos, basta querer e partir.
A arma serena e eficaz que vence e apaga as feridas do ódio que a guerra deixou.
A taça-troféu de alguém que sofreu e venceu.
Bandeira de esperança, desfraldada ao vento, saudando quem chega feliz, extenuado da luta.
Um mar de bonança, abarrotado de peixes, onde vale a pena pescar.
Uma praia de sol, regada de ondas e espuma do mar.
Caravela imponente, de mastros erguidos e velas ao vento, sulcando oceanos, à volta do mundo.
Planície de verde, regada de sol, celeiro abundante que o Outono encherá.
Fonte incessante de água pura e fresquinha onde todos podem beber.

Ouvindo Rachmaninoff, Rapsodia
Berlim, 5 de Outubro de 2019
9h56m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de setembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20188: Blogpoesia (637): "O acabar do dia", "Luminoso amanhecer de Setembro Outunal" e "Cicatrizes", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Sem comentários: