domingo, 20 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20260: Recordações e desabafos de um artilheiro (Domingos Robalo, fur mil art, BAC 1 /GAC 7, Bissau, 1969/71) - Parte VI: Eusébio, um preso que eu mandei tratar com dignidade e que me vai ficar reconhecido




Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Cerimónia do içar a Bandeira Nacional.

Foto (e legenda): © Jorge Pinto (2014). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





Recordações e desabafos de um artilheiro (Domingos Robalo, fur mil art, BAC 1/ CAC 7, 1969/71) > Parte VI


[ Foto à esquerda: 

Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7, Bissau, 1969/71; comandante do 22º Pel Art, em Fulacunda]





[Imagem à direita, guião da   2482, "Boinas Negras", subunidade que esteve em Fulacunda,  entre 30 de junho de 1969 e 14 de dezembro de 1970, regressando nesta data a Bissau; esta subunidade foi  mobilizada pelo RC 3, pertencia ao  BCAV 2867 (Tite,1969/70); partida: 23/2/69; regresso: 23/12/70; antes de Fulacunda, esteve em Tite; comandante: cap cav  Henrique de Carvalho Mais]

Fonte:   Cortesia de © Carlos Coutinho (2007).
 



Já não sei precisar, mas uns dias depois da minha chegada a Fulacunda (*), em finais de setembro de 1969, o Comandante [, do CCAV 2482,] vai de férias à Metrópole. Entretanto, eu sou escalado para “sargento de dia”.

Efetuou-se o ritual militar para a rendição e o içar da Bandeira Nacional. Recebi a braçadeira de “sargento de dia” do furriel que tinha feito o serviço antecedente.

Terminada a cerimónia/ritual, há um soldado “Boina Negra” que me diz que havia que tratar do preso.

- Do “preso”?! - retorqui.

- Sim, meu Furriel, temos ali (, apontando para um edifício,) um preso.

Na altura fiquei lívido. O Furriel que me tinha passado o serviço não me avisara de tal situação e é um soldado que me informa que há um preso para tratar? Terá pensado que eu tivesse conhecimento?!...

- Vamos lá!... E a chave da prisão?

- Está aqui, meu Furriel.

Abre-se a porta e lá estava o prisioneiro que se encontrava deitado no chão térreo amarrado pelos pulsos. Os soldados mostraram alguma agressividade e descarregaram no coitado.

Rapidamente tive de intervir e ordenei que cessassem de imediato tais atos. Eu não tinha sido militarmente preparado para aquelas situações e os negros não eram para ser tratados daquela forma. Esta era a realidade que o general Spínola nos incutia, para além de que os meus soldados eram africanos e alguns estavam presentes comigo

Estava em curso por toda a Província a “Psico”, uma ação que tinha em vista “que para se ganhar a guerra tinha de se ganhar a adesão da população”.

Os soldados tentaram reagir à ordem,gritando;

- Meu Furriel, por causa destes turras, “filhos da puta”, é que nós estamos aqui.

Eu percebi que aquela reação era do foro íntimo e pessoal, porque sabia que também eles não tinham sido preparados para terem aquela reação. Só que eu não podia permitir tais atitudes, mas compreendia perfeitamente aqueles soldados. Eram contra tudo o que o Governador da Província e Comandante-chefe pretendia. A "Psico" estava por todo o território. Havia necessidade e era imperioso que o Povo Guineense fosse recuperado para a nossa bandeira. O General Spínola estava a iniciar um trabalho de fundo.

Fui ajudado por dois ou três soldados “Boinas Negras” que colaboraram na minha posição de acalmar a situação.

No fim desta confusão toda, deparo com o “turra” que estava simplesmente de boca aberta. Alguém o tinha safo de ser pontapeado e sei lá o que mais poderia ter acontecido. Eu próprio desamarrei os pulsos e requeri a presença do enfermeiro para que o “preso” fosse tratado. Mandei providenciar o pequeno-almoço junto da cantina e o “preso” nem queria acreditar no que estava acontecendo.

Entretanto, aproximaram-se mais uns soldados juntamente com soldados do meu pelotão testemunharam os restantes factos. Perguntei ao preso o nome, o que este respondeu:

- Eusébio.

Os pulsos já tratados pelo enfermeiro, e com o pequeno-almoço tomado, davam algum conforto ao Eusébio. Aí, o Eusébio pede para fazer chichi. Apercebendo-me eu que existia uma lata onde este urinava e defecava, percebi que aquilo não eram as condições mínimas para tais necessidades. Tomo a iniciativa de o deixar ir aos urinóis ali ao lado da prisão.

- Furriel, ele vai fugir - alguém questionou.

Mentalmente apercebi-me do risco que eu estava a correr. Virei-me para o Eusébio e com voz autoritária disse-lhe:

- Tu vais aos sanitários, mas vão dois homens atrás de ti, com G3 em punho e prontos a disparar se tentares fugir.

Cabisbaixo, foi aos sanitários, regressou e permaneceu o dia fechado na prisão com banco, almoço e jantar. Tinha diariamente as refeições, não apresentando sinais que indicassem o contrário. Durante o dia e à noite não ficou com os pulsos amarrados. Os pulsos foram tratados novamente ao fim do dia e colocados dois sentinelas posicionados à porta da prisão.

Passados estes momentos de tensão, tudo se acalmou. Os soldados perceberam que não tinham agido corretamente e a situação não mais se repetiu.

- Mas, porque estava o Eusébio preso? - comecei eu a questionar-me a mim próprio.

Perguntei aos meus camaradas, que me contaram:
O Eusébio fazia parte de um grupo de milícias que colaborava com a Companhia. Antes de eu ter chegado a Fulacunda, havia na prisão uma “turra” que terá sido apanhado. Numa noite chuvosa, estando o Eusébio de sentinela ao “turra” preso, este foge. As condições meteorológicas terão ajudado a esta situação. A forma como tudo ocorreu, ao certo, nunca soube.

Porém, o Eusébio afirmava que o “turra” tinha fugido aproveitando a noite de chuva e trovoada, mas é a ele que é imputada a responsabilidade e a “facilidade” concedida para a fuga do “turra” preso.

Por algum tempo o Eusébio continua preso e periodicamente lá vou fazer o meu “Sargento de Dia”. O Eusébio estava bem, fisicamente, já que psicologicamente “sentia-se preso”. Pouco tempo depois foi enviado para Bissau, debaixo de prisão.

(Continua)
__________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20232: Recordações e desabafos de um artilheiro (Domingos Robalo, fur mil art, BAC 1 /GAC 7, Bissau, 1969/71) - Parte V: Rumo a Fulacunda, com o 22º Pel Art, passando por Bolama, e com batismo de fogo

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Domingos, honraste-nos a todos, como militares e como portugueses, com esse gesto de pura e simples humanidade...

Na guerra, o INimigo, quando é aprisionado, fica reduzido à condição de coisa...que toda a gente pode "pontapear" como se fora uma bola de futebol...

Acho que com Spínola houve um princípio de "virar de página" em relação ao tratamento de "prisioneiros"... É um tema "delicado", não quero ferir suscetibilidades nem devo fazer generalizações abusivas... Cada um de nós,tem / tinha (nessa altura) informações parcelares, limitadas,do que se passava no TO da Guiné... No meu caso, eu estava limitado ao que se passava no meu "chão" (Sector L1, Bambadinca, julho 1969 / março de 1971)... O resto era "boataria"...

Ao longo da guerra, e em todas as unidades e subunidades, houve gente, praças, milicianos e sargentos e oficiais do quadro permanente, que honraram as melhores tradições e valores das nossas Forças Armadas.

Um abraço fraterno do Luís

Valdemar Silva disse...

Robalo
Excelente enquadramento da fotografia no Içar da Bandeira, não fora o militar na guarda d'honra estar em calções, soquetes brancos e em sentido 'à forcado'.
Nunca consegui perceber a razão do içar e arriar a bandeira nacional, todos os dias, sem ser aos domingos e feriados ou noutras cerimónias oficiais. Não sei se será uma norma militar, em tempo de guerra, para marcar a presença da nossa tropa naquele local.

Ab.
Valdemar Queiroz