quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20624: Historiografia da presença portuguesa em África (198): Relatório da Província da Guiné Portuguesa, 1888-1889, pelo Governador Interino Joaquim da Graça Correia e Lança (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Fevereiro de 2019:
Queridos amigos,
A historiografia da Guiné colonial não pode prescindir destes relatos de uma Guiné autónoma desde 1879, todos estes relatórios revelam vozes múltiplas, tecem-se críticas à indiferença da metrópole, relevam-se potencialidades na agricultura, denunciam-se concessões em que não se explora a terra, acentua-se o definhamento do Sul devido às guerras entre Fulas do Forreá, passa-se ao crivo o funcionamento da administração, de um modo geral não se esconde a lástima da administração civil e militar, tudo ao abandono, a administração não chega ao interior.
Sem a análise destes documentos são incompreensíveis os levantamentos na região de Bissau, na circulação do Geba, na hostilidade permanente em todo o interior da Guiné. Sem este pano de fundo que os primeiros governadores descrevem jamais se entenderão as guerras de pacificação. Mas será preciso esperar por Vellez Caroço para se poder falar da colónia da Guiné como um todo territorial e administrativo.

Um abraço do
Mário


Relatório da Província da Guiné Portuguesa, 1888-1889, 
pelo Governador Interino Joaquim da Graça Correia e Lança (1) 

Beja Santos

Conselheiro Joaquim da Graça Correia e Lança

O conjunto dos primeiros relatórios enviados pelos governadores da Guiné para o Ministro do Ultramar e da Marinha são documentos indispensáveis para conhecer opiniões, reflexões e até sugestões de personalidades que se revelam de preparações culturais bastantes diferenciadas. Não escondem as dificuldades, as guerras entre os Fulas, as questões da agricultura, a degradação das instalações e dos equipamentos, as tremendas carências nos transportes, a falta de infraestruturas rodoviárias e portuárias. O primeiro documento importante saiu do punho de Pedro Inácio de Gouveia, já aqui foi publicado. Correia e Lança apresenta-se com uma enorme humildade, homenageia os governadores que o precederam, sem esconder o muito pouco tempo que lá permaneceram.

Nada melhor do que lhe dar a palavra para lhe conhecer o pensamento, o que ele pretende obter enquanto Governador Interino:
“Uns governadores dividem o relatório anual em tantos capítulos quanto os diversos ramos do serviço público; outros seguem a ordem por que nos orçamentos estão descontadas as despesas, e vão assim relatando os vários serviços; outros ainda não adoptam nenhum destes sistemas e dão-lhes uma ordem de harmonia com os principais assuntos da sua administração. Eu, e releve-se-me a ousadia, não seguirei nenhuma das maneiras que tenho visto adoptar, talvez porque as condições especiais da Guiné me aconselham a dar ao relatório uma forma mais metódica, de maneira que muito natural e logicamente se vão tirando as conclusões a que eu quero chegar”.

O curioso, depois desta nota introdutória, é que ele vai estruturar a sua narrativa em moldes praticamente idênticos a anteriores relatórios, ou seja, enuncia considerações gerais, fala das questões económicas, das questões políticas e depois das questões administrativas.
Relembra que “Foi em virtude de um grave conflito gentílico, que é doloroso recordar (subentenda-se: o massacre de Bolor), pelo que foram vitimados cruelmente muitos soldados portugueses, que surgiu a reorganização administrativa da Guiné em Província independente. Se até essa data, 1879, as autoridades superiores apenas se preocupavam em resolver questões de administração, e unicamente à medida que as questões surgiam, levando-se uma vida de expedientes e imprevidências, não foi mais feliz o território que dá um título constitucional ao augusto monarca português. Em seguida a criação da Província não se resolveu o problema gentílico, antes se agravou; que não foram lançadas as bases de uma reforma económica que assegurasse o desenvolvimento agrícola e não se cuidou em reorganizar a administração: decaiu a agricultura; estão agravados os conflitos gentílicos, está comprometido o comércio. É convicção arreigada de que a Guiné há de definhar porque o seu comércio diminui e se desnacionaliza”.
E para mostrar que na opinião nacional a descrença na Guiné era um dado assente, reproduz a opinião de um publicista: “A Guiné pouca importância tem; são feitorias comerciais que nada comerciam com a metrópole, e cujo foco de atracção está nos estabelecimentos vizinhos da Senegâmbia francesa”. E comenta: “O sábio publicista recorreu à lenda que de há muito se formou acerca da decadência desta colónia portuguesa. É assim que a opinião pública se desorienta, que os mais ousados se entibiam, que os capitais se retêm, que a própria navegação nacional passa de roda como se a Guiné de facto já não pertencesse à monarquia portuguesa”.

Correia e Lança mostra-se profundamente cético com a situação degradada que se vive no Forreá, está descrente na dedicação dos Fula-Pretos ou Forros pela agricultura, acha que a sua opinião se distingue da opinião geral de quem vive na Guiné. Mas ele explica porquê: “Mamadu Paté Bolola, o chefe do Forreá, ludibria o próprio Governo. Tendo-se-lhe feito um empréstimo de cereais que pediu a pretexto da fome originada pela guerra, prometendo pagar pela colheita, pois que ia desenvolver a agricultura em larga escala, não pode cumprir esta promessa pela simples razão de que não fez lançar à terra semente alguma da que se lhe emprestou”.

Centrado na questão agrícola, observa que a zona agrícola de grande fertilidade é a do litoral, mas fala num grave condicionalismo: “Não está porém ocupado administrativamente em toda a sua grande extensão, mas nas margens do Rio Grande, Geba e Cacheu até Farim seria fácil abrir grandes propriedades agrícolas com resultado certo e remunerador”. E comenta com absoluta franqueza: “Na Guiné fizeram-se muitas concessões de terrenos mas a propriedade agrícola não se fundou. A Província de África que naturalmente estava indicada para colonizar a Guiné era Cabo Verde. Os cabo-verdianos aclimatam-se facilmente e poderiam prestar à agricultura grandes serviços. A Província conta hoje com um grande número de colonos daquela precedência, mas em geral os que para aqui vêm preferem a vida burocrática aos labores do campo, e os que não conseguem qualquer emprego público vão arrastando com dificuldade uma vida de expedientes comerciais. Ultimamente, porém, algumas propriedades têm-se organizado, pertencem de uma parte a cabo-verdianos”. O mundo das feitorias que tinha conhecido um franco desenvolvimento no último período da escravatura estava a definhar, como ele escreve: “Hoje no Rio Grande apenas se mantêm as feitorias da Casa Blanchard & C.ª e a do Sr. João Hopffer”.

Faz uma descrição minuciosa da economia dos Bijagós e depois dá conselhos sobre culturas promissoras: mancarra, cana sacarina, algodoeiro, índigo, cochinilha, tabaco, borracha, palmeira de dendém, coqueiros. Exalta também a plantação da cola: “O fruto desta bela árvore, semelhante a uma castanha, de um sabor amargo mas agradável, constitui um artigo de primeira necessidade na larga zona da Senegâmbia e do Sudão, onde residem as raças Fula e Mandinga”.

No capítulo do comércio e indústria, Correia e Lança adiciona a sua opinião, deste modo: “A Guiné Portuguesa está destinada a um papel muito secundário da vasta zona compreendida entre o Senegal e a Serra Leoa”. E explica que as grandes artérias por onde o comércio interior há de deslizar passa pelos rios Senegal e Gâmbia, Casamansa, Nunes e Pongo. Mostra-se muito crítico sobre as pautas aduaneiras, a obtenção de receitas e a movimentação de mercadorias. Os três centros mais importantes de comércio da colónia eram Farim, Geba e Bissau, e dá a relação dos géneros comercialmente mais apetecíveis: borracha, cera, marfim, couros, tudo em troca de pólvora, tabaco, cola, panos, álcool e armas. Observa que em Cacheu o comércio que se fazia era de coconote e borracha. Em Bolama o principal produto exportável era a mancarra. Buba já estava pouco comercial: “A índole dos Fulas do Forreá, em correrias e pilhagem contínua pelos caminhos que conduzem do Futa Djalon a Buba, contribuiu para a decadência comercial daquela praça”.

E faz conclusões:  
“A Província da Guiné Portuguesa, envolvida por uma zona de comércio livre, não pode manter-se no equilíbrio de concorrência senão declarando livre a importação. A corrente comercial, que a liberdade da importação deve estabelecer, barateando a vida, auxiliando a agricultura e facilitando o comércio, há de determinar o aumento considerável na exportação. A Província deve ser ligada directamente à metrópole por meio de carreiras a pavor de grande tonelagem. A situação monetária estrangeira deve ser limitada à moeda que nos mercados da Europa não sofra depreciação. A indústria indígena está no seu período rudimentar, sem manifestação de progresso sensível.”

(continua)

Antiga casa de sobrado, hoje sede da AMI, que preservou o edifício. 
Fotografia de Francisco Nogueira no livro “Bijagós, Património Arquitetónico”, Tinta-da-China, 2016, com a devida vénia
____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20611: Historiografia da presença portuguesa em África (197): "Nha" Carlota (1889-1970) e Artur Lopes Nunes (1909-2007), dois portugueses de antanho

1 comentário:

Antº Rosinha disse...

Quem é que em Lisboa ia ler e dar importância a um relatório sobre os problemas da Guiné, quando Dom Luís estava para deixar a herança do mapa cor de rosa mais a indefinição das fronteiras de Angola e Moçambique com alemães, ingleses e belgas?

Estes relatórios mal sabiam que quem os ia ler com grande atenção era MBS, passados 122 anos.

MBS mais um ou outro velhote que já não contam para a história.