domingo, 2 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20616: Blogpoesia (658): "Falta-me o tema", "Amigo total e fiel" e "Assustado. Não aflito...", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) estes belíssimos poemas, da sua autoria, enviados, entre outros, ao nosso blogue durante a semana, que continuamos a publicar com prazer:


Falta-me o tema

Abeiro-me do seixo de pedra, com martelo e cinzel.
Olho-o à tona.
Perscruto-lhe o seio e fico às cegas.
Parece sem alma aquele pedaço de pedra.
Cerro meus olhos e medito.
Pode ser que as duas almas, a minha e a dele, se entendam.
Sim, ele tem alma.
A fé arrasa montanhas.
Sabía-o bem o inexcedível Miguel Ângelo à procura da de David.
Uma chispa ardente saltita à primeira pancada.
Salta uma lasca redonda no chão.
Brotam as letras com laivos de luz.
Iluminam-se ideias que pairavam à solta.
Surge a forma com alma.
Dá-se o milagre.
Um ser animado se levanta do chão.
E fala e canta suave na arte da escrita
como se fosse um artista...

Berlim, 28 de Janeiro de 2020
17h12m
Jlmg

********************

Amigo total e fiel

Não há velhote,
Sentado à porta,
Que não tenha a seu lado,
Alapado no chão,
Um cão dedicado.
Paulatinas correm as horas e dias de sol.
Ele revê seu passado.
O outro, apenas presente.
Passam vizinhos e outros iguais.
Dizem bom dia.
E, o cão dorminhoco,
Respaldado a seus pés,
Acompanha a vida que passa.
Atento e indiferente.
Ninguém se atreva a maltratar o seu dono.
De anjo seráfico se vira um demónio.
Mandíbulas de ferro.
Adora canelas…

Berlim, 31 de Janeiro de 2020
19h17m
Jlmg

********************

Assustado. Não aflito…

Ressoam toadas surdas de silêncio.
De fúria, brame e brame o mar irado.
Sigo na minha praia, pisado o chão.
Olho o céu. Fito ao longe.
Pode ser que venha uma vaga lá do fundo.
Rebente o gelo.
Deste silêncio cru.
Quente, meu peito arfa, de cansaço avesso.
Retino as cordas do meu estro sarapantado.
Uma aragem suave vem. Me anuncia breve.
Como sabe bem o reencontro.
Rever o céu azul e cantar o louvor dum clarim.
Apagar a sede na fonte perene da calmaria.
É certo e inesgotável quem a alimenta…

Ouvindo Hélène Grimaud tocando Brahms
Berlim, 30 de Janeiro de 2020
11h25m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 de Janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20595: Blogpoesia (657): "O chão da minha aldeia", "Suavidade benfazeja..." e "O talento brota do chão", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

Sem comentários: