terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20623: Memórias ao acaso (Miguel Rocha, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2367/BCAÇ 2845) (1): Origem do nome, Vampiros

Crónica do Miguel José Ribeiro da Rocha[1], ex-Alf Mil Inf.ª da CCAÇ 2367 do BCAÇ 2845, “o 800”

MEMÓRIAS AO ACASO

01 - Origem do nome, VAMPIROS

As canções de intervenção, mormente as de Zeca Afonso, trazidas pela malta das Faculdades Coimbrãs, cujos cursos haviam sido interrompidos pelo recrutamento intensivo para o Serviço Militar, faziam parte das noites de tertúlia da "aspirantada" que no verão de 67 arribou ao RI 7/Leiria, para dar a sua primeira recruta. Prática que se acentuou no formar do Batalhão, nas noites gélidas do inverno de 67/68, no BC 10, em Chaves, com a Guiné como destino resistentemente adivinhado.

A CCAÇ 2367, "a vinte e três sessenta e sete", era assim que entre nós se articulava o seu número, saiu da Metrópole sem nome de guerra.

Olossato - Rua principal
Com a devida vénia ao Blogue CC2367 Guiné Bissau 1968-1970  

É no Olossato, já como força de Intervenção e com independência consentida para planear as suas operações que, para além das mais rotineiras, efectua uma série de "golpes de mão" bem sucedidos a tabancas e acampamentos do IN, estabelecidos na sua zona de acção.
Basicamente, o "modus operandi" consistia em sair de noite e silenciosamente do nosso aquartelamento, fazer o percurso até ao objectivo, esperar pela visibilidade mínima, efectuar o cerco e assalto, e retirar rapidamente.

A ironia é que fragmentos dos versos da canção Vampiros do Zeca, cantados por pura rebeldia nossa, nos latejavam na mente, por perfeito encaixe, na hora de partida para estas operações. Assim nasceu o nome da CAÇ 2367.

“Vampiros”.
O grafismo foi inspirado no emblema da colecção policial de livros de bolso, do mesmo nome.
____________

Nota do editor

[1] - Vd. poste de 21 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20369: Tabanca Grande (488): Miguel José Ribeiro da Rocha, ex-Alf Mil Inf.ª da CCAÇ 2367/BCAÇ 2845 (Olossato, Teixeira Pinto e Cacheu, 1968/70), tertuliano com o número 800 da nossa Tabanca

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Saúdo o nosso 800!...O Miguel Rocha, transmontano, magnífico tabanqueiro da Linha, e finalmente grã-tabanqueiro, já me tinha prometido (, "sob ameaça"...) que um dia haveria de aparecer, dar a cara e "postar" as suas memórias. Promessa cumprida, "sem desagravo"... E eu fico muito feliz por ver o "vampiro" Miguel Rocha a "regurgitar" as suas memórias do Olossato...

Um alfabravo do Luís Graça

Miguel Rocha disse...

Caro Luís Graça
Por pura inabilidade nestes meios já com tentativas falhadas, venho agradecer e espero que desta vez com resultado positivo, a forma simpaticamente acolhedora das tuas boas-vindas a esta "casa" que a todos nós muito diz!

Grande Abraço.
Miguel Rocha

albino silva disse...

Olá Rocha.
É grande a minha satisfação em o ver aqui na Nossa Tabanca.
Do Batalhão de Caç. 2845 tenho aqui muita coisa publicada. Parei algum tempo sem o querer fazer mas a vida por vezes prega-nos partida. A gora de novo voltei e,sem contar, vejo-o aqui. Óptimo pois, tenho coisas a publicar da C. Caç. 2367, Vampiros, que bem conheço.
Ficamos combinados o ano passado em programar um Convívio a Nível de Batalhão a realizar em Chaves, mas olhando á situação perigosa a que todos estamos sujeitos, ficou assim tudo adiado.
Bom, resumindo, venham lá essa recordações de Olossato, Pelundo, Có que estão nesse Baú.
Um Abraço,
Albino Silva

Miguel Rocha disse...

Olá Albino Silva !
Agradeço desde já o comentário acima e peço desculpa de só agora o fazer mas acontece que com "postagens" minhas mais recentes, nunca mais consultei esta.
Os Convívios estão todos adiados e não se sabe até quando. Baixar a guarda é impensável ! Outros tempos virão ! Havemos de nos voltar a encontrar !
Espero em meados deste mês voltar a este blogue onde já vi e li muitas intervenções tuas de contributo para a história do B.CAÇ.2845. Bem hajas !
ABRAÇO
Miguel Rocha