quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20369: Tabanca Grande (488): Miguel José Ribeiro da Rocha, ex-Alf Mil Inf.ª da CCAÇ 2367/BCAÇ 2845 (Olossato, Teixeira Pinto e Cacheu, 1968/70), tertuliano com o número 800 da nossa Tabanca

1. Mensagem do nosso camarada e novo membro da Tabanca Grande, Miguel José Ribeiro da Rocha, ex-Alf Mil Inf.ª da CCAÇ 2367 do BCAÇ 2845, "Os Vampiros" (Olossato, Teixeira Pinto e Cacheu, 1968/70), com data de 19 de Novembro de 2019, encaminhada ao nosso Blogue pelo Armando Pires:

Por sugestão do amigo e camarada Armando Pires venho fazer a minha apresentação de adesão ao blogue "Tabanca Grande".

Sou, Miguel José Ribeiro da Rocha, nasci a 13 de Fevereiro de 1944, em Vila Real, Trás-os-Montes, onde vivi até ao ingresso no Serviço Militar.

A 1 de Maio de 1968, com o posto de Alferes Miliciano, embarquei, integrado na CCAÇ 2367 do BCAÇ 2845, no navio Niassa, rumo à Guiné.

O desembarque das tropas efectuou-se a 7 de Maio de 1968 em Bissau.
A minha Companhia, em coluna directa seguiu para o Olossato, onde permaneceu cerca de 11 meses.
Có, Pelundo, Teixeira Pinto e por fim Cacheu, fizeram parte dos cenários de aquartelamento na comissão da nossa Companhia com epílogo em Abril 1970.

********************



Sobre a CCAÇ 2367

Com a devida vénia à Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974)

7.º Volume - Fichas das Unidades - Tomo II - Guiné


********************

2 . Comentário do Editor:

Caro Miguel Rocha, muito bem-vindo à nossa Tabanca, onde te vais sentar num lugar histórico, o 800.º da nossa tertúlia, ou como o Luís gosta de dizer, da sombra do nosso poilão.

Não temos nenhum representante da tua CCAÇ 2367 pelo que assumes a responsabilidade de nos contar a sua história, a começar pela origem do nome "Vampiros" que exibis no vosso crachá.

Do teu Batalhão temos um camarada que em tempos colaborou, e muito, com algumas das suas memórias, o Albino Silva, de Esposende, que foi Soldado Maqueiro da CCS. Penso que o conhecerás pois foi (ainda será?) um elemento muito dinâmico na organização dos Convívios do vosso Batalhão.

Manda as tuas fotos e as tuas memórias para que fiquem ao dispor de quem, no futuro, queira estudar a nossa guerra. A todos nós, antigos combatentes, cabe deixar os meios para que com a maior fiabilidade não deixem morrer a nossa memória.

Em nome dos editores, Luís Graça, Eduardo Magalhães e eu próprio, assim como no da tertúlia, envio-te um abraço e os votos da melhor saúde.

CV
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20359: Tabanca Grande (487): Leonel Teixeira, natural da Madeira, luso-americano, Vice-Cônsul, Vice-Consulado de Portugal em Providence, Conselheiro da Diáspora Madeirense para os EUA, ex-alf mil, CCAV 3364 (Ingoré e Cumeré, 1971/73)... Senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 799

8 comentários:

armando pires disse...

O oitocentos??
Apadrinhado por mim?
Até me babo, ó camaradas.
Miguel, tu não me deixes ficar mal.
Lança-te à escrita.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É um aquisição de peso!... Parabéns ao padrinho e ao afilhado...Estou convicto de que o Miguel não te deixa ficar mal... Sê bem vindo, Miguel... Com tempo, falaremos.Luís

José Marcelino Martins disse...

Bem vindo ao grupo.

Hélder Sousa disse...

Bem-vindo, caro camarada!

Um acto de coragem, sem dúvida, nos dias que correm.
Mas, também, um acto certamente amadurecido e consciente.
Aqui estamos bem.
É um blogue de memórias e de afectos.
Claro que, como acontece na "vida lá fora" (fora do Blogue, entenda-se) sempre há uns "dias sombrios", ou seja, há por vezes discussões, tantas vezes inúteis, desnecessárias mas, é a vida!
Pois então que venhas em boa hora, que possas desfrutar de todo o nosso já imenso espólio e que sejas também um contribuitor activo.

Já sei que o Armando (o Pires...) é o responsável pela tua apresentação.
O Pires é um incontornável amigo do Blogue. Tem textos, tem histórias, ora comoventes, ora divertidas, sempre com grande qualidade que nos envolvem.
É só segui-lo!

Abraço
Hélder Sousa

Manuel Carvalho disse...

Meu caro Miguel Rocha bem vindo a este espaço.Também fiz parte do teu Batalhão sou da 2366 mas conheço alguns camaradas da 2367 o Mário Viães de Lemos os já falecidos Baldaia e António Borges e outros.Do Olossato e de Có não te faltarão estórias para contar venham elas.

Manuel Carvalho

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Atenção, o Miguel Rocha já era membro, tal como o Armando Pires, da Tabanca da Linha!...Manuel Resende, toma boa nota!... E parabéns pelo último convívio, a que não pude ir por estar fora de Lisboa. LG

armando pires disse...

Da MAGNIFICA, respeitável Tabanca Grande, Magnifica Tabanca da Linha é que é.
(hihihihihihihi!!!!)

MR disse...

Agradeço a todos, os vossos comentários. Prometo que muito brevemente irei partilhar convosco experiências da minha comissão na Guiné.
ABRAÇO
MIGUEL ROCHA