terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20622: Tabanca Grande (490): Luiz Farinha, ex-alf mil, STM Auto, CCS/BCAÇ 3832 (Mansoa, dez 1970 / fev 1973), psicólogo clínico aposentado, escritor: senta-se à sombra do nosso mágico e fraterno poilão, no lugar nº 803


Guiné > Região do Oio > Mansoa > CCS/BCAÇ 3832  (Dezembro de 1970 / fevereiro de 1973) > O afl mil Farinha, STM Auto (1)


Guiné > Região do Oio > Mansoa > CCS/BCAÇ 3832  (Dezembro de 1970 / fevereiro de 1973) > O afl mil Farinha, STM Auto (2)


Guiné > Região do Oio > Mansoa > CCS/BCAÇ 3832  (Dezembro de 1970 / fevereiro de 1973) > Ponte Nova sobre o Rio Mansoa

Fotos (e legendas): © Luiz Farinha  (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem do nosso novo grã-tabanqueiro Luíz Farinha, que passa a ser o nº 803, a sentar-se à sombra do nosso mágico,  simbólico, fraterno e protetor poilão...(e quem não tem poilão deita-se no chão):


De: José Luiz Farinha
Data: quarta, 15/01/2020 à(s) 14:29
Assunto: Pedido de informação... e de entrada na Tabanca Grande

Estimado Companheiro.

Sou o ex-alf mil Farinha,  com a especialidade de STM Auto, da CCS / BCAÇ 3832 (Mansoa, 1970-1973). Vivi momentos inesquecíveis durante estes anos na Guiné, que, sem dúvida, modificaram a minha vida e, ainda hoje, em certa medida, a afetam. 

Como sempre me dediquei à escrita, embora como atividade secundária e não remunerada, algum tempo depois da desmobilização escrevi um pequeno livro, mais uma modesta brochura do que propriamente um livro, pela editora Contra a Corrente, hoje desaparecida, texto que rapidamente se esgotou.

Passados poucos anos, recebi o honroso pedido do escritor João de Melo, então praticamente em início de carreira, para que eu autorizasse a inclusão de um dos meus relatos numa obra que ele estava a elaborar sobre textos que versassem a guerra colonial nas três frentes. Eu acedi com gosto e a obra saiu pelo "Círculo de Leitores". ["Os Anos da Guerra, 1961 – 1975, Os Portugueses em África, Crónica, Ficção e História”, com organização de João de Melo, Publicações Dom Quixote, 1988 e 1998: vd. aqui a exaustiva recensão bibliográfica do nosso camarada Mário Beja Santos, em cinco postes, em 2010].

O livrinho da "Contra a Corrente", malgrado a sua efémera vida, no entanto nunca me saiu da cabeça, como que um molde experimental de algo que poderia ser maior.

E, muitos anos depois, recentemente, aposentado como psicólogo clínico, voltei a pegar nele e a trabalhá-lo de uma forma mais profunda e extensiva.  Durou cerca de um ano esse aprimoramento que terminou num romance com muito de autobiográfico. 

Então, a minha pergunta/pedido de ajuda é o seguinte: estou no Brasil há cerca de 20 anos e não conheço o mercado editorial português nem ninguém ligado ao ramo.  Será que alguém do seu
blogue poderia dar uma ajuda (dicas, pistas, contatos, etc) para a publicação deste romance?...
Aguardo uma resposta que desde já muito agradeço, seja ela qual for. 

Felicidades para a Tabanca. 

Abraço firme.

Luiz Farinha,
Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Estado do Pernambuco, Brasil
Contactos (omitimos o telefone e o endereço postal)
jlsfarinha1947@gmail.com

2. Resposta do editor Luís Graça:

Em 31/1/2020, o Luiz Farinha mandou-nos as fotos da praxe (uma atual e outra do "antigamente"), gesto que interpretámos como sinal da sua vontade de se juntar a esta grande comunidade de amigos e camaradas da Guiné. As fotos estão reproduzidas acima, incluindo a sua foto atual.

De Luís para Luiz, de sociólogo da saúde para psicólogo clínico, de camarada de Bambadinca para camarada de Mansoa, de escritor para escritor: temos muita coisa em comum, a começar pelo nome... Curioso, o meu pai também era Luiz com Z...Somos da mesma "colheita" (1947). Vejo, além disso,  que estamos ambos ligados à saúde, eu porventura  com um percurso mais académico, e com dois filhos "psis": um psiquiatra e uma psicóloga clínica... E mais: ambos temos o gosto da escrita...e alguma obra publicada...

"Parabenizo-te", como gostam de dizer os nossos amigos brasileiros, pela tua mensagem que muito nos honra, e  a que respondo, um pouco tardiamente, mas sempre a tempo.

Fico feliz por encontrar mais um camarada da diáspora lusófona (e, neste caso, lusitana). Mas, antes de mais, deixa-me apresentar-te a Tabanca Grande. Contigo passamos a ser 803  "grã-tabanqueiros", entre vivos e mortos, todos irmanados pelo mesmo espírito de partilha de memórias (e de afetos) à volta daquela terra, verde-rubra (sem conotações...) que foi a Guiné de 61/74.

O facto de passares a pertencer à Tabanca Grande, à nossa "tertúlia" (, talvez a maior do mundo bloguístico, em português, centrada na experiência de uma guerra...)  significa que aumentas também as tuas possibilidades de encontrar um editor para o teu livro para o qual desejo, desde já, bom sucesso. Editor e leitores...

O nosso blogue, Luís Graça & Camaradas da Guiné, orgulha-se de já ter ajudado no "parto" de dezenas de livros (da poesia à ficção, do conto ao romance, da historiografia à autobiografia), da autoria de "amigos e camaradas da Guiné", na sua grande maioria antigos combatentes. Sem favor, são obras que, com maior ou menor mérito, podem ser classificadas como "literatura da guerra colonial" (, termo que, de resto, não é pacífico).

Temos aqui gente de grande talento e com obra de mérito. Eles poderão (e eu também, em próximo poste) falar-te um pouco mais detalhadamente do mercado editorial português,e dar-te alguns dicas para contactos.

Terás que ter um pouco mais de paciência. Mas sugiro que, na volta do correio, nos digas algo mais sobre a tua pessoa, a tua vida em Portugal, na Guiné e no Brasil, e sobretudo que nos mandes um "cheirinho",um excerto, do teu romance (que dizes ter "muito de autobiográfico").

O nosso blogue tem algumas regras, de bom senso e de bom convívio, que deves conhecer. Lê aqui.s 10 regras da política editorial do blogue. O teu nome passa a figurar na lista alfabética, de A a Z, da Tabanca Grande, constante da coluna (estática), no lado esquerdo, da página principal do blogue. Sê bem vindo, camarada Luiz Farinha. (*)

______________

Nota do editor:

Últmos postes da série:

(*) O último camarada a entrar para a Tabanca Grande, embora a título póstimo,  foi o Libório Tavares, ex-alf mil capelão, o nº 802, a seguir ao Alexandre Margarido (nº 891):


19 de dezembro de  2019 > Guiné 61/74 - P20471: Tabanca Grande (489): Alexandre Margarido, ex-cap mil grad inf, op esp / ranger, último cmdt da CCAÇ 3520 (Cacine, Cameconde, Quinhamel, 1972/74)...Senta-se à sombra do nosso poilão sob o nº 801

2 comentários:

Anónimo disse...

Fui consultar "Os anos da guerra
da guerra",obra pioneira, nos anos 80,e lá está o José Luiz Farinha, com um texto no Volume II. Vou ler e comentar. Trouxe os dois volumes para a Lourinhã. O problema é o tempo é o mais escasso e talvez mais valioso recurso que temos. Não há nenhum leitorisco que queira falar sobre esse texto do nosso camarada
Farinha? ... A gente agradece...
Luís Graça

Anónimo disse...

Camarada Luiz Farinha

Verifico que pertenceste ao Batalhão que foi render na área de Mansoa o BCaç 2885, em 31JAN71, já que uma das CCaç chegou a Porto Gole no dia anterior, para render a respectiva CCaç que aí "reinava".

Portanto estou-te dando as Boas Vindas a este nosso Grande Agrupamento, uma vez que a CCaç 3305, se não estou errado, foi quem tomou conta da área que a CCaç 2589 que comandei durante um ano deixou, com muita satisfação para todos os seus elementos (excepto eu que tive de permanecer mais um anito) em 14FEV71, com o dever muito bem cumprido.

Já que eras STM Auto da CCS foste naturalmente render o camarada ex-Alf Mil Jorge Moisir Pires, que era o "nosso homem das viaturas".

Senta-te pois à sombra deste Poilão e recorda algo daqueles tempos de Mansoa, ainda que seja com "entoação brasileira e acompanhamento de samba".

Grande abraço para o Brasil do Ilhavense

Jorge Picado