sábado, 8 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20632: Os nossos seres, saberes e lazeres (376): A Bélgica a cores que guardo no coração, e para sempre (4) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 27 de Agosto de 2019:

Queridos amigos,
Chamar a Bruxelas a capital da Europa pode ser uma pura condescendência dado o facto de ali se sediarem as principais instituições europeias, manda o rigor que se afirme que a Europa não tem capital. Aqui não se fala, em concreto, nem nas relações entre Portugal e a Flandres, nem do que atrai os nossos imigrantes ou o que da Bélgica pensam os funcionários que ali labutam com origem portuguesa. O que aqui se exprime é um olhar de fascínio, sem disfarce de alguém que aqui encontra originalidade, aprazimento, regressa quantas vezes for possível alvoraçado e parte pronto a retornar, já não é só Bruxelas, são as Ardenas, o que está na Valónia e na Flandres, é tudo perto, aquele país encantador é uma soma dos nossos Alentejos, uma superfície parecida com a da Guiné-Bissau.
E não há um recanto que não mereça ser conhecido. Como aqui se faz profissão de fé.

Um abraço do
Mário


A Bélgica a cores que guardo no coração, e para sempre (4)

Beja Santos

Nas primeiras arremetidas por Bruxelas, aí pela década de 1980, o viandante foi atraído por um edifício perto da Rua Royale, foi tudo questão de ter saído de um albergue onde pernoitou para uma reunião nas instituições europeias, meteu-se ao caminho, o edifício do Jardim Botânico chamou-lhe a atenção, pô-lo na lista para uma visita de um próximo fim de semana. Recorda belas exposições que aqui visitou, uma delas de fotografias de transatlânticos decorados no estilo Arte-Nova. O atual jardim é obra dos anos 20 do século XIX, dispõe-se em belos terraços, umas vezes de estilo francês nos jardins superiores, italiano nos espaços intermédios e à moda inglesa nos terrenos inferiores, com belo tanque. Os edifícios que integram as estufas e o espaço científico são do estilo neoclássico. Na década de 1980, depois de alguns trabalhos de restauro abriu no Botânico o Centro Cultural da Comunidade Francesa da Bélgica. Aqui perto está o Hotel Puccini, aqui se acolhia o genial compositor de ópera nas suas estadias em Bruxelas. É visita que o viandante ainda não fez, um dia será.

Jardim Botânico de Bruxelas.

Hoje é praticamente impossível entrar em La Monnaie e comprar um bilhete, as temporadas são curtas, altamente disputadas, os bilhetes sobrantes orçam para cima de cem euros. O viandante tem memórias privilegiadas de grandes espetáculos a que aqui assistiu. Um deles, memorável, pagou cinco euros. Chegara à cidade já passava das quatro horas, arrumou a trouxa na baiuca, bebeu e trincou algo, lançou-se no centro da cidade, atendendo à hora mais não podia do que por ali passarinhar, o comércio fechava. Nisto, entrou pela bilheteira de La Monnaie, dentro de minutos, pelas 18 horas, iniciava-se uma récita de Tristão e Isolda. Que não, que não havia lugares, mostrou-se profundamente triste, de cabeça baixa, braços caídos, como se estivesse condenado. A senhora apiedou-se, perguntou-lhe se estava disposto a ficar no sexto andar, numa posição vertiginosa, era lugar que se dava a estudantes de música, a título excecional. Perante o inacreditável, pagou, correu pelas escadas até ficar no tal lugar vertiginoso, foram cinco horas aproximadamente da melhor música que Wagner compôs, a apreciação é exclusivamente sua, vieram-lhe as lágrimas aos olhos quando Isolda morre depois de cantar uma ária impressionante. É por isso que aqui bate à porta, guarda todas estas inexcedíveis lembranças e espera que seja assim até ao fim dos dias.

Teatro La Monnaie.

Nunca viu o Grand Sablon com esta iluminação, houve um tempo em que descobriu um modestíssimo hotel na Rua dos Mínimos, não muito longe de uma igreja onde há belíssimos concertos ao meio-dia, depois de jantado percorria calmamente estas ruas com vitrinas iluminadas de galerias de arte e artigos luxuosos. Aqui se sediam estabelecimentos para gente altamente abonada que queira arte exótica, restaurante sofisticados, por exemplo. Na sua sala, o viandante guarda uma esplêndida recordação dos belos tempos em que era possível trazer um candeeiro de teto encaixotado. Entrou no estabelecimento de velharias, embeiçou-se por um candeeiro, quando se preparava para sair por julgar impensável transportar no avião tal peça, o proprietário garantiu-lhe que o ia desmontar e meter no caixote. Em Lisboa, um perito remontou a belíssima peça com três focos. Lá está no teto para relembrar aquela saga vivida no Grand Sablon.

Le Grand Sablon.

L’Atomium é um dos ícones de Bruxelas, está no Parque do Heysel, este nome está seguramente no ouvido do leitor, num estádio próximo, numa final da Taça dos Campeões Europeus, houve para ali uma mortandade incrível, depois de uma série de arruaças entre falanges rivais, salvo erro ingleses e italianos. O viandante por aqui passeou e bem apreciou as conceções estilísticas entre as duas guerras, há para ali muito boa Arte-Deco. O Atomium é uma peça gigantesca, símbolo da Ciência e da Tecnologia. Foi edificada para a Exposição Universal de 1958. Pesa 2400 toneladas, tem uma altura superior a 100 metros e as suas nove esferas possuem um diâmetro de 18 metros. O Atomium lembra a Torre Eiffel, não foi concebido para ficar, a voz do povo teve muita força. Foi restaurado em 1993, há no seu interior um restaurante e nalgumas esferas pode-se visitar uma exposição alusiva aos progressos da Medicina.

L’Atomium.

Lembrança sempre nítida que o viandante guarda é o Parque do Cinquentenário. Almoçava e despachava-se da cantina do edifício da Comissão Europeia para se passear neste parque onde se fez a Exposição Universal de 1897. Há para aqui vários museus, sempre que pode ele vem até aos museus reais de Arte e de História, o seu acervo é de um valor impressionante, tem peças que foram oferecidas aos duques da Borgonha, aos Habsburgo, possui coleções de antiguidades do Próximo Oriente, da Grécia, da Etrúria e de Roma, tem rica tapeçaria e o seu espólio medieval, a título exemplificativo veja-se esta placa medieval. Fica-se sem palavras.

Placa medieval, peça do Museu do Cinquentenário.

A Bélgica é uma das primeiras potências económicas ao dobrar do século XIX. O rei é riquíssimo, é o proprietário do Congo, a Valónia possui minas, a Flandres os portos, Antuérpia está à frente. É num contexto de riqueza que as novas classes se insurgem contra os estilos românticos, sentem-se atraídas por uma estética livre que radica no movimento inglês Arts and Crafts, liderado pelo genial William Morris. De potência económica, a Bélgica tornar-se-á uma grande potência de Arte Nova com Victor Horta e Paul Hankar como talentos maiores. Ainda hoje se circula no centro histórico e nos maravilhamos com edifícios incomparáveis. Sugere-se aos interessados que preparem previamente o seu passeio Arte-Nova, contem, pelo menos com dois dias em Bruxelas.

La Maison Saint-Cyr, expoente da Arte-Nova.

La Maison Cauchie: o assombro da fachada num quadro de harmonia absoluta.

Bruxelas prima por parques e jardins, para já não falar na frondosa e grandiosa floresta de Soignes. Quando o viandante firmou o lastro da amizade com André Cornerotte, muito se passeou à entrada da floresta de Soignes até chegar a esta abadia. Aqui ocorreu um dia um episódio de grande ternura. Numa conversa no café local, apurou-se que o proprietário recebia com muito desvelo, décadas a fio, uma senhora do bairro, ali almoçava sem nunca faltar, aos sábados, badalava o meio-dia, e Madame, graciosamente, fazia a sua entrada. Um dia faltou, o estalajadeiro procurou-a, soube que tinha falecido. E passados uns meses entrou o filho de Madame, vinha cumprir uma disposição testamentária, coubera-lhe receber o automóvel de Madame. Isto contado assim não faz lacrimejar nenhum olho, era preciso ver o estalajadeiro a gesticular e a emocionar-se com a mais inesperada das lembranças. Isto muito perto desta abadia. Para que conste.

L’Abbaye du Rouge Cloître.

Ponha-se termo a este dia de viagem, puras lembranças. Que belas exposições se visitaram neste museu comunal de Ixelles! E mesmo quando não havia uma exposição de arromba, a coleção artística é de estalo, basta pensar no acervo de cartazes de Toulouse-Lautrec, único fora da França, graças a um colecionador que tudo ofereceu ao museu da sua terra.

Musée Communal d’Ixelles.


La Cité du Logis… O viandante conhece-a metro por metro, rua por rua, qualquer passeio é um aprazimento. Felizmente que há ainda uma amiga que dá guarida, é tudo uma questão de acordar datas, talvez amanhã, talvez no próximo ano, ambos sabem que Bruxelas bate no coração deste portuga, sempre alvoraçado por aqui chegar. Porque a viagem nunca acaba, só os viajantes é que acabam (José Saramago dixit).

La Cité du Logis, Watermael-Boitsfort.

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20613: Os nossos seres, saberes e lazeres (375): A Bélgica a cores que guardo no coração, e para sempre (3) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: