Guiné > Região de Tombali > Cufar > s/d > c. 19727/74 > Militares da FAP, pilotos: da esquerda para a direita, alf Pimenta, cap Branco, alf Cruz Dias, fur Coelho (?) e fur Luís Santos.
Foto (e legenda): © Miguel Pessoa (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Mensagem de Francisco José Rato Mendonça, nosso camarada e leitor, ex-1º cabo especialista MARME [, mecânico de armamento e equipamento], BA 12, Bissalanca, 1972/74:
Data: sexta, 21/02/2020 à(s) 22:57
Assunto: Informação
Olá, Luís
Sou um ex-especialista MARME, estive na FAP entre 1970 a 1976, tendo passado por, Ota, AB1, BA12, BA6, BA6, EMFA (com o General Morais e Silva).
Chamo-me Francisco José Rato Mendonca, estou no estrangeiro [Itália ?]
Pretendia saber se atravás da nossa organização [ o nosso blogue,] posso ter o contacto de Raul Fernandes Coelho, piloto de helicóptero e de T-6 na Guiné, 1972/74. Ele é de Braga,
Esperando que me possas ajudar, as minhas saudações aeronáuticas
Francisco Mendonça
2. Resposta de hoje, às 16h13, do Miguel Pessoa, ex-ten pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, atualmente cor pilav ref:
Lembro-me de um Furriel Coelho, da Esquadra 122 (AL-III) que voava também o DO-27 na Esquadra 121. Penso que seja o que está referido na foto em anexo (com alguma dúvida...).
Não tenho registo de contactos deste camarada.
Abraço. Miguel Pessoa
Francisco Mendonça. Cortesia de blogue Especialistas da Base Aérea 12 (Guiné 65/74) |
Do Raul Fernandes Coelho não encontrei rasto no blogue dos especialistas da BA12 (Guiné, 1965/74) nem na Net.
Mas encontrei um outra mensagem (e uma foto) do Francisco Mendonça, com data de 4 de abril de 2016, e que reproduzo aqui com a devida vénia:
Bom dia, especialistas.
Mas encontrei um outra mensagem (e uma foto) do Francisco Mendonça, com data de 4 de abril de 2016, e que reproduzo aqui com a devida vénia:
Bom dia, especialistas.
Eu sou Francisco José Rato Mendonça, Esp MARME, 2/70. As bases por onde passei foram OTA, AB1, BA12, BA6 Montijo, EMFA representante dos especialistas no tempo do General Morais e Silva, (graduado) Comandante da BA12 Lemos Ferreira, segundo comandante Tenente Coronel Vasquez com quem voei em Dornier 27 depois de terem sido abatidos, numa semana, alguns aviões. Houve uma espécie de recusa naquele período pelo facto de não termos misseis.
Do tenente que era chefe do armamento, não me lembra o nome dele. Eu era da linha da frente, carregava a Dornier com roquetes, o T6 com bombas de napal 80 kg mais bombas de 50 kg e ninhos de granadas incendiárias. Fiz algumas missões com dois T6 com carregamento de bombas algures em território da Guiné. Nos Fiats carregávamos diversos tipos de bombas e as metralhadoras.
Durante um certo período fui transferido para fotografia aérea. Aqui na Bulgária fiz uns voos no Antonov 2, um antigo aéreo biplano que se utiliza para regas agrícolas. uma espécie do tractor americano-
Além daquilo que vos enviei, informo: Sou piloto de Delta plano (sem motor); piloto de Planadores PPP: piloto de aviões monomotores a hélice até 5900 kg ppa; curso incompleto de paraquedismo (sem saltos).
Saudações aeronáuticas, Francisco Mendonça
________________
Nota do editor:
Último poste da série > 10 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20638: Em busca de... (300): Alf mil Pereira Gomes, da CCAÇ 1622 (1966/68), que o meu pai conheceu conheceu em Aldeia Formosa (Luísa Lemos, filha do ex-fur mil Álvaro Lemos, São Miguel, RA Açores)
Último poste da série > 10 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20638: Em busca de... (300): Alf mil Pereira Gomes, da CCAÇ 1622 (1966/68), que o meu pai conheceu conheceu em Aldeia Formosa (Luísa Lemos, filha do ex-fur mil Álvaro Lemos, São Miguel, RA Açores)
2 comentários:
É o Raul Coelho,sim senhor!Alguns anos atrás ouvi que andava pelo médio oriente a voar hélis.
Tenta no aeroclube de Braga alguma pista,e agora já estará reformado e voltado às origens em Braga
Gil Moutinho
Boa tarde. Fiquei incrivelmente satisfeito de, por completo acaso, ver a fotografia de vários pilotos, onde se encontra o então grande Amigo Cruz Dias, piloto de Helis. Estive em Nova Lamego - Gabú - onde o conheci, já que era o alferes de transmissões do CAOP. Recentemente escrevi um livro - "Do Inverno à Primavera" - onde o menciono por várias vezes. Sei que é do Tramagal, tudo fiz para o reencontrar, mas em vão, ninguém sabe dele.
Será que alguém me poderá ajudar a reencontrá-lo ?!
Ficaria eternamente grato por isso.
Já agora, como poderei fazer parte desta tão importante associação ?
Abraço a todos os camaradas.
José Alberto Neves
Aveiro
Enviar um comentário