sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20691: Notas de leitura (1268): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (47) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Outubro de 2019:

Queridos amigos,
Teima-se em tentar eliminar o palco em que se desenvolveu aquele período da guerra, havia mil militares antes de se desencadearem as hostilidades, o número vai crescendo, nesta fase começa a aproximar-se dos 25 mil. Estão lá os três ramos das Forças Armadas, a Armada percorre os rios, tem na Guiné o seu papel crucial, muitíssimo superior ao que viveu em Angola e Moçambique. Indubitavelmente, 1964 é um ano chave pelo alastramento da guerra, pelas populações em fuga, pela compreensível dificuldade em definir uma estratégia com defesa das populações. As forças portuguesas irão vezes sem conta ao Oio, como ao Cantanhez e a outras paragens de luta renhida. Os resultados serão sempre minguados pelo facto de ali não se permanecer mais tempo daquele que dura a operação. Só muito mais tarde, com a operação "Grande Empresa", em 1972, é que se procurará a reocupação do Sul, como se sabe com resultados efémeros pois em 1973 um vendaval de fogo irá comprometer o esforço quase titânico do que foi a criação desses novos estacionamentos.
De seguida, passamos para os documentos da estratégia portuguesa, tal como eles constam na "Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África", no teatro de operações da Guiné.

Um abraço do
Mário


Missão cumprida… e a que vamos cumprindo (47)

Beja Santos

“Deixando estas regiões
para Brá se abalou.
A Companhia do azar
em Farim continuou.

Houve boatos daqui e de além
já se sabe o que é a rapaziada
todos queriam abalar da porrada
porque na guerra ninguém estava bem.
Em Farim, Cuntima e Jumbembem
houve muitas aflições
mas deixando as operações
e começando pela 3.ª Companhia
vai o Batalhão de Cavalaria
deixando estas regiões.

Na 488 se aguentaram
até chegar a sua vez
e no dia 13 deste mês
aquela povoação deixaram.
Mulheres e crianças choraram
e tudo à tropa se abraçou.
Em Cuntima o mesmo se passou
quando chegámos à hora de abalar
e deixando tudo a gritar
para Brá se abalou.

Alguns homens do Comando
regressaram de avião
e outros vieram numa embarcação
pelo Geba navegando.
Ao cais de Bissau chegando
em Brá vamos aquartelar.
É lá que vamos aguardar
o dia que mais se ambicionou
mas por enquanto ainda não chegou
a Companhia do azar.

A 487 se exibiu
com mais uma mina que encontrou
o furriel Cravo alevantou
após o Joel que a viu.
Noutra vez que se saiu
mais uma arma se apanhou.
Ao fim da comissão se chegou
sempre arriscados à morte
e a Companhia da pouca sorte
em Farim continuou”.

********************

Aproxima-se o fim da comissão do BCAV 490, procure-se, em nome da clareza, entreabrir as portadas deste cenário em que decorreram as suas atividades. Há um antes, aquele despertar nacionalista que transita do fim da década de 1950, quando Amílcar Cabral parte para o exílio, ficando ali perto, em Conacri, outros, na órbita de Rafael Barbosa, sublevam no interior da Guiné Portuguesa. Organizou-se o partido e organizou-se a guerrilha, formaram-se guerrilheiros e com o primeiro armamento desencadeou-se a luta armada, surpreendendo as forças portuguesas que esperavam acometidas nas regiões fronteiriças, acreditava-se que se iria reproduzir o que se passara em Angola a papel químico. O BCAV 490, é este o modesto entendimento do companheiro do bardo, vai viver o período crucial da expansão do PAIGC por zonas de onde, ao longo de toda a guerra, só sairá para regressar: nas matas do Sul, em toda a região do Morés, no Corubal. O contingente português vai crescendo, de mil militares chegará rapidamente a dez mil, depois a vinte mil, e crescerá ainda mais. O PAIGC dinamitou a economia, no final de 1964 já pouco restará das serrações e das atividades comerciais da CUF e da Sociedade Comercial Ultramarina. O PAIGC não intimida somente, procura mobilizar as populações rurais, o líder fundador é muitíssimo claro, estas populações são fundamentais para alojar e até para alimentar os contingentes da guerrilha. Há dados seguros sobre este crescimento. Voltamos hoje a referenciar “Guerra Colonial & Guerra de Libertação Nacional, 1950-1974, o caso da Guiné-Bissau”, o essencial da tese de doutoramento de Leopoldo Amado, IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, 2011. A título complementar, passaremos para a “Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África”, os livros dedicados à Guiné.

Leopoldo Amado recorda que a partir de março de 1963 todo o Sul está em sobressalto: destruição de pontões nas áreas de Tite e de Buba, flagelações na península de Empada com corte de acessos à povoação e aos locais de embarque para Bolama, incêndio do barco a motor da carreira Bolama-Ponta Bambaiã, ataques às tabancas, flagelações de Cufar e Fulacunda. E nos meses seguintes chega-se a Cacine, a Gadamael, a Cacoca e Sangonhá. Atravessa-se o Corubal e ataca-se o Xime; e a guerrilha escolhe com sucesso o Oio, o quadrilátero Mansoa-Bissorã-Olossato-Mansabá é uma zona de florestas densas e quase sem estradas, melhor refúgio não podia haver. No final do primeiro semestre de 1963 avança-se para Bissorã e Barro, para Binta e Farim, montam-se emboscadas entre Mansoa e Bissorã, destroem-se pontões na estrada Olossato-Mansabá. A destruição económica parece imparável, o principal eixo rodoviário da região, a estrada Mansoa-Mansabá-Bafatá vai ficando inutilizável. No final do ano, o armamento soviético começa a chegar às carradas, as atividades de guerrilha consolidam-se no canal do Geba, há bases que permitem atuar entre Porto Gole, Enxalé, Xime e ao Norte de Bambadinca, o PAIGC instala-se numa capilaridade que vai de todas as bases do Morés até Sambuiá, Sarauol, Belel, alastra a sua atuação em novas direções, para Bula e Binar, procura atingir, ainda que com pouco sucesso, a região dos Manjacos.

Ver-se-á adiante que Louro de Sousa e Schulz, à luz dos meios, da incapacidade de prever a estratégia do PAIGC, foram atamancando, procurou-se expulsar os grupos do PAIGC no Sul, no Norte, impedir os abastecimentos vindos da República da Guiné e do Senegal, só que os efetivos do PAIGC alastravam-se, chegava novo armamento. Em maio de 1964 ocorre a primeira colocação de minas, chegam os morteiros e até as minas de anticarro armadilhadas, o Xime é atacado à bazuca, passa a ser corrente flagelar os aquartelamentos e as tabancas em autodefesa com morteiros e metralhadoras, mais tarde virão os canhões sem recuo. A Guiné, também nos vem recordar Leopoldo Amado, foi o mais importante e o único teatro de operações onde a ação da Armada Portuguesa foi vital, não só em termos estratégicos como táticos.
E recorre a uma citação de um trabalho de António José Telo:
“À volta de 80% de toda a carga ou pessoal movimentado seguia por via marítima ou fluvial, só cerca de 18% seguia por estrada e 2% por via aérea. No final da guerra, quando o transporte por terra era mais difícil, as vias fluviais e marítimas asseguravam cerca de 85% de toda a carga e passageiros. Esse transporte era igualmente vital para o PAIGC, pelo que a acção de interdição e fiscalização da armada era tão importante como a de transporte. Na realidade, podemos dizer que uma das poucas formas de qualquer dos lados vencer militarmente a guerra na Guiné seria ali impedir o uso dos cursos de água com fins logísticos e de transporte pelo outro”.

Louro de Sousa apela aos recursos disponíveis, Arnaldo Schulz receberá muitíssimo mais, e dos três ramos das Forças Armadas, apercebe-se que tem poucos contingentes bem preparados para a natureza daquela guerra, resolve o dilema do número crescente da população sobre duplo controlo recorrendo à disseminação de aquartelamentos, à preparação de milícias e a uma política de tabancas em autodefesa, sob vigilância das forças posicionadas em destacamento, virão forças especiais, desde fuzileiros a paraquedistas, os bombardeamentos atordoarão todas essas matas onde se acantonam os guerrilheiros e as populações suas apoiantes. É fácil acusar Schulz de que não tinha uma ideia de manobra bem definida, veja-se o contexto em que ele chega à Guiné em 1964, há já dois importantes santuários, o Cantanhez e o Oio-Morés. O que se julgava importante no início da guerra, caso da ilha do Como, esvazia-se com as novas preocupações do avanço do PAIGC em direção ao Boé, o corredor de Guileje passa a ter um papel crucial no abastecimento, as forças portuguesas tudo tentarão para expulsar essas linhas de abastecimento, sem êxito algum. Schulz recorrerá à propaganda, às emissões radiofónicas, ao Boletim Informativo das Forças Armadas, uma comunicação com diferentes direções, incluindo a opinião pública em Portugal. Às ações da guerrilha, procurava-se reagir, ensaiava-se um dispositivo militar para reocupar a zona fronteiriça desde a Aldeia Formosa a Cacine e Campeane. O dispositivo de informações do Exército Português era muito elementar, o uso de informadores dava os seus primeiros passos. Daí a surpresa de certos ataques, como aqueles que começaram a surgir nas regiões fronteiriças, no Norte e no Leste. No final de 1964, a luta armada é cada vez mais persistente à volta de Bula e de Teixeira Pinto, de Bissorã e de Mansabá. Nessa altura, Guileje é já um local que o PAIGC pretende reduzir a pó.

E Leopoldo Amado escreve:
“Em finais de Novembro de 1964, o PAIGC atacou por três vezes, e violentamente, o aquartelamento de Guileje, sendo o ataque de 29 de grande envergadura. Iniciado às quatro da manhã, durou cerca de duas horas, período durante o qual os guerrilheiros utilizaram todas as armas novas que possuíam. No dia seguinte, deu-se novo ataque, que provocou novas baixas, demonstrando não somente que o PAIGC teria decidido ocupar em força a povoação de Guileje por ser estratégica, mas também para fazer uma demonstração de força, usando os novos armamentos com que a partir dessa altura já contava: morteiros, metralhadoras ligeiras, espingardas automáticas, minas anticarro de fabrico russo”.

Todo o restante ano de 1964 vai revelando um gradual poder combativo do PAIGC. Para além dos acometimentos sistemáticos em Madina do Boé e Guileje, a maior parte dos destacamentos do Sul são flagelados e prosseguiu a destruição de pontões, dificultando a mobilidade das forças portuguesas. De toda esta evolução, Arnaldo Schulz dará conta aos seus superiores, vai-se instituindo a contrainformação militar, melhorou a ação psicossocial, são aprovados planos de desenvolvimento, como novos alojamentos em bairros de Bissau. E entrarão em cena helicópteros com helicanhões. Trata-se de uma realidade que já não será acompanhada pelo BCAV 490. Como é óbvio, a tese de doutoramento de Leopoldo Amado prossegue até 1974, o que significa que está fora do contexto que analisamos.

O companheiro do bardo socorre-se de belas páginas da obra-prima de Armor Pires Mota, “Estranha Noiva de Guerra”, Âncora Editora, 2010, para se dar o ambiente do que era uma flagelação clássica, nela ainda não são referidos os foguetões e muito menos a aproximação de viaturas, como acontecerá anos mais tarde:
“Um tiro solitário saltitou, estalando fino. Já não tive tempo para disparar outro e outro. As sentinelas abriram, de imediato, fogo cerrado para o mato. O ataque começava. Só tive tempo de enfiar a G3 em bandoleira e as cartucheiras. Correndo, de torso curvado, quase arrasando o chão, fui acaçapar-me em abrigo. A fuzilaria feroz e cerrada vinha de todos os lados, dos morros de bagabaga, de árvores bem copadas, da pista de aterragem, até da tabanca, os morteiros mais ao largo. Via-se que estavam perto. As armas espirravam estrondos, faiscavam pirilampos de fogo devastador, mesmo à boca do mato. As tarimbas rangeram. Em menos de um ámen, todos enfiaram o capacete, as cartucheiras. O ânimo também. Em menos de um ámen, empurraram as armas para o quadril, arrastaram cunhetes de bala e granadas de mão. Alguns, nem sequer tiveram tempo de pensar que iam de berimbau ao léu ou mesmo de cuecas. Tanto fazia morrer nu como vestido (…). Um vulto começou a correr aos ziguezagues na direcção onde eu estava. Os olhos faiscavam. Firmei a arma bem no ombro. Suspendi ainda a respiração. Como se fosse o meu último minuto de vida. Premi o gatilho e abati-o como uma rajada seca de seis tiros. O rapaz dançou no ar, como um boneco de palha. Por outros locais, os gajos tentavam forçar a barreira, vomitando fogo e apostando em fazer das suas (…). O ataque tinha duas partes. Assim, ao recomeçar o tiroteio, verificou-se logo uma intenção mais violenta por parte do IN, a que correspondeu a tropa com fogo nutrido. O pior é que o IN se acobertava e protegia com as casas de tabique da aldeia à nossa guarda e o capitão recusava-se a bater a aldeia com os morteiros. Algumas granadas dos morteiros de calibre 82mm do IN começavam a espirrar com mais força sobre a caserna e a escola. A escola era a messe e a casa de habitação do capitão”.

Em todas as circunstâncias, o contraditório e o complementar são obrigatórios para melhor procurar entender como se ia desencadeando aquela guerra, como reagia a estratégia portuguesa a toda esta carga avassaladora da guerrilha. Por isso se seguirão referências ao que se escreve na “Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África”. E fica-se rapidamente a perceber que há lacunas fundamentais a preencher para que todas estas peças do caleidoscópio melhor se agreguem para dar uma explicável figura.

(continua)
____________

Notas de leitura

Poste anterior de 21 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20672: Notas de leitura (1266): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (46) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 24 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20681: Notas de leitura (1267): “Autópsia de um Mar de Ruínas”, por João de Melo, 9.ª edição reescrita pelo autor; Publicações Dom Quixote, 2017 (1) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: