quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20686: Historiografia da presença portuguesa em África (201): "A Guiné Através da História", pelo Coronel Leite de Magalhães; Cadernos Coloniais, Editorial Cosmos (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Março de 2019:

Queridos amigos,
É justo uma palavra de apreço sobre esta coleção dos Cadernos Coloniais, iniciativa da Editorial Cosmos, eram livrinhos de cerca de 60 páginas, o conhecimento das parcelas imperiais, de vultos e trabalhos ultramarinos muito lhe deve.
O caderno n.º 24 foi escrito por António Leite de Magalhães, homem com bibliografia, a ele se voltará mais tarde. Atenda-se ao percurso histórico que ele sintetizou neste seu livrinho, bastante útil para confirmar a leveza da presença portuguesa ao longo dos séculos em que ali se permaneceu, presença leve e sempre com a agravante de uma atmosfera de indisciplina interna e permanente hostilidade em torno das praças e presídios.

Um abraço do
Mário

Coronel António Leite de Magalhães


A Guiné Através da História, pelo Coronel Leite de Magalhães (1)

Beja Santos

Estes Cadernos Coloniais foram uma aposta da Editorial Cosmos, foram publicados durante décadas. O número 24 teve como autor o Coronel António Leite de Magalhães, governador da Guiné de 1927 a 1931, apanhou a Revolução Triunfante. É um livrinho de divulgação que tem aspetos bastante curiosos, Leite de Magalhães elenca, à luz dos conhecimentos da época alguns dos aspetos mais palpitantes da vida da colónia-feitoria.

Começa por nos dar um quadro a que ele intitula “Da descoberta à revolução liberal de 1820”. Inicia a sua descrição com a tomada de Ceuta, e logo escreve ao gosto do tempo que se lançaram as velas pandas no mar misterioso e largo, as suas quilhas abrem sulcos novos dia a dia, e neste relato entusiasmado dobra-se o Cabo Bojador e chega-se ao rio Senegal, começava a história da Senegâmbia. Não se esquece o autor de nos recordar que em 1448 o rei cedeu ao Infante o exclusivo do comércio ao sul do Cabo Bojador, e que por carta régia de D. Afonso V, de 7 de junho de 1454, o Infante D. Fernando tornou-se o donatário de todas as terras do Ultramar adquiridas e por adquirir, doação confirmada pelo Papa Nicolau V. No seu testamento, datado do ano da sua morte (1460), o Infante D. Henrique outorga à Ordem de Cristo a espiritualidade da Guiné. Dois anos depois começou a exportação de mão-de-obra escrava para Cabo Verde, António de Noli estava a povoar a Ilha de Santiago com indígenas daquela procedência. Em 1490, é feita a doação da Ilha Boavista a Rodrigo Afonso para criação de gados, é também povoada com gente da Guiné. De 1513 a 1516, Cabo Verde recebeu cerca de três mil escravos dos portos da Guiné, dos quais uma grande parte foi aproveitada por Espanha para a colonização das suas conquistas. Ao tempo a concorrência entre traficantes de escravos era enorme, mas já tinha antecedentes. D. Manuel I proibiu, em 1518, os resgates da Guiné, interdição que acabou ao fim de dois anos. No período do reinado de D. João III até ao domínio filipino a pirataria francesa fez os seus estragos na região.

Tentou-se a missionação, a história das missões irá ser alvo do importante trabalho de investigação do Padre Henrique Pinto Rema, mas o autor aqui refere a presença dos jesuítas e dos capuchinhos franceses, como é sabido, com pouco êxito. Quando em 1 de dezembro de 1640 se extinguiu o domínio espanhol, a Senegâmbia Portuguesa era um vasto campo de piratarias. Em 1641 é nomeado Capitão-Mor e Feitor de Cacheu Gonçalo de Gamboa Ayala, é o tempo em que nasce a fortaleza. A Guiné deve a este capitão a fundação de Farim e a ocupação de Zinguinchor.

A Guiné é sempre um ponto de interrogação para o Estado Português, incapaz de uma estratégia para este enclave. Em 1675, pretendeu-se formar uma companhia em benefício da Praça de Cacheu e Comércio da Guiné, não deu frutos. Segue-se um longo período de grandes tensões em Cacheu, sempre com sublevações à volta, com os ingleses no rio Gâmbia e com os franceses a pretender construir uma fortaleza em Bissau. Em 1690 funda-se a Companhia de Cacheu e Cabo Verde e dois anos depois o rei mandou que se construísse a Fortaleza de Bissau, competindo à Companhia de Cacheu e Cabo Verde costear a despesa. E o autor repertoria um estado de tensão permanente com as gentes da Guiné.

A fortaleza de Bissau foi mandada destruir em 1708, já no reinado de D. João V. Diz-se que a nova fortaleza foi edificada a expensas da Companhia do Pará e Maranhão, que se fundara em 1755, ficando com o exclusivo do comércio e a administração das ilhas de Cabo Verde. Não terá sido seguramente um êxito, a Companhia foi extinta em 1777. E o autor extrai elementos de um relatório elaborado pelo Administrador João da Costa, da Companhia do Pará e Maranhão, sobre o estado da Guiné, com data de 1778: os edifícios da praça de Bissau eram uma ruína completa, a capela caída, a guarnição de 190 soldados sem pagamento e sem vestuário, a população de 700 guineenses católicos sem serviço religioso; em Cacheu, a artilharia estava fora de uso, os soldados como os de Bissau, e quanto ao serviço religioso, ali e no rio da Gâmbia havia apenas um padre; a praça de Farim estava completamente abandonada, o mesmo se passava com Zinguinchor.


Em 1783, foi consentida a formação da Companhia de Comércio das Ilhas de Cabo Verde, mas de proveitoso para a Guiné não há registo. Instalara-se a desordem na colónia. A Corte parte para o Brasil, a Guiné ficou mais esquecida. Em 17 de maio de 1819, o Governador de Cabo Verde, António Pusich, propôs que, para alívio da Real Fazenda se entregasse a Guiné a uma companhia, o que não aconteceu. Dá-se a revolução liberal, mas não melhorou a situação da Guiné, as sublevações são constantes na guarnição de Bissau, para se salvar um dos comandantes teve de fugir para Geba, ficou protegido pela população local. Em 1834, o governador de Cabo Verde pretendeu reunir num só os dois governos, Bissau e Cacheu, Lisboa não aceitou a proposta.

Vem a propósito lembrar a extraordinária memória da Senegâmbia elaborada por Honório Pereira Barreto, em 1843: o país está completamente desorganizado, todos os empregados, desde o primeiro ao último, ignoram quais sejam as suas atribuições, e por consequência quais sejam os seus deveres… os vigários, apesar de serem ministros de uma religião sublime, pouco se importam com a moral e preceitos dela, vivem com as barregãs em casa, apresentam-nas a todos, como qualquer homem casado apresenta a mulher; a tropa é um bando de homens indisciplinados, turbulentos, esfomeados, nus e traficantes; das ilhas de Cabo Verde só mandam para estas guarnições os soldados incorrigíveis e os ladrões que lá há.

E é nesta atmosfera de caos que a Grã-Bretanha não esconde as suas ambições sobre Bolama e os franceses avançam pelo rio Casamansa e se fixam nas proximidades de Zinguinchor.

Esta questão das tropas indisciplinadas tem um largo e doloroso historial: soldadesca amotinada era um dado frequente, não faltavam trapalhadas. Atenda-se ao que escreve o autor, é um episódio antes da revolução liberal:
“Em 1804, morre envenenado em Bissau o Capitão-Mor António Cardoso de Faria. E em Fevereiro do ano seguinte segue para aquela praça o seu substituto, Manuel Pinto Gouveia. Este leva 150 degredados tirados do limoeiro, facínoras e dos maiores crimes. Em Cabo Verde entregam-lhe mais 80 homens… da mesma qualidade. E com esta gente e mais 230 soldados pretos, treinados na ordem e no vício, formou o batalhão 460 praças até ao ponto de, com eles, impor e manter a paz entre o gentio. A ilusão durou pouco, em Abril de 1818 amotina-se a tropa por falta de pagamentos. Em 12 de Junho nova insubordinação…”.

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20665: Historiografia da presença portuguesa em África (200): “A Guiné Portuguesa, subsídios para o seu estudo”, comunicação de Carlos de Almeida Pereira, no 3.º Congresso Internacional de Agricultura Tropical, Londres 1914 (Mário Beja Santos)

1 comentário:

José Marcelino Martins disse...

Abraço de parabéns.