segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21732: O nosso blogue em números (66): continuamos vivos: no "annus horribilis" de 2020 publicámos 1202 postes, valor que está dentro da média anual dos últimos seis anos



Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2021)

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2020)



1. Eu sei que ninguém lê isto,  mas isto é como o "relatório e contas" das empresas... Tem de ser feito, para memória futura...

Em boa verdade, à força de ouvir, ver e ler todos os dias, há 10 meses,  a estatística da pandemia de Covid-19,   os nossos leitores ficam, compreensivelmente, com alergia ou intolerância aos números...

Mas é já uma tradição, esta, a  da prestação de contas aos nossos leitores, no princípio do ano seguinte, com a publicação de estatísticas do nosso movimento bloguístico durante o ano anterior (*).

Na realidade, os números mostram que ainda estamos vivos, depois de quase 17 anos a "blogar"... Recorde-se que o nosso blogue nasceu timidamente, e por acaso,  em 23/4/2004... E nesse ano só se publicaram... quatro (!) postes. Ninguém, seguramente, previa a sua longevidade... (**)

2. O número de postes publicados, durante o ano de 2020, o "annus horribilis" de 2020, que ficará na nossa memória como o da pandemia de Covid-19, foi de 1202, ligeiramente acima do ano anterior, 2019 (n=1157) e de 2018 (n=1187) (Gráfico nº 1). 

O número de postes anuais tem estabilizado nos últimos 6 anos (2015-2020): média anual de 1268... 

O nosso record foi o ano de 2010, em que atingimos um valor máximo de 1955 postes publicados. 

A média anual dos melhores seis anos (2009-2014) foi de 1735 postes.



Gráfico nº 2  - Distribuição dos postes lançados, por editor e por mês (Os do Jorge Araújo 
estão incluídos na estatística do Luís Graça)



Infografia: Carlos Vinhal (2021)

3. Mantem-se, pois,  a média dos 3,4 postes publicados por dia, nos últimos seis anos ( 2015-2020) contra os 4,7 dos nossos melhores anos (2009-2014).

Do  postes publicados, a distribuição pelos três editores foi a seguinte (Gráficos nº 2 e 3);

Carlos Vinhal > 53,0%
Éduardo Magalhães Ribeiro > 1,6%
Luís Graça > 45,4 %

A semana em que se publicou mais postes foi, no mês de dezembro último: 32 postes, na semana de 20 a 27. E a pior foi a  semana de 1 a 8 de março: 14 postes.  O nosso melhor mês foi o de Abril, já em plena pandemia (com 130 postes publicados), seguido do mês de Dezembro (n=124). O pior foi o Fevereiro (n=84) (Gráfico nº 4)

Como gostamos de dizer (e fazemos questão de provar com números), a  particularidade do nosso blogue é que, quer faça sol, quer faça chuva, seja domingo ou feriado, há sempre alguém a trabalhar e a publicar, todos os dias, um poste... E isso verificou-se ao longo destes já mais de 10 meses de pandemia de Covid-19.

Alguns dos postes que editamos todos os dias podem ficar "agendados" de um dia para o outro (, é o caso, por exemplo,  dos postes da série "Parabéns a vocês", que estão ao cuidado do Carlos Vinhal)... Como se costuma dizer, é comida pronta a usar, que fica no frigorífico de um dia para o outro...Há uma boa articulação entre os  editores, em especial o Carlos Vinhal e o Luís Graça, que se apoiam mutuamente... Estão de resto, os dois sempre á distância de um clique... tal como o Jorge Araújo e o Eduardo Magalhães Ribeiro (que também se reformou o ano passado).



Gráfico nº 4  - Distribuição dos postes lançados, em 2020,  por mês

Infografia: Carlos Vinhal (2021)



4. Embora haja, desde março de 2018, um novo coeditor, o Jorge Araújo, tem sido o editor Luís Graça a ultimar a edição dos seus postes (por razões logísticas e técnicas), pelo que não nos é possível discriminar a sua valiosa produção.

O Jorge Araújo tem passado, desde 2019, algumas temporadas na Tabanca dos Emiratos...onde a sua esposa é professora numa prestigiada universidade árabe.  Por outro lado, ele próprio mantem-se no activo, como professor do ensino superior politécnico, deslocando-se com frequência entre Almada e Portimão. É possível que este ano lectivo, o de 2020/21, seja também o ano da sua aposentação. 

Por estas e outras razões, ele ainda não teve disponibilidade de frequentar o "workshop de edição" que lhe vai permitir a plena autonomia como coeditor do nosso blogue.  Foi, em todo o caso, uma excelente e feliz "aquisição" (, usando a linguagem futebolística...) para a nossa equipa. desfalcada desde que o Virgínio Briote se jubilou, por razões de saúde.

Em 2020 há mais de meia centena de referências com o marcador "Jorge Araújo". Boa parte tem a ver com os postes da sua autoria, relacionados com séries como "(D)o outro lado do combate"  ou "Memórias cruzadas" ou ainda "Ensaios"... Esses postes são enviados diretamente por ele para o blogue, em formato de rascunho. A inserção de fotos e os "acabamentos" ficam por conta do editor Luís Graça. E como tal são contabalizados. Esperemos poder resolver esse problema, com tempo e vagar, dando assim o seu a seu dono. 

Como fazemos todos os anos,  fica aqui, desde já, registado, em letra de forma, um voto de louvor aos nossos dois coeditores, os dois  do Norte, o Carlos Vinhal e o Eduardo Magalhães Ribeiro, e o outro do sul, o Jorge Araújo: na qualidade de fundador do blogue, não me canso de louvar a sua lealdsde, dedicação, generosidade e competência. 

São valores que não têm preço, a par do forte espírito que nos anima há muito. Mas tenho que destacar aqui o nome do Carlos Vinhal que, na realidade, tem sido o pilar do blogue, desde há muito; se ele cair, o blogue cai...Por isso rezo todos os dias, aos nosos bons irãs, acocorados no alto do poilão da Tabanca Grande para nos deem vida e saúde para continuar a poder dar voz aos "amigos e camaradas da Guiné". 
 
Outros agradecimentos (a autores, colaboradores permanentes, leitores, comentadores, amigos do Facebook...) ficam para mais à frente.

(Continua)
___________


(**) Último poste da série >  10 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20543: O nosso blogue em números (65): Quem nos visita vem sobretudo de Portugal (41%) mas também dos EUA (24%) e do Brasil (6%), usa o Chrome (38%) como navegador, e o Windows (77%) como sistema operativo...

9 comentários:

armando pires disse...

Ninguém lê, virgula!
Cá estou eu.
Um bravo e um abraço aos "excelentíssimos régulos" desta Tabanca.
Um Bom Ano

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Armando, obrigado por teres a pachorra de ler... e partires mantenhas. Já tens a prova de vida feita!... Luís

Anónimo disse...

Também leio regularmente, ainda que não comente muito.

Abraços e oxalá tenhamos todos UM BOM ANO

JPicado

José Teixeira disse...

Boa noite.
Eu passo por aqui todos os dias desde 2005 e continuarei a passar. Há sempre alguém que merece ser lido porque tem uma história para contar.
É urgente continuar a motivar os combatentes a contarem as suas estórias e a sua visão sobre o que vivenciou naquela guerra que não queríamos fazer e muitos de nós nem a entendiam. Depois de entrarmos nela, o importante era sair escorreito. Alguns (muitos) ficaram pelo caminho. A melhor maneira de honrarmos o seu passado é escrever para o futuro, escrevendo a nossa história.
Se não formos nós a contar o que nos aconteceu, mais tarde os nossos netos lerão estórias distorcidas e convencionadas de acordo com as cores politiqueiras de ocasião.

Zé Teixeira

Anónimo disse...

Eu ainda leio, mas não comento muito.
O enfermeiro José Teixeira colocou muito bem a mão na ferida.
Abraço transatlântico.
José Câmara

Anónimo disse...


Joseph Belo (By email)
5 jan 2021 11:15

Perguntas de subjetividades feitas
Caro Luís

Perguntas ao ano que passou procurando respostas construtivas no ano que se inicia.

O que levou a que tantos Camaradas que,com os seus muito interessantes textos e comentários,por vezes acalorados mas vivos,tenham terminado de o fazer?
Sem citar nomes de entre os mais “clássicos” representantes de mui disparas opiniões,foram parte importante da dinâmica do blogue.
Silêncios e distanciamentos que se fazem notar.

Obviamente os anos passam,os problemas de saúde vão aumentando,e a situação de isolamentos vários do dia a dia actual também são factores importantes

Mas “estrangular” o meio de contacto que é este blogue em nada vem ajudar o anteriormente apontado.
Muito pelo contrário,isolando-nos cada vez mais nos nossos “retiros” de conveniência,sejam eles geográficos ou comunicativos,acabamos todos por perder algo de nós próprios.
Algo que mais não é que as nossas experiências comuns na guerra da Guiné que,a seu modo,vieram formar as nossas vidas.

Um abraço do J.Belo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Boas questões, camaradas...

Vamos fazer um poste com os números sobre os comentários... Ora em 2020, mantemos mais ou menos o mesmo valor de 2019...


Eram 2019, foram 80 339 comentários registados no nosso blogue, "limpos" de SPAM... Até hoje contei 85765... Nada mau, para um blogue, velho e cansado,como o nosso... 17 anos na Internet é uma eterninidade... Mas temos que recuperar a malta que tem ficado pelo caminho, pelas mais diversas razões, a coneçar pela falta de saúde... Um alfabravo.Luís

Carlos Vinhal disse...

Caro Luís,
Muito obrigado pelo teu reconhecimento em relação ao meu trabalho, mas daí a dizeres que se eu "falhar" o Blogue acaba, vai uma grande diferença. Como fundador, tu tens a grande responsabilidade de manter este espólio bem vivo e actualizado, se possível, aumentado todos os dias.
Estamos numa fase da vida, quase no limite da data de validade, em que temos de pensar no que fazer destes registos pessoais, testemunhos que não se devem perder e que nos foram confiados. Quanto ao presente e próximo futuro, como diz a fadista: "vamos cantando até que a voz nos doa". Claro que há momentos de alguma fadiga, a vista já não ajuda, a lombar já acusa o desgaste pelo tempo, etc., etc.
Para já, com menos "peito" e mais "barriga", entro na formatura de serviço diariamente, sábados, domingos e feriados incluídos.
Para ti e para a tertúlia votos de um 2021 cheio de saúde.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

José Botelho Colaço disse...

É mesmo o que o C. Vinhal diz é uma geração em fase de limite de validade de vida quer queira-mos ou não, e alguns dos camaradas que bastante animavam com os seus postes o blogue, contra a vondade deles partiram para a viagem que todos nós + dia - dia também somos obrigads a fazer e com este 2019 "Annus orribilis" mais agravou a nossa comunicação e convívio, cito aquele ditado ou provérbio popular por mais felicidades que desejamos uns aos outros, a idade não perdoa. Abraço.