quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21741: (Ex)citações (383): Jaime Frederico Mariz Alves Martins, Major Graduado Infantaria, vítima mortal por derrube de aeronave em 6 de Abril de 1973, na Região de Sambuiá (António Carlos Morais Silva, Cor Art Ref)

1. Mensagem datada de 4 de Janeiro de 2021, do nosso camarada António Carlos Morais Silva, Cor Art Ref, professor da Academia Militar e membro da nossa Tabanca Grande (no CTIG foi instrutor da 1.ª CComandos em Fá Mandinga, Adjunto do COP 6 em Mansabá e Comandante da CCAÇ 2796 em Gadamael, entre 1970 e 1972), a propósito de um comentário de Carlos Pereira, ex-Fur Mil IOI, deixado no Poste P21391[1]:

Meu caro Vinhal

Em regra sou muito cuidadoso naquilo que escrevo e muito em especial neste melindroso assunto dos Mortos em Combate que resolvi publicar.

1 - Escrevi na ficha biográfica publicada, o constante do Relatório da Acção e despacho do SJD/QG/CTIG que anexo:



2 - Referi o abate por Strela conforme consta na FAP no documento seguinte (extracto):

Fará o favor de informar o ex-Fur Mil Carlos Pereira deste conjunto de documentação que pode ser consultada no Arquivo Histórico-Militar e na Biblioteca do EMFA/Alfragide.

Abraço e muita saúde
Morais Silva

____________

Notas do editor:

[1] - Vd. poste de 25 de Setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21391: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XLIV: Jaime Frederico Mariz Alves Martins, maj grad inf (Oeiras, 1936 - Guidaje, 1973)

Último poste da série de 31 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21719: (Ex)citações (382): Tavira, CISMI, por quem nenhum de nós morreu de amores... (João Candeias da Silva / Carlos Silva / Luís Graça)

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu conheci o Sr major Mariz em Bigene, onde comandava, salvo erro, o COP 3, pois como integrante da C. CAÇ 4540, estivemos em Bigene desde Outubro até Dezembro de 72, quando fomos destacados par o Cantanhez onde tivemos conhecimento da infausta notícia. Creio que no mesmo avião pereceu também o médico de Bigene dr. Cantante Xavier que também conheci.
Albertino Ferreira, ex-alferes da C.CAÇ 4540.

Antonio Marreiros disse...

Camarada Albertino Ferreira,
Que coincidência,tinha ontem perguntado a um camarada do COP 3 se ele se lembrava do nome do médico que morreru no ataque ao avião em Abril 73...eu lembro-me que ele um moço simpático e estava tão feliz por faltaram só uns dias para o fim da comissão.
Eu estive em Begene de 73 a 74, na altura do cerco a Guidage.
Um abraço do Canada e um bom ano novo
Antonio Marreiros
(Victoria,BC)

Jorge Araujo disse...

Camaradas,

Venho ao Fórum dar conta de que a aeronave da FAP - DO 27 3470 - foi localizada submersa(algures na região norte da Guiné) tendo sido fotografada pelo médico holandês Roel Coutinho, conforme dei conta no P18702, da minha autoria.

Espero que esta informação sirva para esclarecer alguma coisa.

Saúde
Jorge Araújo.

Carlos Pereira disse...

Caro Sr. Coronel
V.Exas. pode consultar todos os documentos que quiser mas a verdade é que o Sr. Major Mariz estava em Bissau para onde tinha ido, penso por causa de uma reunião sobre população indígena, e quando soube do ataque a Guidage embarcou na primeira DO que saiu em direcção a Bigene e ou Guidage.
Portanto quando peremptório diz que saiu de Guidage é uma meia verdade.
Eu estava em Bigene como Furriel de Informações e Operações ao serviço do COP 3 onde o Sr. Major Mariz era Comandante. Cheguei ao COP 3 em principio de 1973 despois de ter estado no COP 6 desde Junho de 1972.
Saí de Bigene em Junho de 1974, como vê eu era testemunha privilegiada dos factos.
Aquando do desaparecimento do Sr. Major ficou como Cmdt. interino o Sr. Cap. Jaime Simões da Silva até há chegada do Sr. Ten. Cor. Correia de Campos.
Eu já tinha feito este esclarecimento mas infelizmente não foi publicado por razões que desconheço.
Atentamente

Carlos Pereira disse...

Esqueci-me de referir que este relatório do desaparecimento do Sr. Major Mariz foi assinado pelo Alf. Guimarães do Cop 3 que pode ser reconhecido em fotos enviadas há dias pelo Alf. Marreiros da C.Caç 3.
Carlos Pereira
Ex- Fur. Mil COP 3