sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21391: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XLIV: Jaime Frederico Mariz Alves Martins, maj grad inf (Oeiras, 1936 - Guidaje, 1973)

  






Cor inf ref Morais da Silva


1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais, oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia).

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva [, foto atual acima], membro da nossa Tabanca Grande [, tendo sido, no CTIG, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972 ]

Sobre o major graduado de Infantaria  Jaime Mariz, temos várias referências no nosso blogue.

9 comentários:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Se não erro, andei no liceu com o irmão deste oficial. Era também mais velho que eu, mas fizemos o 5.º ano juntos.
Moravam na Venteira (Amadora) e a minha mãe conhecia a deles. Era a D. Esménia.
Foi uma perda inútil por ter resultado de uma descrença do que se estava a passar e da possibilidade de o In puder ter aqueles meios.
Como é que o In tinha uma arma daquelas? Poderia lá ser? Mas foi. E depois...

Um Ab. e bom FdS
António J. P. Costa

Manuel Bernardo - Oficial reformado disse...

Era do meu Curso de Infantaria (QP, saído em 1960, de Mafra).
Como se vê, tal como a generalidade dos elementos do Curso, cumpriu quatro comissões na Guerra do Ultramar. De facto nunca mais se viram nem os restos do avião, nem os restos mortais dos camaradas falecidos. Que a sua alma consiga descansar em Paz.

Unknown disse...

Caros Amigos.
A informação não está correcta.
O Major Mariz, na altura Comandante do Cop, estava em Bissau e quando soube do que se estava a passar em Guidage, embarcou nessa DO 27 em direcção a Guidage e não a Bigene onde era esperado.
A avioneta deverá ter caido no rio Cacheu pois até hoje nunca foi encontrada.
Carlos Pereira
Fur. mil. IOI do Cop 3
1972774

Antonio Carlos Morais da Silva disse...

Já tive ocasião de enviar ao Carlos Vinhal, hoje dia 4 de Janeiro de 2021, o Relatório da Acção e o Despacho da SJD/QG/CTIG onde colhi a informação que registei na ficha biográfica que publiquei.
Seria mais "bonito" que o ex-fur. Carlos Pereira dissesse que tinha dúvidas mas como não o fez fica agora esclarecido que a sua afirmação é Falsa.

Morais Silva

Carlos Vinhal disse...

Se o camarada Carlos Pereira nos disponibilizar o seu contacto de correio electrónico, enviar-lhe-emos as cópias dos documentos que o senhor Coronel Morais Silva nos fez chegar.
Pode contactar-nos para carlos.vinhal@gmail.com
Carlos Vinhal
Coeditor

Carlos Pereira disse...

Caro Amigo Carlos Vinhal
Volto a reiterar o que disse .
O Sr. Major estava em Bissau e embarcou nessa DO27 nesse dia fatídico.
Eu estava desde finais de 1972 e até Junho de 1974 colocado no COP 3 como Furriel de Informações e Operações e portanto estava no local, sob as ordens do Sr. Major.
A esta distância não recordo se era intenção ficar logo em Bigene ou se como se tratava de uma evacuação foram primeiro a Guidage e depois então aterraria em Bigene.
Também acho que não é bonito por em causa uma testemunha presencial do facto, simplesmente por o relatório dizer que embarcou em Guidage, o que de facto é uma meia verdade.
O o Sr. Coronel estava lá??????? Não me recordo pois o segundo Comandante era o Sr. Capitão Jaime Simões da Silva, que inclusivé assinou a ordem de serviço, como Comandante interino, nº 8 de 18 de Abril de 1973 do COP 3, onde no seu Artº 1-Abates se declara que foi abatido ao serviço por ter sido considerado desaparecido em Combate o Sr. Major Mariz.
Tenho na minha posse esta ordem de serviço.
Penso que talvez agora V. Exa. fique esclarecido.
Bom Ano. e Saúde

Carlos Vinhal disse...

Carlos Pereira, poderá o senhor Major Alves Martins ter ido naquele dia e naquela avioneta DO 27, com missão de evacuação, directamente de Bissau até Guidaje e aqui ter resolvido ir a Bigene, pedindo ao piloto que no regresso passasse por lá para o deixar? Os relatórios são omissos a esses pormenores de antes da tragédia. Daí, o senhor Coronel Morais Silva poder ter sido induzido em erro dizendo que o senhor Major tinha como destino Bissau.
Peço desculpa por me estar a intrometer mas não queria que este caso, já de si triste, pudesse causar mal-estar entre ambos.
Carlos Vinhal
Coeditor

Anónimo disse...

Resposta a Carlos Pereira
O relatório assinala "entrou para um avião que saiu de Guidage...".
Reproduzi o passado via documentos oficias.
Que relevância tem, para a morte causada pelo abate do avião por um míssil, que o mesmo tivesse partido de Bisssau? Se fosse pertinente, para o apuramento das causa da morte, certamente constaria do auto elaborado no SJD/CTIG. O meu camarada é considerado "Morto em Combate" não pelo local de início do voo mas porque o avião em que seguia foi abatido por um míssil i«nimigo. Isto e só isto é que importa para justificar a sua presença nos Memoriais da Academia Militar.
Morais Silva

Jorge Araujo disse...

Camaradas,

Venho ao Fórum dar conta de que a aeronave da FAP - DO 27 3470 - foi localizada submersa(algures na região norte da Guiné) tendo sido fotografada pelo médico holandês Roel Coutinho, conforme dei conta no P18702, da minha autoria.

Espero que esta informação sirva para esclarecer alguma coisa.

Bom fim-de-semana.
Ab. Jorge Araújo.