sábado, 26 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21394: Nota de leitura (1310): "38ª Companhia de Comandos, 'Os Leopardos': a História": João Lucas (coord. lit. ), Porto, Fronteira do Caos Editores, 2018, 322 pp. - Parte I (Luís Graça)



Dedicatória ao editor do blogue, Luís Graça: "Para o amigo Luís Graça, que não não tendo escrito esta história, também faz parte dela. Um abraço do Luís Mendes."



Capa do livro (1º edição, junho de 2018)


1. Saiu já a 2ª edição, em maio de 2019, do livro com a história da 38ª CCmds, "Os Leopardos", que contou com a coordenação literária João Paulo Lucas, e a colaboração, como autores,  dos "leopardos" Victor Pinto Ferreira, Franscisco Gonçalves Domingos, António Mendes da Silva e Amílcar Mendes. 

Prefácio de Raul Folques (pp. xix-xxii), introdução de Vitor Manuel Pinto Ferreira (pp. 1-9), antigo comandante da 38º CCmds, cap inf cmd. 

Posfácio de Francisco Gonçalves Domingos (pp, 245-251), antigo alf mil cmd da 38ª CCmds. 

É ilustrado com cerca de 170 fotografias, infografias e cópias de documentos. Total de páginas: 322 (1ª edição, 2018).

É um edição cuidada, com boa mancha tipográfica, a cargo da Fronteira do Caos Editores, com sede no Porto. Preço de capa: 16 € (1º edição, junho de 2018, esgotada).

A 38ª CCmds tem página oficial aqui. Ver nomeadamente a síntese histórica da atuação dos "Leopardos" no CTIG (1972/74).

Sinopse:

"Esta gloriosa sub-unidade de Comandos, possui um palmarés impressionante e é com orgulho que ostenta no seu guião a condecoração, da Medalha Militar da Cruz de Guerra de 1.ª Classe (colectiva). Ainda e bem revelador do enorme esforço operacional a que foi chamada, chora onze caídos no Campo de Honra pela Pátria que em todas as suas cerimónias recorda e homenageia.

Recordar uma história tão rica em episódios onde a dedicação e o heroísmo ombreiam com a abnegação e o espírito de sacrifício foi, para mim, um exercício exaltante pois tive o privilégio de no Batalhão de Comandos da Guiné (BCmdsG) ter podido comandar operações em que a «Tremenda 38» tomou parte, cumprindo sempre de maneira distinta as missões que tinha de levar a cabo. 

Lembro, especialmente, o seu desempenho na Operação Galáxia Vermelha no Cantanhez Sul, onde um seu Grupo de Combate enfrentou, em inferioridade numérica, uma unidade do PAIGC, numerosa, bem armada e equipada que, emboscada, iniciou a acção com total surpresa. A reacção das NT, pronta, determinada e valorosa, obrigou o IN que sofreu pesadas baixas, a retirar em debandada." )Excerto de Raul Folques, Prefácio, p. xx).

O coordenador, João Paulo Lucas, é um antigo militar paraquedista, nosso amigo do Facebook. Em dia de anos, do Amílcar Mendes, um dos coautores do livro, já aqui deixo  o seguinte comentário:

"Amílcar, bravo leopardo, da 38ª CCmds: foste dos primeiros camaradas da Guiné a honrar-nos com a tua presença na Tabanca Grande... Tens 7 dezenas de  referências no nosso blogue. E a tua companhia outras tantas.

"Ainda não te agradeci publicamente o exemplar, autografado, que me enviaste, do livro com a história dos Leopardos, heróis de Guidaje e de outras batalhas...Duplos parabéns, pelo livro, que tem uma forte marca tua, e pelo teu aniversário. Muita saúde e longa vida, que os bons irãs te protejam!... Luís Graça

"PS - Uma completa recensão do livro "38ª Companhia de Comandos, 0s Leopardos" está na forja... Preciso apenas de um pouco mais de tempo e vagar"...

Na realidade esta é a primeira parte da minha leitura pessoal deste livro, que tem muito de coletivo,  e sobre cujo "making of" temos que começar por  citar as justas palavras do coordenador literário, João Lucas, na badana da contracapa:

(...) Foi fácil, para mim, antigi militar Paraquedista da Força Aérea Portuguesa, também habituado àquilo que foi o desempenho das Tropas Paraquedistas nos Teatros de Operações da Guiné, Angola,  Moçambique e Timor, aceitar o desafio de compilar este livro, de o fazer 'nascer'.

"Tal tarefa foi facilitada pela qualidade superior da 'matéria-prima' posta à minha disposição e pela colaboração infinita e dedicada do General Pinto Ferreira, do Amílcar Mendes, do Mendes da Silva, e dos demais militares da 38 Companhia de Comandos da Guiné. Os meus agradecimentos. Foi um imenso prazer e honra trabalhar com gente desta estirpe" (...)  

(Continua)

______________

Sem comentários: