quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21362: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XLIII: José Fernando Almeida Brito, ten cor pilav (Lisboa, 1933 - Guiné, 1973)

 








Cor art ref Morais da Silva´


1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais, oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia).

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Almeida Brito: a primeira vítima mortal causada pelo Strela... Foi também um duro golpe para o moral das NT e em especial o pessoal da BA 12 (Bissalanca). A guerra não será mais a mesma...

Pedro Marquês de Sousa disse...

Excelente trabalho do Coronel Morais da Silva meu antigo professor (talvez o melhor que tive na Academia Militar). Estamos sempre a tempo de atualizar informação e fazer justiça.
Infelizmente ainda hoje não temos oficialmente um registo da quantidade de baixas (nem mortos e muito menos de feridos).

Manuel Bernardo - Oficial reformado disse...

O Ten-Coronel Almeida e Brito seria condecorado, a título póstumo, com a medalha de Valor Militar, como referido pelo Coronel Morais da Silva, que foi imposta pelo então General António de Spínola, Presidente da República no Dia de Portugal, em 1974, ao seu filho, aluno do Colégio Militar. Utilizei essa fotografia na capa do meu livro "Marcello e Spínola; a Ruptura; As Forças Armadas e a Imprensa na Queda do Estado Novo(1973-74)"/1994.