sábado, 19 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21373: Os nossos seres, saberes e lazeres (411): No Alto Minho, lancei âncora na Ribeira Lima (7) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 15 de Abril de 2020:

Queridos amigos,
Digamos que foi uma visita colateral, os Arcos, em rigor, não faziam parte do universo do meu saudoso amigo Carlos Miguel de Abreu de Lima de Araújo, a cuja memória estou neste peregrinar. Mas que grande surpresa, que património, que paisagens, que casario, que velhos aldeamentos, até apetecia, houvesse mais tempo, regressar ao Núcleo dos Espigueiros do Soajo, quanto gostaria de pôr os pés no Núcleo do Mosteiro de Ermelo, a lição recebida é de que é indispensável vir com mais tempo, fica sempre uma grande deceção passar como cão por vinha vindimada nestes rincões onde se fundou a nossa nacionalidade, há vestígios da Pré-História, há cultura castreja, há vestígios do início da Idade Média, ruínas de estruturas defensivas. A vila dos Arcos tem templos esplendorosos, como aqui se procura ilustrar, e o ponto alto da visita foi o que se nos deparou do Centro Interpretativo do Barroco, sediado na Igreja do Espírito Santo, uma riqueza que iremos mostrar na etapa seguinte.

Um abraço do
Mário


No Alto Minho, lancei âncora na Ribeira Lima (7)

Mário Beja Santos

Desta vez é de vez, vou a Arcos de Valdevez, a terra e seu concelho rarissimamente vinham à baila nas minhas conversas com o meu saudoso amigo Carlos Miguel de Abreu de Lima de Araújo, mas um amigo comum, Luís Saraiva de Meneses, era dos Arcos e tinha oferecido uma tela a óleo com a casa de família que estava no corredor da entrada da casa do Carlos Miguel, desconhecendo o local da mesma, decretei que a ida aos Arcos tinha o poder simbólico quanto baste. Antes porém, fui bater à porta em Ponte de Lima do escritório de Manuel da Silva Fernandes, um camarada da Guiné, alguém que combateu em Gadamael e resolveu passar a escrito a sua vivência. Já conhecia a sua obra, por portas e travessas, saí do seu local de trabalho com esta lembrança, nós, os camaradas da Guiné, somos mesmo assim.

Preparei-me para a visita aos Arcos, tenho sempre à mão o livro Alto Minho, de Carlos Ferreira de Almeida. No capítulo dedicado a Arcos e Soajo, vejamos a referência histórica: “Valdevez poder-se-á considerar até ao século XII como cabeça da Ribeira-Lima, tal a sua importância estratégica. Era uma região nevrálgica de apoio a uma linha desde Monção a Lindoso, a da fronteira com a Galiza tantas vezes pressionada por Leão. Era a retaguarda dos castelos de Monção, de Melgaço e de Castro Laboreiro. A refrega do Encontro de Valdevez, entre D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Leão, acontecida aqui, perto da Portela do Extremo, bem o elucida”. E chegamos aos Arcos, eram assim descritos como o autor os viu nesses anos de 1980: “Engloba duas freguesias, S. Salvador e S. Paio, que o rio (Minho) separa mas a ponte une. Na margem direita do Vez temos S. Salvador dos Arcos, a mais urbanizada. Tem um importante património artístico constituído por um bom conjunto de igrejas de rico recheio, sobretudo em talha, e meia dúzia de excelentes casas, dos séculos XVII, XVIII e XIX, testemunho das potencialidades das confrarias, da nobreza e da burguesia locais”. E depois enuncia a Capela da Praça ou a Capela da Conceição, arte gótica e seguidamente a Igreja da Lapa, com belíssimo altar. Nossa Senhora da Lapa é a mais esplendorosa igreja dos Arcos, atribui-se o seu traçado a André Soares, mestre bracarense. Tem planta centrada coberta por alta cúpula. No seu interior, três aparatosos altares de cuidada talha rococó. Era poderosa a confraria que encomendou estas obras, e enorme a devoção a Nossa Senhora da Lapa, de origem beirã. Não confundir a Igreja da Lapa com o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe.


Altar da Igreja da Lapa

Pormenor do altar

A Capela da Praça é um edifício de grande severidade, gótico rural, deve-se ao abade João Domingues que destinou o templo para sua capela funerária, nos princípios do século XV.



Dois pormenores do interior da Capela da Praça

Houvesse tempo e percorria-se os Arcos a pente fino, como o professor Ferreira de Almeida sugere no seu livro Alto Minho: Igreja da Misericórdia, os Cruzeiros, a Igreja de S. Paio. Contempla-se uma raridade, o pelourinho, do início do século XVI, até 1700 esteve colocado no centro da Praça Municipal, andou em bolandas, aqui está desde 1998. A autoria é de João Lopes, a sua singularidade é óbvia: pilar torso e roca cónica, apresentante um fuste robusto enrolado por três colunelos, colmatado por um capitel em forma de taça. Que beleza!


Que o leitor me perdoe, encaminhei-me, depois de ter andado às voltas do Pelourinho para outro importante templo, a Igreja do Espírito Santo, onde funciona o Centro Interpretativo Barroco. Abriremos o próximo episódio com esta visita, obra de uma outra importante Confraria que pôs de pé esta igreja de tradição maneirista com exterior remodelado no século XIX. Cresce a convicção de que é imperativo retornar a estas paragens, ficam para ver as casas solarengas, percorrer o concelho e avançar para o Soajo, são as casas, são as pontes, os mosteiros, as igrejas e capelas, é um património formidável, fica para a próxima. Vou amesendar e aliviar as fraquezas do corpo, ponho-me a olhar a ponte que liga as duas margens da vila dos Arcos, uma construção de truz datada do século XIX, substituiu uma ponte medieval. É pena não restarem quaisquer elementos arquitetónicos da anterior construção, só referências: tinha quatro arcos de volta redonda e uma estrutura marcadamente românica. Já agora, vamos dar um salto até aqui perto, ao Paço de Giela.


O Paço de Giela assenta num pequeno outeiro na outra margem do rio Vez, é monumento nacional: é um exemplar único de habitação de nobre em meio rural, há à sua volta elementos construtivos que vão desde o século XIV até ao século XVIII. Trata-se de um pequeno castelo rural a quem competia a defesa da fronteira desde os inícios da Idade Média pelo menos até meados do século XI. Foi sobre estas estruturas, entretanto destruídas e abandonadas, que em meados do século XIV se construiu a atual torre, adossada à torre está um edifício habitacional de dois pisos. No final do século XX, o Paço foi adquirido pela autarquia e em 2014 deu-se início à valorização e requalificação do conjunto edificado do Paço de Giela. É indispensável visitá-lo, vir aos Arcos e não desfrutar deste rico património é como ir a Roma e não ver o Papa. Finda a visita, regressamos ao Centro Interpretativo do Barroco. É magnificente, impõe-se uma visita cuidadosa, fica para o próximo episódio.


O Paço da Giela, antes e depois

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21350: Os nossos seres, saberes e lazeres (410): No Alto Minho, lancei âncora na Ribeira Lima (6) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: