quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21363: Historiografia da presença portuguesa em África (231): "Madeira, Cabo Verde e Guiné", de João Augusto Martins; edição da Livraria de António Maria Pereira, 1891 (3) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 10 de Janeiro de 2020:

Queridos amigos,
Esta viagem de José Augusto Martins aporta dados de alguma utilidade, em primeiro lugar, o deslumbramento que ele revela pela Natureza e pela beldade feminina; mostra-se chocado pelas condições degradantes de quem habita em Bissau e tece considerações acerca da ocupação do território que mostram que este alto funcionário desconhecia aspetos fundamentais da presença portuguesa, à luz da Convenção Luso-Francesa de maio de 1886, a despeito da perda de uma parcela histórica, o Casamansa e a povoação de Ziguinchor, o tratado veio consagrar uma superfície que jamais tinha sido ocupada pela colonização portuguesa. José Augusto Martins é um narrador exímio, vale a pena acompanhá-lo na Guiné do princípio ao fim.

Um abraço do
Mário


Impressões de viagem quando a Guiné já era província, com fronteiras definidas (3)

Mário Beja Santos

O livro de viagens intitula-se "Madeira, Cabo Verde e Guiné", o seu autor é João Augusto Martins, veremos mais adiante que foi alguém influente na definição das fronteiras da colónia, a edição foi da Livraria de António Maria Pereira, 1891. É um testemunho único o que nos deixa alguém que andou a fixar fronteiras na Guiné, depois da Convenção Luso-Francesa. É extremamente crítico, se por um lado o vemos fascinado pelo feitiço africano, vai desvelando as mazelas do nosso comportamento colonial.
Veja-se o que ele nos diz sobre a superfície do território: “Segundo a Convenção estabelecida com a França, em 1886, os direitos da soberania portuguesa abrangeriam uma extensão de território, que, sobre o mapa, regula por 40 a 45 mil quilómetros quadrados, limitando-se porém a 70 ou 80 quilómetros quadrados os realmente dominados por nós até hoje. Os centros da nossa ocupação oficial resumem-se a Buba, Farim, Geba, Cacheu, Bolama e Bissau, sendo este último o de maior importância comercial”. Claro que os dados da superfície da Guiné estão errados, mas sabemos que a presença portuguesa estava mitigada, havia uma parte do território adquirida por Honório Pereira Barreto, a nossa presença em Bolama resultava da sentença arbitral do presidente norte-americano Ulysses Grant, e muitos dos testemunhos apresentados sobre a nossa presença em Buba, Geba e Fá advertiam para o estado arruinado das instalações e ao abandono progressivo dos colonos. João Augusto Martins vai falando de todas as regiões por onde passou, verificou a decadência da região de Bula, diz mesmo que cessou a exportação da mancarra, outrora tão abundante no rio Grande da Guinala, se bem que tenham aparecido outros mercados, como a borracha, a cera, o marfim, os couros e o arroz. Fala inclusivamente dos Bijagós que ele não visitou, enuncia o nome das ilhas e dos ilhéus principais, fala das riquezas em borracha, azeite de palma, arroz e madeiras e apela a que se institua no arquipélago um sistema administrativo, ao tempo muitíssimo ténue.

João Augusto Martins embarca na falácia de que a delimitação da Guiné se tinha traduzido numa perda enorme de território, isto quando se sabe que a nossa presença era marcadamente na orla costeira, o ponto mais longínquo era Geba, que entrara em declínio comercial e populacional. Como andara na fixação de fronteiras referiu-se aos limites atuais da nossa presença, manifesta-se inquieto com a decadência comercial a que chegara a colónia, tinham desaparecido grande número de casas estrangeiras estabelecidas em Bolama, decrescera o rendimento do imposto do tabaco e no meio daquela penúria continuava um estadão de secretarias e de funcionalismo ocioso, desorientado e sem vida própria.
É nesse contexto que emite uma exortação, sem esconder a crítica amarga:
“Quando um país sem condições de garantia nem de interesse pouco a pouco se desmembra em benefício de outras nações, dá lugar a que todos tenham o direito de supor que desmoralizado e enfraquecido, não pode mais utilizar com os seus esforços de colonização a parte territorial de que se sequestra. Dá lugar a que todo o português de hombridade e de carácter tenha o direito de pedir a venda das colónias improdutivas como todo o médico tem o dever de pedir a amputação de um membro esfacelado quando o organismo enfraquecido já não pode galvanizar de vida.
Os homens públicos do nosso país, apesar do que dizem todos os dias a imprensa e os adversários políticos, vivem medíocre e parcamente e morrem quase todos pobres. Mas o que é verdade é que, sendo pessoalmente honrados, poucos se preocupam em parecê-lo; é que, com relação às colónias, que só na vida contemporânea portuguesa o que resta de todo um ciclo de ininterruptos fastígios, que representam hoje o elemento mais positivo da nossa nacionalidade, com relação às colónias, não as conhecendo nem tratando de as conhecer devidamente, fazendo alarde de sentimentos patrióticos que se avolam com as palavras e se desvanecem com as letras, não tomando na verdade compreensão o século que atravessamos, faltando-lhes de todo o critério para julgarem devidamente dos problemas africanos, nada têm feito senão fantasmagorias ridículas, e infelizmente fatais à nossa integridade”.

E parece então que se dirige a todo o país, pede-lhe levantamento e regeneração:
“Ser pequeno e fraco não é um título de desprezo; mas ser ridículo e tíbio é motivo de vergonha.
A decadência política é a fonte perene de todos os nossos males; é a ela que se deve a imobilidade das nossas indústrias e da nossa instrução, a estagnação das nossas colónias e o adormecimento das nossas energias como povo”.

(continua)



Imagens retiradas do livro "Madeira, Cabo-Verde e Guiné", de João Augusto Martins.

Baobá-africano

Imagem tirada da Wikipedia, com a devida vénia. 
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21340: Historiografia da presença portuguesa em África (230): "Madeira, Cabo Verde e Guiné", de João Augusto Martins; edição da Livraria de António Maria Pereira, 1891 (2) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: