sábado, 9 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21753: Manuscrito(s) (Luís Graça) (196): Parabéns, Cristina Silva, filha do Jacinto Cristina, um dos bravos da Ponte Caium... Que as filhas dos nossos camaradas, também nossas filhas são...

 

Ferreira do Alentejo > c. 1973 > Cristina Silva, quando pequenina, folheando o álbum fotográfico do seu pai. Jacinto Cristina, na altura um dos bravosque guardava a Ponte de Caium... 

Como eu costumo lembrar, o  Jacinto Cristina (Sold At Inf, CCAÇ 3546, 1972/74), membro da nossa Tabanca Grande, industrial de panificação, reformado, a viver em Figueira de Cavaleiros, Ferreira do Alentejo, foi, como muitos de n+os,  um "sem-abrigo na Guiné", viveu um ano e tal em cima de um tabuleiro da Ponte de Caium, com o motteiro 81, de que era municiador a seu lado... 

Além disso, também foi, por força da necessidade,  o padeiro do destacamento... E tinha esta menina linda à sua espera, tal como a sua Goretti (entretanto, infelizmente  falecida há mais de três anos). 

A Cristina, engenheira, mãe da Sara, esposa do meu amigo e médico do trabalho, o funchalense  dr. Rui Silva, é empresária na região autónoma da Madeira, sócia da empresa Ergoram Lda. 

Faz hoje anos. Para além de ser uma amiga de família, de há muitos anos, tem igualmente um lugar sentado, à sombra do nosso poilão. Foi uma das primeiras filhas de camaradas nossos a abrir o seu coração no nosso blogue.

 Deizei-lhe, na sua página do Facebook, estes versinhos singelos (*), com que eu e a Alice nos qusemos associar, à distância  à sua festa de aniversário. Um chicoração para ela. Um alfabravo para o nosso camarada Jacinto Cristina de quem a filha disse, aqui há uns anos atrás: "O meu pai é o meu herói" (*)



Cristina Silva, foto de perfil 
(com a devida vénia...)


Parabéns, Cristina!

A q’rida amiga Cristina,

Nascida a nove de janeiro,

Volta hoje a ser menina,

Lembra-lhe o seu companheiro.

 

Lembra-lhe o seu companheiro,

Que adora aniversários:

“Por amor, não por dinheiro,

Tornámo-nos empresários”.

 

Volta hoje a ser menina,

Com saudades do Alentejo,

“Ficaste-me na retina,

Foi aí que te roubei um beijo.”

 

Nascida a nove de janeiro,

Vive agora no Funchal:

“Quem do amor é prisioneiro,

Em parte nenhuma está mal”.

 

A q’rida amiga Cristina,

De uma princesa é mãe,

Tinha a sina de ser rainha,

… E nossa amiga também!

 

Alfragide, 9 de janeiro de 2021

Um dia feliz, e um Ano Novo melhor que o Velho

Muita saúde e longa vida,  que a Cristina merece tudo!

Alice & Luis

__________________

Notas do editor:


(*) Vd. poste de 12 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14601: Blogoterapia (269): O meu pai é o meu herói (Cristina Silva, filha do Jacinto Cristina, o "padeiro da ponte Caium", ex-sold CCAÇ 3546. Piche, 1972/74)

(**) Último poste da série > 2 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21604: Manuscrito(s) (Luís Graça) (195): In Memoriam: Eduardo Lourenço (1923-2020), pensador maior da nossa história, da nossa cultura, da nossa identidade como povo

2 comentários:

Unknown disse...

Meu querido amigo Luís! Foi com grande emoção que li as palavras que me dedicou, no meu aniversário! Sabe, o meu amigo, que eu sou uma pessoa de afectos e, como tal, com este seu gesto não só me sensibilizou como me encheu o coração de alegria! Com grande orgulho, pertenço a esta comunidade de gente boa.
Um grande abraço e um beijo para a Alice, com saudade.

Da vossa sempre amiga,
Cristina

Anónimo disse...

Amiga Cristina Silva, não sei se nos conhecemos, além de ir muitas vezes á Figueira, mandava comprar o pão, ou seu pai ou ele ía levar ao Monte da Panasqueira onde trabalhei para ao Snr. Engº José ´Manuel Mateus, cerca de dois anos, conheci o João Duro, o Raúl que também esteve na Guiné, o Zé Mau, entre outros, tenho imensas saudades do tempo que passei com os amigos alentejanos ... dentro de pouco irei por essas terras fora, se Deus me permitir mais uns tempinhos de vida, minha mulher (há 57 anos) também fez anos ontem (9Janº) também esteve comigo em Bolama cerca de um ano. Portanto, desejo com atraso muitos parabéns, e muitas felicidades
Rui Santos