segunda-feira, 19 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22116: Recortes de imprensa (115): Relembrando o nosso saudoso amigo e camarada de armas José Eduardo Reis Oliveira (JERO) (Jornal Público de 18 de Abril de 2021)

1. Com a devida vénia à Tabanca do Centro e ao Jornal Público, transcrevemos o artigo da jornalista Susana Moreira Marques que homenageia, na sua secção Obituário de 18 de Abril, o nosso já saudoso amigo e camarada de armas José Eduardo Oliveira (JERO).

********************

2. Do blogue da Tabanca do Centro

Uma justa homenagem ao nosso saudoso camarada José Eduardo Reis Oliveira, que todos conhecíamos como JERO, através de um texto publicado hoje no Jornal Público, que transcrevemos com a devida vénia àquele jornal e à jornalista Susana Moreira Marques, autora do texto.




____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 DE MARÇO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22011: Recortes de imprensa (114): O Capitão cubano Pedro Rodriguez Peralta, "preso político antes do 25 de Abril", "prisioneiro de guerra" depois... libertado em 15 de setembro de 1974 (Diário de Lisboa, 16 de setembro de 1974)

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado à Susana Moreira Marques (n. Porto, 1976, escritora e jornalista...). È um belíssimo texto de evocação da memória do nosso JERO a quem eu chamava "o último monge de Alcobaça". Ele personificava a doçura e a afabilidade. E tinha um grande amor, não só pela sua terra, Alcobaça, como pela sua praia, São Martinho do Porto. Não esquecendo a sua CCaç 675 e os seus camaradas (Binta, 1964/65).

Povoou o nosso blogue de histórias, de que era um exímio e bem humorado contador. Tem cerca de 170 referências, com o descritor "José Eduardo Oliveira"... Mas todos o tratávamos por JERO.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Jos%C3%A9%20Eduardo%20Oliveira

Ver também a série "Histórias do Jero" (42 referências):

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Hist%C3%B3rias%20do%20Jero

Tenho muitas saudades do JERO!... LG

Anónimo disse...

Uma mais que justa homenagem a um Homem de Bem.


J.Belo

José Marcelino Martins disse...

Nem precisa de comentário.
Está tudo no texto!
Obrigado Susana.

Hélder Valério disse...

Na falta de mais e melhores palavras, deixo aqui o que já escrevi no Blogue da "Tabanca do Centro".

Uma descrição do percurso de vida do JERO.
Correta, justa, mas ainda assim aquém de tudo aquilo que ele nos legou.
Principalmente a nós, seus "camaradas da Guiné",. por quem nutria uma amizade incondicional.
Conheci o José Eduardo por causa da Guiné e do Blogue "Luís Graça & Camaradas da Guiné".
Acompanhei o que ia lá colocando, sempre com uma mistura de relato e de humanismo.
Um dia comentei de forma original uma foto dele que acompanhava um texto.
Consegui "ver" nas formas que a foto retratava a silhueta do seu (nosso) Mosteiro de Alcobaça, o qual também visitei várias vezes, em tempos já recuados, quer em visitas de estudo escolares, quer em visitas pessoais, já que sendo ribatejano, essa região, Caldas da Rainha, S. Martinho do Porto, Alcobaça, Nazaré onde ia à praia, eram locais de passeio.
A partir dessa minha "originalidade" estabeleceu-se um contacto mais estreito que facilmente se transformou em amizade.
Amizade daquelas que são fortes, que suportam as inevitáveis diferenças de pessoas que, natural e desejavelmente, podem ter conceitos diferentes da vida e do mundo mas que sempre valorizaram o que as unia.
Meu amigo JERO, certamente que tens feito falta aos teus familiares, aos teus companheiros de trabalho, aos teus inúmeros amigos.
Tenho sentido a tua falta!

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Bonito!

V. Briote
__________

admor disse...

Não há dúvida que aquilo que li nestes e noutros comentários o JERO era mesmo assim. Um excelente jornalista e um perfeito contador de histórias. Deixou-nos como legado a nossa (dele) Praça da Amizade a que nós acrescentamos JOSÉ EDUARDO OLIVEIRA, por amizade, consideração e mérito das suas qualidades. Perdemos um grande CAMARIGO cheio de solidariedade, sempre pronto a ajudar quem dele necessitasse. Perdemos um HOMEM BOM. Sentiremos sempre a sua falta. Espero que esteja num bom lugar que Deus lhe tenha reservado.

Adriano Moreira