sexta-feira, 23 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22129: 17.º aniversário do nosso blogue (2): O “nosso” Blogue faz anos! - Faz 17 anos, está quase a entrar na maioridade (Hélder Valério de Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF (Piche e Bissau, 1970/72)


1. Mensagem do nosso camarada Hélder Valério de Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), com data de 23 de Abril de 2021, a propósito do aniversário do nosso Blogue que hoje se comemora:



O “nosso” Blogue faz anos!

Num comentário de hoje o “timoneiro” Luís relembra que o Blogue faz anos.
Faz 17 anos, está quase a entrar na maioridade.

Desde então já muito, muitíssimo, foi escrito, comentado, muitas fotos ilustraram as palavras, os locais e acontecimentos, muitos livros lá deram à estampa, muita poesia foi apresentada, muitas outras iniciativas foram potenciadas, publicitadas, acarinhadas, muitos estudos com maior ou menor profundidade foram apresentados, muita polémica (bastantes vezes desnecessária) foi desenvolvida.
Tudo isto foi e é a vida do Blogue “Luís Graça & Camaradas da Guiné”.

Tem sido dito e redito que o Blogue foi “apropriado” pelos seus membros. Quase todos têm esse sentimento de que “o Blogue é nosso”. E têm razão! Se o Luís e os membros iniciais têm o mérito de o terem começado, a verdade é que fomos todos nós, os que de alguma maneira o engrossaram com as suas contribuições, o ampliámos e lhe fomos dando a alimentação e a visibilidade, que contribuíram para a sua longevidade. E isso não é de modo algum despiciendo pois como as pessoas em geral se movem por modas o que agora é mais apetecível são as frases e as ideias curtas, os “twits”, os “faces”, etc., pois os tempos são de grande frenesim e não há tempo nem paciência (nem capacidade…) para ler mais que 4 ou 5 linhas de texto. Bastam umas quantas “bocas”, umas provocações e já está.

Sobre o tema da guerra em África existem, ou existiam, muitos Blogues. Quase todos relacionados com as Unidades funcionais (do Batalhão, da Companhia, etc.) de quem promoveu esse repositório de memórias que, no geral, começaram por ser individuais ou do coletivo restrito. Ao nível do “Facebook” são os inúmeros os sites, muitos deles em “concorrência” de seguidores.
O que mais distintivo tem o nosso Blogue é o seu “livro de estilo”, as suas regras. É verdade que as regras se fizeram para serem respeitadas e se assim fosse tudo seria muito bom. Mas também há quem pense que são para serem “quebradas”, torneadas, usadas nas partes convenientes. Afinal há de tudo e o Blogue também é realmente uma boa amostra da sociedade.

Não há muito tempo esta questão, de ser ou não representativo, foi aqui colocada. É verdade que a representatividade é sempre questionável mas creio muito sinceramente que, pese embora o âmbito das questões que normalmente ocupam os conteúdos, no essencial tendo por pano de fundo a Guiné e as nossas vivências por lá, o universo dos que por aqui vão contribuindo e dos que apenas “espreitam” é bem ilustrativo da diversidade e pluralidade de opiniões, conceitos, participações. Há de tudo!

Se quisermos ser mais sentimentalistas para procurar os benefícios do Blogue, podemos lembrar quantas confissões de “blogueterapia” já foram produzidas, quantas romagens de saudade traduzidas nas visitas que já foram feitas e aqui indiretamente incentivadas, quantas iniciativas de solidariedade, quantas colaborações e contribuições para estudos mais ou menos académicos, quantas “tabancas gastronómicas” foram criadas, revelando por si mesmas a satisfação de encontrar pessoas que passaram por situações iguais ou semelhantes.

Por tudo isto só me posso sentir grato por, em boa hora, ter descoberto o Blogue e através dele ter aumentado o meu conhecimento geral e até particular em muitos aspetos da “guerra da Guiné”, por ter podido conhecer pessoas que estimo verdadeiramente, seja pela sua grandeza humana, intelectual, de solidariedade, de amizade genuína.

O Blogue deve continuar. O Blogue tem que continuar.

Hélder Sousa
Fur. Mil. Transmissões TSF

____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 DE ABRIL DE 2021 > Guiné 61/74 - P22128: 17.º aniversário do nosso blogue (1): Meu caro Luís Graça, tu és um "querido mano" para todos os que têm o privilégio de te conhecer (João Crisóstomo, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 1439, Enxalé, Porto Gole e Missira, 1965/67)

8 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Se me permites, Hélder, participar neste Blogue e encontrar amigos como tu, é um enorme privilégio.
Para ti, aquele abraço.
Carlos V
Leça da Palmeira

Anónimo disse...

Algumas vezes combatentes manifestaram, neste maravilhoso blog, as suas discordâncias, nalguns casos com desentendimento e até alguma acrimónia. Tudo normal quando se cruzam opiniões, feitios e estados de espírito. Mas nenhum combatente pode deixar de se congratular por ter acesso a um blog de grande e indiscutível qualidade, local de encontro de gentes perdidas, verdadeiro areópago onde se sentam combatentes revivendo e restaurando anos de guerra. Estou imensamente grato aos que asseguram o seu funcionamento e especialmente ao Luís Graça. Obrigado e um grande abraço.

Carvalho de Mampatá

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que contribuem para o engrandecimento deste Memorial de uma geração sofrida mas de grande estoicismo e galhardia,e que todos os dias se apresenta na Parada a responder à chamada!
Bem haja a todos.
Vasconcelos

Cesar Dias disse...

Parabéns ao Blogue, aos seus fundadores e a todos os que o têm mantido.
Estou agradecido pois foi com a ajuda do Blogue que reencontrei os camaradas do meu Batalhão.
A todos desejo saúde para que o nosso Blogue tenha uma longa vida.
Um forte abraço coletivo.

César Dias
Furriel Milic. Sapador
BCAÇ2885
Mansoa

Valdemar Silva disse...

Parabéns ao Blogue, à grande e dedicada pachorra dos seus fundadores e a todos os que nos vamos encontrando por cá com as nossas blogadas.
E cá vamos aguentando mais uns anos.

Abraços
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Afonso de Melo (by email)
sexta, 23/04, 00:49


No 17º aniversário do Blogue, envio os meus parabéns aos camaradas Editor e Coeditores pelo excelente trabalho e qualidade do mesmo, permitindo assim partilhar os registos escritos e fotográficos da nossa passagem por terras da Guiné. Obrigado.
Afonso de Melo

Juvenal Amado disse...

Falar do Blogue é falar de um álbum de memórias que nos são caras.
Nestes 17 anos vertemos o que nos ia na alma, também nos libertamos de alguns fantasmas. Na diversidade de opiniões acaba por se escrever muita da nossa História como povo. Há 61 anos começou a nossa epopeia quando durante 13 anos de armas na mão respondemos ao que chegou a ser o supremo sacrifício para muitos. Heróis ou vítimas, de vontade ou contra vontade, envergamos a farda e encaramos isso como nosso destino, suspiramos quando regressamos.
Houveram dores e alegrias.
Tudo o que foi esmiuçado e derramado nestas páginas, ficará como legado.

Ao Luís, ao Carlos, ao Briote vai em especial a minha gratidão.

Para os demais camaradas deste blogue um grande e fraterno abraço

Carlos Pinheiro disse...

O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande e o nosso blogue ainda faz maior a Tabanca Grande.
Os promotores e os continuadores e, claro, todos os colaboradores que dão continuidade a esta meritória e gratificante obra de aproximação de antigos combatentes da Guiné, estão todos de parabéns, quer dizer, estamos todos de parabéns.
Que o 18º aniversárioi já se possa comemorar como antes da maldita pandemia, com as mãos em cima da mesa e os pés debaixo da mesma, já que essa parte de convivio faz-nos muita falta.
Um grande abraço colectivo e virtual para todos os Grande Tabanqueiros e votos de que possamos continuar a dar as nossas colaborações e a manter bem viva a chama que deu origemn a estra Grande Blogue.
Viva o nosso Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.