quinta-feira, 22 de abril de 2021

Guiné 61/74 - P22124: Recortes de imprensa (116): a série Memórias da Guerra, que está a ser emitida esta semana, desde o dia 19, no Telejornal, da RTP

Memórias da Guerra. 


Há 60 anos começava um dos acontecimentos com mais impacto na História recente portuguesa: a guerra colonial.

Entre 1961 e 1974 foram mobilizados para Angola, Guiné e Moçambique mais de 1 milhão de militares.

"Memórias da Guerra" é uma série de reportagens sobre pessoas anónimas que tiveram as suas vidas atravessadas pela guerra colonial.

Créditos: Ana Luísa Rodrigues - Jornalista; Diogo Martins e Rui Cardoso - Imagem; Carlos Felgueiras e Sousa - Edição.

Fonte: RTP > Memórias da guerra (com a devida vénia...)


Memórias da Guerra.

[1] O primeiro contingente enviado para Angola

RTP, Telejornal, 19 de abril de 2021 (vídeo: 6' 36'') [Apareceu às 20:54]

Sinopse: 

Custódio Soeiro, natural de uma aldeia do concelho de Arouca, foi um dos soldados anónimos do primeiro contingente militar enviado para a Guerra Colonial em Angola.

Embarcou precisamente há 60 anos e foi nessa altura que a sua história pessoal se cruzou com a História de Portugal.

Esta é a primeira reportagem da série Memórias da Guerra, a emitir esta semana no Telejornal.

Memórias da Guerra. 

[2] As feridas físicas e o stress pós-traumático que persistem

RTP, Telejornal, 20 de abril de 2021 (vídeo: 5' 48'') [Apareceu às 20:45]

Sinopse: 

Os 13 anos de guerra colonial - em Angola, Guiné e Moçambique - provocaram cerca de 15 mil deficientes. Além das feridas físicas e motoras, há também 50 mil ex-combatentes a sofrer de stress pós-traumático. Muitos vivem ainda numa guerra que os acompanha para a vida.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/memorias-da-guerra-as-feridas-fisicas-e-o-stress-pos-traumatico-que-persistem_v1313808

Memórias da Guerra. 

[3] As enfermeiras paraquedistas


RTP, Telejornal, 21 de abril de 2021 (vídeo: 5' 29'') [Apareceu às 20:50]

Sinopse:

A Guerra Colonial mobilizou mais de um milhão de militares, quase 90 por cento dos jovens portugueses. Na época, era raro encontrar famílias sem alguém na guerra ou que já tivesse cumprido comissões militares. Houve também mulheres no conflito.

Em África, enfermeiras paraquedistas. Em Portugal, muitas faziam as tarefas até aí feitas por homens.


[Foram entrevistadas as nossas amigas e camaradas da Tabanca Grande Maria Arminda Santos e Rosa Serra por sugestão nossa, feita à jornalista Ana Luisa Rodrigues que nos contactou há um mês com o seguinte pedido: 

 (...) "O meu nome é Ana Luisa Rodrigues e sou jornalista da RTP. Estou a preparar para o Telejornal da RTP1 algumas reportagens para meados de abril sobre os 60 anos da guerra colonial. Sei que dirige um dos mais antigos e visitados blogues sobre o tema e onde há muitos testemunhos e informação. Tendo isso em conta, gostaria de trocar algumas impressões consigo, é possivel?" (...)]

__________

Nota do editor:

Último poste da série > 19 de abril de 2021 > Guiné 61/74 - P22116: Recortes de imprensa (115): Relembrando o nosso saudoso amigo e camarada de armas José Eduardo Reis Oliveira (JERO) (Jornal Público de 18 de Abril de 2021)


2 comentários:

Valdemar Silva disse...

A nossa Tabanca é grande
Hoje vou ver com melhor atenção esta série Memórias da Guerra, no Telejornal da RTP, para ler a ficha técnica, que quase ninguém lê. Com certeza que aparece um agradecimento ao nosso blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
E vá que não somos como os outros, é de borla a nossa colaboração. Até ver.... não vá aparecer Hollywood a querer ideias sobre o destacamento na Ponte Caium ou do desastre no abandono de Cheche, Madina e Beli, na zona do Boé.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, o nosso blogue não está aqui para receber louros... Claro que a gratidão fica sempre bem, seja na RTP seja no IPO... Mas, como sabes, cada segundo de televisão custa muito patacão..."Perdi" umas horas largas em emails e troca de impressões com a jornalista, dando pistas, sugestões, contactos, histórias... Mas não estou à espera que a RTP aproveite 95%... Falar dos 60 anos da guerra e das suas memórias em 5 minutos é meter o Rossio na Bestega...Tenho 40 anos de experiência de falar com jornalistas, sobre coisas da saúde pública e da saúde e segurança no trabalho... Enfim, cada um cada um faz o seu papel, comforme sabe e pode... Abração, LG.