segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22596: Notas de leitura (1387): Imagens à procura de comentários: Augusto Trigo e a CART 1746 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 16 de Outubro de 2018:

Queridos amigos,
A folhear um acervo documental dos herdeiros do General Schulz, chamou-me a atenção a belíssima imagem de um álbum de Augusto Trigo, um artista luso-guineense a quem se faz a tremenda injustiça de não lhe conhecer a valiosa obra; e no meio daqueles dossiês e registos metodicamente organizados, saltou uma fotografia de gente que conheci, a CART 1746, por obra e graça da investigadora Lúcia Bayan aqui a faço chegar, ela é merecedora de comentários. Façamos isso em memória desse gentil camarada que foi o Capitão Vaz, é o meu pedido.

Um abraço do
Mário



Imagens à procura de comentários: Augusto Trigo e a CART 1746

Beja Santos

Sempre que me encontro com investigadores a estudar a Guiné Portuguesa, ou etnias da Guiné Portuguesa, ou estudiosos das guerras de África, não deixo de os alertar que continuamos com algumas lacunas graves no tocante a esses treze anos: a guerra da Guiné carece, e com algum grau de urgência, de uma tese de doutoramento sobre a governação de Arnaldo Schulz, nós pegamos nos manuais e não há investigador que habilidosamente circunscreva o período de 1964 a 1968 num arrazoado de linhas que não nos permite conhecer a estratégia utilizada por aquele oficial do Estado-maior quanto à ocupação da Guiné, depois das tremendas convulsões que se viveram em 1963; Portugal manteve relações diplomáticas com Cuba durante a guerra de África e não há nenhuma investigação que nos permita conhecer o que consta nos arquivos diplomáticos de Lisboa e Havana, nomeadamente quanto à participação cubana junto dos movimentos anticoloniais PAIGC e MPLA; o Estado de Israel apoiou a política colonial portuguesa, vendeu armamentos e explosivos, etc.

Em conversa com a investigadora Lúcia Bayan, que trabalho no doutoramento sobre a etnia Felupe, deu-me a saber que era depositária pelos herdeiros do general Schulz de um acervo documental e que mo gostaria de mostrar. E um dia aconteceu, folheámos um acervo impressionante de documentação de caráter institucional, vimos álbuns e recortes em doses maciças. No essencial, trata-se de documentação de utilidade subsidiária para quem estudar o Governador Schulz, são recortes de jornais, cópias dos seus discursos, álbuns com imagens à sua despedida, enfim documentação já publicada. Mas encontrei duas exceções. A lindíssima capa de um álbum fotográfico que lhe ofereceram com a cópia de um quadro de Augusto Trigo, um artista infelizmente pouco conhecido, guineense e com um trabalho apuradíssimo ao nível da banda-desenhada. Era bom que o Luís Vassalo, que tanta atenção tem dado à banda-desenhada com motivos na guerra de África, falasse da obra do Augusto Trigo.

No meio daquela caterva de documentos, saltou uma fotografia, via-se nitidamente que era uma imagem avulsa, sem nexo com tudo quanto ali aparecia organizado. Ela aqui está, refere uma viagem do General Schulz a Bissorã, à CART 1746, que esteve em Bissorã e no Xime, lembro-me perfeitamente do falecido Capitão Vaz, com quem estabeleci uma relação afetuosa, teve mesmo a gentileza de colaborar na apresentação de um livro meu. Apelo aos camaradas da CART 1746 que façam comentário desta fotografia, tão gentilmente cedida pela investigadora Lúcia Bayan. Ficamos todos a aguardar.


Capa de álbum fotográfico cedida pelos herdeiros do general Arnaldo Schulz à investigadora Lúcia Bayan, a quem se agradece a partilha. A capa do álbum reproduz um quadro a óleo de Augusto Trigo.
Augusto Trigo no seu ateliê.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 DE OUTUBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22593: Notas de leitura (1386): "Um caminho de quatro passos", de António Carvalho (2021, 219 pp.): apontamentos etnográficos para o retrato da nossa geração, de antigos combatentes - Parte II (Luís Graça)

Sem comentários: