terça-feira, 5 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22600: Os nossos regressos (40): Os nossos irmãos são sempre cópias desiguais de nós próprios, os amigos podem preencher um espaço de compreensão e entendimento que nem sempre encontramos em família (Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616 e CART 2732)

1. Mensagem de 4 de Outubro de 2021, o nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616 / BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), continua a falar-nos dos tempos vividos após o seu regresso da Guiné.


O REGRESSO (2)

Os nossos irmãos são sempre cópias desiguais de nós próprios, tanto na forma como no feitio, pois na sua génese, foram buscar características que formam a sua personalidade a antepassados diferentes pelo que estão determinados a ter outras peculiaridades comportamentais que muitas vezes se chocam com as que nós recebemos. Sem sermos inimigos, o sangue comum procura impedi-lo, pela vida fora, vamos estabelecendo pontes de entendimento mas nunca nos completamos e temos tendência a desentender-nos.
Os amigos podem preencher um espaço de compreensão e entendimento que nem sempre encontramos em família.

Nesse tempo tinha amigos que a necessidade de convívio criava, amigos de café, de farras ou de ocasião. Havia ainda os amigos da terra para matar saudades de expressões idiomáticas comuns e de vivências passadas na aldeia. Faltavam-me amigos que se interessassem por assuntos, fora da rotina dos dias, que dessem outra dimensão à vida, políticos, artísticos, intelectuais.


O Barcelos Monteiro veio preencher um pouco esse vazio. Nesses anos pós 25 de Abril, em que a democracia se ia consolidando aos solavancos, ele será uma referência pessoal com quem vou interagindo, em acordo ou desacordo. Sendo muito loquaz , apesar da ideologia política que defendia tenazmente, releva as diferenças políticas, para falar com quem não queira fugir ao diálogo. Como amigo, procura também pôr-me em contacto com personalidades que vai conhecendo e que me possam interessar.

Nítida no ângulo das esquinas –
ó noite mais pequena do que a morte:
nas mãos abertas onde me fechaste
ponho os meus versos e a própria sorte.


As Mãos e os Frutos
Eugénio de Andrade


Li este poema e todos os outros desse livro, na adolescência, com a sofreguidão e o entusiasmo de uma grande descoberta. Sendo um bom leitor tive desde cedo uma grande admiração por escritores e poetas, génios, cheios de talento que nunca encontrava ou porque já tinham morrido ou porque moravam longe de mim .

Eu não sabia, até que um dia o Barcelos Monteiro me disse que o Eugénio de Andrade, sem dúvida, um dos maiores poetas portugueses do século XX, também trabalhava nos nossos Serviços, onde era conhecido por José Fontinhas, o seu nome de baptismo. Era inspector dos serviços pelo que não era visto muitas vezes, na sede da instituição, por causa do seu trabalho e do seu feitio reservado. Um dia cruzámo-nos com ele e o meu amigo com o entusiasmo, que lhe era próprio, apresentou-mo, cumprimentámo-nos, ele com indiferença ou até frieza. Enfim, não conheci o Eugénio de Andrade, conheci somente o José Fontinhas, Inspector dos Serviços-Médico Sociais, insensível e exigente, segundo ouvi dizer. Senti-me bastante frustrado e consolei-me com a ideia que ele estaria ocupado a construir mais um belo poema.

Vivia dentro de si mesmo e não precisava de sair para conviver, pois sendo um artista, teria uma vida interior muito rica.

Momentos agradáveis e relaxantes tínhamos por vezes, quando um chefe de divisão nos convidava para o seu gabinete, para uma conversa amena, sem política como tema. Era um homem conservador, culto, muito educado, distinto no trajar e na fala, com tiques de ascendência nobre, real ou fictícia, casado com uma médica, o que nesse tempo dava sempre outra distinção.

Quando fui para o Porto fiquei hospedado na Pensão Mirandesa, que já conhecia, situada na Avenida Rodrigues de Freitas, numa casa antiga de dois pisos e cave. Fiquei num quarto onde dormiam mais dois hóspedes diários, que como eu trabalhavam na cidade.
Os hóspedes da Pensão Mirandesa. na sua maioria originários do Planalto de Miranda (do planalto de Miranda. fazem parte os concelhos de Miranda, Vimioso e Mogadouro), sentiam-se em casa, pois ela era tal qual uma casa transmontana. no trato. nos afectos, na cordialidade, no ambiente familiar, na alimentação, na lareira sempre acesa no tempo frio.


Alguns vinham de carro, a maioria de comboio, traziam notícias, das gentes, das sementeiras, das colheitas, da construção das Barragens no Douro Internacional. Alguns traziam couves, batatas, castanhas, garrafões de vinho, galinhas, presunto, linguiças, alheiras, etc.

Os donos da pensão eram um casal, com cerca de 40 anos, natural de uma freguesia do concelho de Miranda. Ela era uma matriarca simpática que impunha respeito, que por ser paraplégica, tinha ficado assim com o parto da filha, andava sempre numa cadeira de rodas e dava as ordens necessárias para o bom funcionamento da casa.

Ele com um passado de contrabandista, de passador de emigrantes clandestinos e de políticos, alguns comunistas, para a França, conservava ainda essa agilidade de andarilho de todo o terreno. Amigo de muita gente estava sempre na disposição de desenrascar os clientes e amigos, no que fosse necessário.

Na sede da Pide, que ficava no Largo Soares dos Reis, à vista da pensão, já tinha sido maltratado e passado alguns dias preso, por causa da sua actividade como passador. No entanto, o Ilídio, assim se chamava, era um homem sem medo, de tal forma, que nesse ano de 1973, era na cave da sua casa que os dirigentes dos sindicatos dos bancários, dos metalúrgicos do norte e mais um ou outro, se reuniam para formar a Intersindical.

Os meus colegas de quarto, um deles trabalhava na mesma rua, no Grémio dos Comerciantes como administrativo, teria mais dez anos do que eu, tinha trabalhado em Angola e estava separado ou divorciado, o outro mais novo do que eu, cerca de cinco anos estava numa escola de condução a aprender a ser instrutor.

Durante alguns meses houve um bom convívio entre os três que se foi deteriorando para mim, porque o mais velho, não sei se perturbado por problemas com a namorada, passou a deitar-se mais tarde e arrastava o mais novo para lhe fazer companhia, o que me deixava menos horas livres de descanso pois eles deitavam se a desoras
Dada a situação resolvi procurar outro alojamento, o que me custou bastante e ao Ilídio e à mulher também, já que havia uma boa relação pessoal e familiar entre nós, há anos que davam hospedagem ao meu pai que vinha com frequência ao Porto, por negócios e ao meu irmão Tomás que era camionista.

O meu irmão quando tinha lugar estacionava o camião, que era grande para transporte de cortiça, do outro lado da rua, entre duas árvores, ficando encaixado numa distância de um palmo atrás e à frente, entre elas. Era um bom condutor de carros e camiões.

Estes dois companheiros de quarto e outros dois mirandeses ainda novos que entretanto se hospedaram na pensão, e talvez outros "soldados" que contrataram, depois do 25 de Abril, querendo tirar proveito da confusão gerada pela revolução, fizeram uma operação rocambolesca para assaltar o Banco de Portugal do Porto. Eu que conhecia bem pelo menos estes quatro penso que o plano terá sido gizado pelo Laurindo (chamemos-lhe assim, o mais velho) que não tendo qualquer ideologia tinha ideias estapafúrdias e terá pensado que iria conseguir com essa acção, alguma folga financeira.

Pintaram duas ou três carrinhas de verde tropa, arranjaram umas fardas verdes do exército, umas pistolas de alarme e uns varapaus pintados a fingir espingardas e dirigiram-se para o objectivo, na Praça da Liberdade, próximo da cervejaria Sá Reis. Terão entrado no banco, a notícia do assalto veio no dia seguinte na primeira página de alguns jornais em letras gordas. Confesso que este meu relato é um pouco fantasiado pois já não recordo os pormenores. Sei que rapidamente, o falso capitão e os falsos soldados, foram todos apanhados à mão.

E assim acabou ingloriamente esta arrojada aventura, que somente por chalaça se pode comparar ao assalto ao comboio-correio do Reino Unido.

Continua...

____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22566: Os nossos regressos (39): Regressei em 1972 da guerra Guiné mais queimado por dentro do que por fora (Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616 e CART 2732)

3 comentários:

JB disse...

"Cópias desiguais de nós próprios....."

Meu Amigo e Camarada

Ao ler os teus textos desde este extremo do extremo norte europeu, compreendo estar mais próximo de algo de genuíno que a alguns de nós...passou ao lado!

Um grande abraco do J.Belo.

Hélder Valério disse...

Caro amigo Francisco

Estes teus relatos, autênticos "frescos" do quotidiano de tempos "do nosso tempo", ajudam-nos a recordar as coisas iguais ou semelhantes então vividas.

Realmente a tua observação sobre as "cópias desiguais" tem muito sentido.
Muitas vezes se diz que "os amigos podemos escolher, a família não". E isso faz, ou pode fazer, toda a diferença.

Escreveste também que "Nesse tempo tinha amigos que a necessidade de convívio criava, amigos de café, de farras ou de ocasião. Havia ainda os amigos da terra para matar saudades de expressões idiomáticas comuns e de vivências passadas na aldeia. Faltavam-me amigos que se interessassem por assuntos, fora da rotina dos dias, que dessem outra dimensão à vida, políticos, artísticos, intelectuais."
Já algumas vezes me socorri de um livro do Sttau Monteiro, "Angústia para o jantar" onde ele refere a existência de diversas "maltas", a malta do café, a malta dos copos, a malta da bola, a malta do cinema, a malta dos bailes, etc. ou seja, os diversos grupos de interesses comuns que naturalmente se formavam e em que os sus membros podiam ou não ser comuns. Claro que havia também a malta da política.... aqueles que se juntavam e conversavam e discutiam e "conspiravam" sobre diversos assuntos e temas correlativos.

Ao contrário do que lamentas tive a felicidade de poder contar no círculo de amizades/conhecimentos diversos com vários desses tipos de "maltas", incluindo a das espécies referidas em último...
Abraço.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Meu amigo tu nasceste e viveste nolitoral,onde as ideias circulavam e se iam renovando. Eu nasci e vivi grande parte da juventude no interior,num tempo parado e fechado à inovação, ao progresso e à renovaçao das ideias. Nao vivi em meios operarioa, universitários e intelectuais para clarificar dúvidas e acertar caminhos. Na tropa tanto cá em Mafra ou Lamego nao encontrei camaradas mais instruidos nesses assuntos que me pudessem ajudar. Em Mafra tive a impressão que os universitarios estavam separados por pelotoes para não contaminar os outros. No campo das ideias é importante que haja debate, os autodidatas têm que ler muitos livros de correntes diferentes d mesmo contraditório. Por preguiça ou incapacidade nunca consegui estabecer para mim uma teoria que me satisfizesse. Gostei muito do teu comentário, continuas a ser um grande animador do Blogue.
Um grande abraço
Francisco Baptista