Lissy Jarvik, em declarações à RTP, em Lisboa, em 2016: "Sem Aristides de Sousa Mendes, eu não teria vivido os últimos 76 anos"
Fonte: Fotograma do vídeo (2' 02'') da reportagem "Refugiados salvos por Aristides de Sousa Mendes em Portugal". RTP Ensina (com a devida vénia...)
1. Mensagem de João Crisóstomo dirigida aos embaixadores portugueses Domingos Fezas Vital (EUA) e Franscicsco Duarte Lopes (Nações Unidas), com conhecimento ao nosso blogue:
Data - sábado, 2/10, 23:03 (há 15 horas)
Assunto - Lissy Jarvik / Aristides de S. Mendes
Exmos Senhores Embaixadores Domingos Fezas Vital e Francisco Duarte Lopes,
Permitam-me este e mail em simultâneo, pois que honestamente não sei a quem o deva dirigir.
Estou em Portugal de momento e há dias constou-me que o Senhor Embaixador Domingos Fezas Vital nos ia deixar, o que muito lamentamos, mas creio que se nos vai deixar é porque algum valor mais alto se apresenta. Talvez neste momento “congratulações” sejam mais apropriadas do que “lamentações", mas por enquanto foi tudo o que me disseram.
Ao mesmo tempo informaram-me que o Senhor Embaixador Francisco Duarte Lopes ia deixar de ser o nosso representante nas Nações Unidas para ir representar Portugal e os portugueses em Washington. De coração a ambos as minhas felicitações e os melhores votos, sentimentos que minha esposa Vilma comunga também de coração.
E porque tenho sido privilegiado pelo favor da amizade de ambos, permitam-me um pedido , partilhado da mesma maneira pela minha esposa Vilma, que esta amizade que generosamente nos têm concedido continue como até aqui, na certeza de que faremos o possível para continuarmos a merecer a vossa amizade.
E agora o fim primeiro deste e-mail : Acabo de saber que a eminente Professora Dra. Lissy Jarvik, ( de 97 anos) que recebeu um visto de Aristides de Sousa Mendes, acaba de falecer. Ambos Vossas Excelências sabem tão bem ou melhor do que eu o papel que ela representou no reconhecimento de Aristides de Sousa Mendes, junto do Yad Vashem - Centro Mundial de Lembrança do Holocausto, filmes /documentários em que o seu testemunho e figura foram proeminentes, as muitas conferências e trabalhos, etc.
Logo em 1996 quando comecei a “relançar" o reconhecimento de Aristides de Sousa Mendes nos Estados Unidos - onde na altura toda a gente, incluindo os muitos Rabis e outras figuras responsáveis que contactei, pareciam ter esquecido o nosso grande humanista - , Lissy Jarvik, deu-me o seu apoio entusiasta.
Os apoios de Elie Viesel, Eric Saul, Baruch Tenembaum, Presidente da IRWF - International Raoul Wallenberg Foundation ( de que o Papa Francisco, António Guterres, Padre Melícias, e muitos Prémios Nobel são membros) permitiram que este reconhecimento fosse significativo.
Na grande Exposição "Visas for Life Exhibit" , nas Nações Unidas em Abril de 2000; no 50º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes, celebrado em 21 países, na semana de Junho de 2004, data em que em que nasceu o Projecto “Dia da Consciência", reconhecido pelo Papa Francisco em 17 de junho de 2020, Lissy Jarvik esteve sempre presente com o seu entusiástico apoio.
E em 2010/2011 quando nasceu a Sousa Mendes Foundation US foi Lissy Jarvik a quem foi dado o cargo e responsabilidade de primeira Presidente da Fundação. Curiosamente eu e ela deixamos ambos a Direcção desta Fundação quase na mesma altura, para continuarmos depois e até hoje apenas como “advisors” da mesma.
A família de Lissy Jarvik acaba de contactar a Sousa Mendes Foundation US pois querem convidar o consul português em Los Angeles para estar presente no seu enterro que deve ter lugar amanhã, domingo dia 3 ou na segunda feira, dia 4; ainda não tinham ou não sabiam a data certa.
Como disse atrás, não sei a quem me dirigir neste momento. Sei que a vossa compreensão compensará a minha ignorância. Mas peço-lhes encarecidamente que deem as vossas instruções a quem de direito nesse sentido. É o mínimo (ela merece muito mais!) que podemos fazer. Lissy Jarvik merece a nossa gratidão pelo que tem feito pelo reconhecimento de Aristides de Sousa Mendes.
A urgência (a notícia/pedido chegou-me há momentos) leva-me a pedir o favor que tal pedido seja atendido tão cedo quanto possível. Fico aguardando o favor da vossa compreensão e ajuda.
Os meus respeitosos cumprimentos.
João Crisóstomo
crisostomo.joao2@gmail.com
_____________
Nota do editor:
2 comentários:
Mais um assunto, que nunca nos devemos esquecer, em que o nosso caro João Crisóstomo esteve ligado com grande entusiasmo e todos devemos estar orgulhosos.
João Crisóstomo, que tem telefonado, continua de quarentena por cá e tem aproveitado para viajar por várias regiões do nosso Portugal.
Abraço, saúde e bons passeios
Valdemar Queiroz
Amigo João Crisóstomo,
A comunidade Judaica de Sharon, Estado de Massachusetts, alguns anos atrás homenageou a memória de Aristides Sousa Mendes, no Clube Luís de Camões. Foi convidado para essa homenagem. Mais tarde, a comunidade portuguesa da área consular de Boston fez o mesmo, tendo aproveitado as cerimónias do Dia de Portugal para esse efeito.
Abraço transatlântico.
José Câmara
Enviar um comentário