quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22704: Blogpoesia (755): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (3) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

1. Em mensagem de 4 de Novembro de 2021, o nosso camarada Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845 (Teixeira Pinto, 1968/70) mandou-nos um trabalho em quadras onde refere os nomes das Operações em que o seu Batalhão participou. Continuação. Lembremos a sua mensagem:

Bom dia Carlos
Em primeiro lugar obrigado por me ires aturando.
Hoje, envio mais coisas minhas pois, lembrei-me das Operações e Missões e dos nomes que lhe davam.
Um Abraço para todos, em especial para os Chefes de Tabanca
Albino Silva



OPERAÇÕES E MISSÕES

Batalhão de Caçadores 2845



Como era o Alfange
Ou Arlindo Aliado
Asdrúbal, Abrunheiro
Com lutas por todo o lado.

Albatroz e Andorra
No Abatão sem cansaço
Ardózia, Atómico, Acácia
Arlete naquele abraço.

Foram estas as lutas
Em que nossas companhias
Tendo sempre o inimigo
Combatendo todos os dias.

Estes foram nomes dados
Em tantas operações
Patrulhamentos escoltas
Ainda em outras missões.

E para nunca esquecer
Eu procuro ajudar
Que no fim de muitos anos
Posso tudo recordar.

São recordações que eu
Há cinquenta anos atrás
Na Guiné também lutava
Nos meus tempos de rapaz.

É bem difícil sei bem
Certas coisas recordar
Como zonas de combate
Onde era morrer ou matar.

E nestas operações
Onde muito combatemos
Com baixas que nós causamos
Também um pouco morremos.

A caçar o inimigo
Era bom tenho a certeza
Quando eles nos caçavam
Caía em nós a tristeza.

Em conversas de caserna
As companhias então
Se não fossem todas juntas
Havia sempre um pelotão.

Todos por um, um por todos
Unidade a combater
Unidade com coragem
Unidade até morrer.

As nossas três companhias
Lutaram e defenderam
Na Guiné por Portugal
Houve heróis que morreram.

E cada um que tombava
Sem perder a esperança
Procuravam o inimigo
Logo faziam vingança.

Destemidos Soldados
Companhias sem igual
Defendiam a Nação
Morriam por Portugal

Em combate eram feridos
Em combate desapareciam
Dos nossos bravos Soldados
Alguns também lá morriam.

Quando isto eu escrevo
Pois não consigo esquecer
Aqueles meus Camaradas
Naquela Guiné combater.

São cinquenta anos passados
Para nós é a memoria
Pela Pátria o que demos
É sempre para nós historia.

Uma historia que passou
E para nós sem igual
Choramos, sofremos, lutamos
Mas Honramos Portugal.
____________

Nota do editor

Poste anterior de 9 de Novembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22701: Blogpoesia (754): Operações e Missões, e dos nomes que lhes davam (2) (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845)

Sem comentários: