quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22706: Tabanca dos Emiratos (5): Expo' 2020 Dubai UAE - Parte I: Uma das melhores exposições de sempre, sob o triplo lema da Sustentabilidade, Mobilidade e Oportunidade (Jorge Araújo)


Foto 1 - Expo' 2020 Dubai UAE: os repórteres de serviço...
 




Jorge Araújo, ex-fur mil op esp / ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); um homem das Arábias... doutorado pela Universidade de León (Espanha) (2009), em Ciências da Actividade Física e do Desporto; professor universitário, no ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), Portimão, Grupo Lusófona; vive entre entre Almada e Abu Dhabi; autor, entre outras,  da série "(D)o outro lado do combate"; nosso coeditor... Voltou às "Arábais" em agosto de 2021, depois de passar uma parte da pandemia na terrinha natal...Está de momento com menos disponibilidade para o nosso blogue devido a  afazares acedémicos: tem, nomeadamente em mãos dois livros técnicos. Mas arranjou tempo de de ir à Expo' 20020 e dar-nos um "cheirinho" do que lá se passa... Portugal e a lusofonia também lá estão. Aproveitamos para lhe mandar, a ele e à sua Maria,  um cabaz cheio de saudades, miminhos e chicorações em dia de aniversário.


“APONTAMENTOS” DA «EXPO 2020»

(DUBAI - 01OUT2021 / 31MAR2022)

PARTE I






Foto  2 - Símbolo da Expo'2020 à entrada do recinto



1. INTRODUÇÃO

Tal como aconteceu com a esmagadora maioria dos grandes eventos mundiais agendados para o ano de 2020, como foi, por exemplo, o caso dos «Jogos da XXXII Olimpíada – Tóquio’2020», também a «EXPO’2020», no Dubai, Emirados Árabes Unidos, viria a alterar a realização da sua “Exposição Mundial”, inicialmente prevista de 20 de Outubro de 2020 a 10 Abril de 2021, para o período de 1 de Outubro de 2021 a 31 de Março de 2022 (seis meses), devido à pandemia do «COVID-19».

Construída numa área de 438 hectares, a «EXPO’2020» está localizada entre as cidades de Dubai e Abu Dhabi, perto da linha de fronteira sul que liga o Dubai à capital do país (Abu Dhabi). O projecto foi organizado em torno de uma praça central intitulada «Al Wasl», cercada por três grandes espaços temáticos, cada um deles dedicado a um dos subtemas da «Exposição»: “Oportunidade”, “Mobilidade” e “Sustentabilidade”.
O programa da Cerimónia de Abertura da «EXPO’2020», que decorreu na noite do passado dia 30 de Setembro de 2021, 5.ª feira, contou com as apresentações do tenor italiano Andrea Bocelli (“The Prayer”); da cantora e compositora britânica Ellie Goulding (“Anything Could Happen”); da cantora, compositora, atriz e activista beninense Angelique Kidio [Angélique Kpasseloko Hinto Hounsinou Kandjo Manta Zogbin Kidio] e o cantor saudita Mohammed Abdu (a dueto de “If You’re Out There” de John Legend); a cantora, compositora e atriz americana conhecida profissionalmente por Andra Day [Cassandra Monique Batie] (“Rise Up”) e o pianista chinês Lang Lang, entre outros.

A declaração oficial de abertura foi feita pelo Emir do Dubai Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.



Foto 3 – Parte da estrutura que cobre a Praça Central «Al Wasl", 
onde decorreu a cerimónia de abertura. 


Foto 4 – Imagem do interior da Praça Central «Al Wasl»



Foto 5 – Imagem do interior da Praça Central «Al Wasl»


Fotos (e legendas): © Jorge Araújo (2021). Todos os direitos reservados [Edição:  Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


2. FOTOGALERIA 


Foto 6 – Parte dos mastros de bandeiras dos 192 países representados na “Exposição”, onde se inclui Portugal, Brasil e outros países da CPLP


Foto 7 – Uma das entradas no recinto da “Exposição”.


Foto 8 – No interior; alameda depois da entrada no recinto da “Exposição”


Foto 9 – Pavilhão da Mobilidade, um dos subtemas da “Exposição” 


Foto 10 – Pavilhão de Portugal: fila de ingresso.


Foto 11 – Pavilhão de Portugal


Foto 12 – Pavilhão do Brasil (exterior)


Foto 13 – Pavilhão do Brasil (plano de água no exterior)



Foto 14 – Pavilhão do Brasil (actuação de artista brasileira no exterior)



Foto 15 – Pavilhão de Espanha (entrada) 


Foto 16 – Um dos palcos reservado a espectáculos musicais.

 

Continua…

Termino esperando que este pequeno apontamento de “reportagem” da «EXPO’2020» tenha sido do vosso agrado.

Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.  

Jorge Araújo.

19Out2021

___________

Nota do editor:

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Olá, Jorge e Maria, obrigado pela vossa excelente fotorreportagem. Imagino que por aí, nesta altura, não haja muitos portugueses. E a propósito encontrei há dias no Parque da Será dina, em Monsanto, o nosso Gil, a mascote da Expo' 1998. Claro qUE os putos já não o conhecem. Está velhote... Manda-vos um abraço.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge, já que a gente não vai ao Dublin, à Expo'2020, diz-nos como é o pavilhão de Portugal por dentro, decoração, conteúdos, etc. Já estou no Funchal com o Lido e o mar a meus pés. Vim de cadeirinha de rodas, c tratamento VIP tanto em Lisboa como no Funchal. Aqui só se entra com certificado digital de vacinação. A RAM não brinca em serviço.

Tenho que fazer um elogio à este serviço disponível nos nossos aeroportos... My Way.