sábado, 2 de maio de 2020

Guiné 61/74 - P20933: Tabanca dos Emiratos (4): Viagem até ao emirato de Fujairah - Parte II: O museu (Jorge Araújo)


Geografia dos Emirados Árabes Unidos [UAE] com indicação dos seus sete Emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al Quwain, Ra's al Khaimah e Fujairah.


Foto 1 > Emiratos Árabes Unidos > Março de 2020)  > Atravessando as «Montanhas Hajar» a caminho de Fujairah


Foto 3 – Emiratos Árabes Unidos > Março de 2020 > Entrada do «Museu de Fujairah»


Foto 4 > Emiratos Árabes Unidos > Março de 2020 > Painel na entrada do «Museu de Fujairah» inaugurado em 1991




Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]






Jorge Araújo, ex-fur mil op esp / ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); um homem das Arábias... doutorado pela Universidade de León (Espanha) (2009), em Ciências da Actividade Física e do Desporto; professor universitário, no ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), Portimão, Grupo Lusófona; vive entre entre Almada e Abu Dhabi; autor da série "(D)o outro lado do combate"; nosso coeditor.


IDA AO EMIRADO DE FUJAIRAH (FUJEIRA)
UMA VISITA PARA PARTILHAR
- O MUSEU DE FUJAIRAH (PARTE II)
1.  – INTRODUÇÃO

O aparecimento dos primeiros casos de infectados com o «COVID-19», levaram as autoridades locais a lançar o alerta junto dos seus residentes, propondo algumas alterações no seu comportamento social de modo a reduzir as fontes de contágio.

A primeira medida tomada, logo no início de Março, foi o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior. Nessa altura ainda não era possível antever o que, decorridos mais alguns dias, passou a ser inevitável – o "isolamento social" – com recolhimento no domicílio.

Foi neste quadro factual em evolução, onde a mobilidade interna ainda não contemplava restrições, que aproveitámos para nos deslocar de carro ao Emirato de Fujairah (Fujeira), situado a três centenas de quilómetros, na costa leste, banhada pelo Golfo de Omã, como aliás demos conta no P20818.

Continuando a partilhar esta viagem convosco, eis o segundo fragmento.  (*)    

2.  – OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS [EAU]


Situado no sudeste da Península Arábica, no Médio Oriente, o território dos Emirados Árabes Unidos [EAU ou UAE] faz fronteira com Omã (a leste), com o Qatar e Golfo Pérsico (a norte) e com a Arábia Saudita (a sul e a oeste).

Formado por uma confederação de monarquias árabes, chamados «EMIRADOS», estabelecida oficialmente em 02 de Dezembro de 1971, cada um dos sete emirados possui total soberania sobre os assuntos internos. Localizados na entrada do Golfo Pérsico, os sete emirados que constituem o país são: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al Quawain, Ra's al Khaimah (a oeste) e Fujairah (a leste). A capital é Abu Dhabi, a segunda maior cidade dos Emirado Árabes Unidos (Vd. infografia acima).


3.   – O EMIRADO DE FUJAIRAH (FUJEIRA)

O Emirado de Fujairah está separado do resto do país pela linha irregular das «Montanhas Hajar», constituídas numa cordilheira situada entre o leste dos Emirados Árabes Unidos e o nordeste de Omã, sendo considerada a maior cadeia de montanhas no leste da península Arábica (Vd. foto nº 1, acima).

Em termos de superfície, Fujairah é o quinto maior entre os sete emirados dos EAU, e o único que está localizado no Golfo de Omã, ao contrário dos outros, que estão situados ao longo do Golfo Pérsico.

3.1 – O MUSEU DE FUJAIRAH (FUJEIRA)

O Emirado de Fujairah possui um dos museus mais importantes dos Emirados Árabes Unidos que regista a história e o património ancestrais através das antiguidades encontradas pelas missões de escavação e arqueólogos.

Este pequeno museu foi criado como parte da biblioteca geral Khalid IBN Waleed em 1969 e foi supervisionado directamente pelo Amiri Diwan, incluindo armas, cerâmica, moedas e ferramentas agrícolas.

Devido à expansão das descobertas exploratórias e arqueológicas, Sua Alteza Sheikh Hamad bin Mohammed Al Sharqi, Membro Supremo do Conselho e governante de Fujairah, emitiu um decreto em 27 de Maio de 1991 para a criação de um Departamento de Património e Antiguidades especializado na preservação do meio ambiente, herança do emirado que inclui castelos, fortes, mesquitas antigas, bem como a manutenção do museu e a supervisão de explorações de monumentos históricos no Emirado.

Com base nesse decreto, o Departamento de Antiguidades e Património reorganizou-se e construiu o «Museu Fujairah» para acomodar o grande número de artefactos descobertos em diferentes partes do Emirado. (Vd. fotos nºs 2 e 3, acima).

Em 30 de novembro de 1991, Sua Alteza, Governante de Fujairah, inaugurou oficialmente o «Museu de Fujairah», que consistia num único grande salão de antiguidades. Em 1998 o mesmo Departamento finalizou os planos de expansão do museu que incluíam dois amplos salões para antiguidades e três grandes salões para património, incluindo, também, uma secção para reformas, um laboratório e uma secção para escavações arqueológicas.
► Espaço Histórico

O primeiro salão exibe as ocupações conhecidas na região, como agricultura, pesca e comércio, além de meios para extrair água potável (Al Yazrah), bem como as actividades tradicionais, como a indústria de tecelagem e cerâmica.

O segundo salão inclui armas antigas usadas pela população local, vários trajes antigos que eram populares na região, além de utensílios usados no passado e entre as armas exibidas nesta sala, Om Fateela, Al Sawmaa e Al Roomeya, juntamente com um rifle antigo (arma portátil de cano longo) chamado Khedewi, fabricado em 1916. Existe, ainda, uma casa antiga feita de folhas de palmeira.

O terceiro salão corresponde à antiga loja de especiarias e souq.

► Salão de Antiguidades

O salão de antiguidades inclui diversos artefactos que foram descobertos em vários locais, incluindo vasos de esteatite (pedra de talco ou pedra-sabão) de clorito (mineral filossilicato), além de itens de latão e louça e conjuntos de canecas e xícaras antigas de várias formas e usos.
        FOTOGALERIA (PARTE II)










Seleção de fotos dos conteúdos do museu


Principal fonte de consulta:
Desdobrável do Fujairah Tourism & Antiquities Authority
Fujairah Fort
Tradução e adaptação do Inglês.



Termino, agradecendo a atenção dispensada.
Continuem vigilantes… e não facilitem… o "COVID-19" não passará!
Com um forte abraço (virtual).    (**)
Jorge Araújo.
14ABR2020
_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste amterior > 5 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20818: Tabanca dos Emiratos (2): Viagem até ao emirato de Fujairah - Parte I: o forte (Jorge Araújo)

(**) Último poste da série > 11 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20842: Tabanca dos Emiratos (3): Cacei aqui, em Abu Dhabi, às 14h15, de ontem, mais um número redondo, os 10 milhões de acessos ao nosso blogue... Votos de Santa Páscoa para a Tabanca Grande (Jorge Araújo)

1 comentário:

José Botelho Colaço disse...

Parabéns caro amigo Jorge e como homem culto que és e desse modo todos os dias enriqueces mais a tua cultura geral. Um abraço.