domingo, 26 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20907: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (14): O 25 de Abril passado em Farim, com crocodilos à mistura no rio Cacheu..., mas levando o luxo (!) da água e da luz ao hospital local... E, hoje, almocei ostras na grelha!



Guiné-Bissau > Bissau > 26 de abril de 2020 > Hoje há ostras na morança do Patrício Ribeiro... Acabou de comprar à porta um balde de 20 litros... e mandou-nos um "cherimho"... só para fazer inveja!... (São bem merecidas: afinal, ele é capaz de ser um dos últimos malucos "que gosta do que faz".... e que escolheu viver na Guiné-Bissau!)


Portugal > Lisboa > Praça do Comércio > 25 de abril de 2020 > O meu neto, de 3 anos, a quem eu pedi para ir ver se ainda lá estavam os blindados...


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > Hospital > 25 de abril de 2020 > Uma sessão de formação: o Patrício Ribeiro, ao centro, de máscara... (É que a Covid-19 também já lá chegou...)


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > Hospital > 25 de abril de 2020 >   À entrada do hospital há um cartaz a explicar "o que é o corononavírus" (em português, o que poucos entenderão: primeiro, porque não sabem ler; segundo, porque não falam português...).


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > Hospital > 25 de abril de 2020 > O milagre da vida: uma criança que acabara de nascer, na véspera, em 24 de abril...


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim >  24 de abril de 2020 > Rua


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > 25 de abril de 2020 > Rua (que parece estar a ser alcatroada...)


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim >  25 de abril de 2020 > Praça central com monumento do tempo colonial...


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > 25 de abril de 2020 > Praça central, com monumento do tempo colonial... O Patrício Ribeiro, de costas...


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > 25 de abril de 2020 > Monumento que resistiu ao "camartelo revolucionário", comemorativo do 5.º centenário da morte do Infante D. Henrique (1460-1960): ainda dá para perceber a estrofe de Camões. "Por mares nunca dantes navegados"... As letras e os algarismos, em metal, foram retirados (muito provavelmente roubados).


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > 25 de abril de 2020 > Porto fluvial, na margem direita do rio Cacheu... E até por aqui há crocodilos.


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim >  25 de abril de 2020 > Porto fluvial.


Guiné- Bissau > Região do Oio > Farim > 25 de abril de 2020 > Cambança do rio Cacheu: em primeiro plano, o Patrício Ribeiro...

Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2020) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso amigo e camarada Patrício Ribeiro, um português, natural de Águeda, criado e casado em Angola, Huambo, ex-fuzileiro em Angola durante a guerra colonial, a viver na Guiné-Bissau desde meados dos anos 80 do séc. passado, fundador, sócio-gerente e director técnico da firma Impar, Lda.; tem mais de 90 referências no nosso blogue]

Data: 26 de abril de 2020 12:59
Assunto: 1- Farim e o 25 de Abril

Bissau / Farim, 25 Abril de 2020

Luís

Junto mais umas fotos; Farim, Mansoa e Lisboa, nesta data de Abril e da nossa quarentena.

Fotos dos nossos passeios… pelo interior da Guiné, muitos dos que as vão ver, passaram por aqui, há uns anitos, o “tempo passa rápido”.

Atravessamos o Rio Cacheu para chegar a Farim, como tantas vezes o temos feito, de piroga. A jangada mais uma vez estava avariada, em reparação, do lado de Farim (tenho quase sempre este azar)

Fomos entregar os nossos trabalhos: fornecimento de água corrente e iluminação, 24h ao dia, com energia fotovoltaica. Estes luxos… já não existiam há anos no Hospital.

A entrega foi da parte da ONG IMVF de Portugal [, o Instituto Marquês de Valle Flôr], à direcção do Hospital e Direcção Regional de Saúde.

O Hospital de Mansoa, também passou a beneficiar destes luxos, agora também já tem água na torneira 24h ao dia. Instalamos duas bombas fotovoltaicas (envio foto).

Desta vez, esta data tão simbólica, foi passada em Farim, as outras trinta e cinco anteriores, foram todas passadas na Guiné. A primeira em Luanda [, em 25 de abril de 1974,]  a ouvir a rádio BBC, “é a nossa vida” enquanto nos deixarem.

Como eu queria saber o que se passava em Lisboa, mandei o meu neto com 3 anos, à Praça do Comercio, para ele ver se ainda lá estavam os blindados… O que ele me disse, como podes (ver na foto), é que... não estava lá ninguém… (Nota: Ele já cumpriu a Quarentena, já saiu de Bissau há 15 dias.)

Luís,

Como diz o nosso amigo Rosinha (cheio de saudades), está na hora de eu ir grelhar um balde de 20 litros, cheio de ostras, que comprei há pouco à porta.

Se as fotos que te envio forem muitas, lança algumas à lama do rio Cacheu, que os crocodilos que lá andam, mesmo no porto de Farim, agradecem. Fica ao teu critério, todas levam legenda.

Um bom domingo para todos, e riam-se... de um maluco, que gosta do que faz.

Abraço
Patrício Ribeiro
impar_bissau@hotmail.com


Guiné- Bissau > Região do Oio > Mansoa >  Hospital > 24 de abril de 2020 > Painel fotovoltaico.
______________

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Patrício, adorei as tuas fotos e a partida que pregaste ao teu neto!...É de pequenino que se torce o pepino!...Ele assim não vai esquecer o 25 de Abril... Mais tarde, vais ter que lhe explicar o que faziam, na Praça do Comércio, as chaimites do Salgueiro Maia!...

Confesso que nunca ostras grelhadas!... Essas vêm de donde ? Quinhamel ?

Outra coisa: a criancinha nasceu aonde ? Mansoa pu Farim ?... Aquele abraço. Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Patrício, não chames "blindados" às chaimites... Na Praça do Comércio estavam as "latas" das chaimites, da Escola Prática de Santarém, comandadas pelo cap acv Salgueiro Maia e, vindos do Regimento de Cavalaria 7 (Ajuda), na rua do Arsenal, tinha os carros de combate, comandados pelo major cav Pato Anselmo (que também combateu na Guiné, se não erro...). E no Tejo,frente ao Terreiro do Paço, a fragata Gago Coutinho, comandada por António Seixas Louçã,capitão de fragata... (Sabe-se hoje que se recusou a obedecer à ordem superior para disparar contra os revoltosos no Terreiro do Paço; teria provocado um banho de sangue, entre militares e civis).

Enfim, questões de rigor...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Patrício, no dia em que comestes as outras, era anunciada a primeira vítima mortal de COVID-19, no território da Guiné-Bissau, segundo a nossa Antena1:

27 abril 2020
Registada a primeira vítima mortal por Covid-19 na Guiné-Bissau
por Antena 1

(...) Foi anunciado este domingo a primeira vítima mortal, oficial, provocada pelo novo coronavírus em território guineense.

O correspondente Waldir Araújo refere que esta pandemia já está também a ter efeitos colaterais, como a fome, em algumas localidades guineenses.

A partir de hoje, a Guiné Bissau inicia um novo período do estado de emergência, que vai prolongar-se até ao dia 11 de Maio.

O país tem até agora 53 infectados e uma vítima mortal. (...)

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/registada-a-primeira-vitima-mortal-por-covid-19-na-guine-bissau_a1224028