terça-feira, 28 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20916: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (71): A história da escultura dedicada ao Soldado Desconhecido de Sacavém (José Martins)




1. Mais um trabalho do nosso camarada José Martins (ex-Fur Mil TRMS, CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), enviado em mensagem de 7 de Abril de 2020, com a história de uma estátua dum "Soldado Desconhecido" encomendada ao artista José da Silva Pedro para ser erigida em Sacavém, que nunca viu a luz do dia.



____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20799: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (70): Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes: um pouco de história (José Martins)

1 comentário:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

O tratamento dos ex-combatentes de I GM foi bizarro.
Não me parece que tivessem sido protegidos pelos poderes constituídos: republicanos, primeiro, e fascistas, depois. O apoio financeiro foi ridículo e o apoio médico, sanitário, etc. nem sei que características teve.
Não é raro encontrarmos monumentos erguidos tarde e a más horas e em condições mais que discutíveis que vão desde projectos - inocentes projectos e "discutíveis" artisticamente - gratuitos, mas sentidos e, quantas vezes por subscricão pública?. Este será um dos exemplos, mas até o da Avenida da Liberdade, se for bem estudado será uma desagradável surpresa...

Um ab.
António J. P. Costa