Teatro Dom Roberto, Porto. Com a devida vénia...
Maratona de Robertos
Endereço: Rua da Esperança 146, 1200-660 Lisboa
Domingo, 28 Novembro de 2021 |
Sessões contínuas : das 11h00 às 18h00 | Aconselhado a famílias |
Entrada Livre!
No dia 28 de novembro o Museu da Marioneta festeja 20 anos, mas festeja também a classificação no Inventário do Património Cultural Imaterial do Teatro Dom Roberto, uma das formas mais antigas e mais genuínas de teatro de marionetas português.
Até meados do século XX, era comum encontrarem-se Robertos e as suas coloridas barracas nas ruas, praças, jardins e praias de todo o país. De carácter essencialmente popular e frequentemente ignorada pela maioria dos historiadores e investigadores das artes teatrais, o repertório do teatro de robertos era composto por textos de tradição oral, de sabor popular, com direito a muito improviso.
No final do século XX, no entanto, esta forma teatral estava quase esquecida. Foi João Paulo Seara Cardoso, do Teatro de Marionetas do Porto, que primeiro percebeu a necessidade de preservar os Robertos, aprendendo a arte com o marionetista António Dias, ainda em atividade nos anos 80.
No dia 28 de novembro o Museu da Marioneta festeja 20 anos, mas festeja também a classificação no Inventário do Património Cultural Imaterial do Teatro Dom Roberto, uma das formas mais antigas e mais genuínas de teatro de marionetas português.
Dom Roberto é direto e rude, mas também simpático e bonacheirão, criando grande empatia nos seus públicos!
Até meados do século XX, era comum encontrarem-se Robertos e as suas coloridas barracas nas ruas, praças, jardins e praias de todo o país. De carácter essencialmente popular e frequentemente ignorada pela maioria dos historiadores e investigadores das artes teatrais, o repertório do teatro de robertos era composto por textos de tradição oral, de sabor popular, com direito a muito improviso.
Novos e velhos, crianças e adultos, acorriam aos primeiros sons agudos da palheta, prontos a deliciarem-se com os episódios cómicos que aqueles bonecos protagonizavam com ritmo e destreza.
No final do século XX, no entanto, esta forma teatral estava quase esquecida. Foi João Paulo Seara Cardoso, do Teatro de Marionetas do Porto, que primeiro percebeu a necessidade de preservar os Robertos, aprendendo a arte com o marionetista António Dias, ainda em atividade nos anos 80.
Hoje, em Portugal, há de novo uma família de bonecreiros que percorrem o país com os seus ‘atores de palmo e meio’, as suas guaritas e a sempre característica voz de palheta.
No domingo dia 28 estarão reunidos no Claustro do Museu, para uma Maratona de Robertos. Venha celebrar connosco e assistir ao teatro de marionetas Dom Roberto – pelos roberteiros:
- Fernando Cunha
- Filipa Mesquita
- Francisco Mota
- João Costa
- Jorge Soares
- José Gil
- Manuel Dias / Trulé
- Marcelo Lafontana
- Nuno Pinto
- Raul Constante Pereira
- Ricardo Ávila
- Rui Sousa
- Sara Henriques
- Vítor Santa Bárbara
Vd. também aqui a história do Museu e Página do Facebook do Museu da Marioneta
2. O Teatro Dom Roberto é um género de espectáculo, teatral, popular, satírico, itinerante, de bonecreiros, também conhecido como "teatro de fantoches", destinado a todas as idades, mas que faz parte, muito em particular das nossas melhores recordações de infância... Era então um dos grandes divertimentos populares, até cair hoje (quase) no esquecimento... Foi recentemente inscrito no Inventário de Património Cultural Imaterial Português.
Nesse tempo, em que éramos putos, ainda não havia a televisão, nem a Net nem muito as redes sociais. Víamos os "robertos", literalmente maravilhados, fascinados, boaquiabertos, assombrados, divertidos, sentados no chão, à volta de uma "barraquinha de feira", montada nalguma praça, jardim, feira, terreiro de festa ou praia das nossas santas terrinhas... Infelizmente, esses espetáculos, sazonais, não eram tão frequentes quanto isso...
"Hoje, o Teatro Dom Roberto é apenas uma imagem feliz da infância de alguns, um traço vivo de uma preciosa herança cultural que se vai esvaindo com os tempos da 'modernidade' ".
Nota do editor:
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