Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Guiné 61/74 - P22750: Efemérides (356): Thanksgiving - Dia de Acção de Graças - Fomos recebidos sem reservas pelos EUA. Em troca apenas nos pediram que compreendêssemos e respeitássemos as suas instituições (José Câmara, ex-Fur Mil)
1. A propósito do Dia de Acção de Graças que hoje se festeja nos Estados Unidos da América, o nosso camarada José Câmara (ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73), enviou-nos esta mensagem:
Familiares e amigos,
Alguns anos atrás, no Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, tive a oportunidade de endereçar uma mensagem pelo Thanksgiving, o Dia de Acção de Graças na grande Nação Ameriana. É porventura o maior feriado familiar americano. Este ano está previsto que cerca de 48 milhões de americanos viajarão para se encontrarem com os familiares.
Tal como então, a mensagem que então enderecei continua bem viva e a única coisa que mudou foi o tempo desde então, Os sentimentos são os mesmos.
Meus queridos familiares e amigos,
Amanhã, Quinta-Feira, irei celebrar o Dia de Acção de Graças nos Estados Unidos da América.
Eu e muitos de nós escolhemos este grande País americano para nossa segunda Pátria. Aqui fizemos as nossas vidas, formámos e vimos crescer as nossas famílias, realizámos muitos dos nossos sonhos. De uma maneira geral fomos recebidos sem reservas pelos EUA. Em troca apenas nos pediram que compreendêssemos e respeitássemos as suas instituições. Na verdade, pediram muito pouco para aquilo que recebemos em troca.
Sou agradecido e penso que a maioria dos que aqui vivem me acompanham nesse sentimento. Também celebro com estes. Lá longe, onde a Europa acaba e a América começa vivem muitos familiares, companheiros e amigos da escola, da minha juventude, do trabalho, do desporto.
Do serviço militar reconheço os camaradas que ao longo dos anos viveram as mesmas horas de aflição, os mesmos sacrifícios e também os grandes momentos de alegria e camaradagem, que também os houve, que só a guerra do Ultramar poderia proporcionar.
Se me permitem, deixem-me também celebrar o dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day, no meio de vós, nos dois lados do Atlântico.
Com um abraço,
JC
____________
Nota do editor
Último poste da série de 23 DE NOVEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22744: Efemérides (355): Eduardo Jorge Ferreira (Lourinhã, 1952-Torres Vedras, 2019): dois anos de saudade (Rui Chamusco)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Caros amigos
Esse pressuposto, como princípio, que o José Câmara aqui nos traz, de que foram "recebidos sem reservas pedindo apenas, como troca, que compreendêssemos e respeitássemos as suas instituições", é que me parece ser a grande diferença para o que atualmente se passa com a questão dos "refugiados" e/ou "emigrantes".
Colocando isso como princípio evitavam-se muitos problemas e demagogias.
Hélder Sousa
Enviar um comentário