sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23955: O nosso blogue em números (84): O número médio de comentários, por poste, em 2022, foi de 3,9... Os comentários dão mais vida, mais pica, ao nosso blogue... Em Dia de Reis, reforçamos os votos da Tabanca Grande para que os nossos leitores continuem a aparecer e a comentar os nossos postes. E quem aparecer será sempre bem vindo, desde que dê a cara... e respeite as nossas regras de bom convívio...



1. Prosseguindo a nossa "prestação de contas" relativamente à atividade bloguística do ano que agora finda (*) ... O número de comentários, em 2022, atingiu um  total de 4180 (limpos de mensagens Spam), o que a dividir por 1068 postes publicados, dá uma  média de 3,9 comentários por poste  (Gráfico nº 7). 

Este valor (3,9)  igual à média de 2016, e é melhor do que o de 2017 e 2018.
 
O nosso recorde continua a ser os 6 comentários, em média, por poste, nos anos de 2011 e 2012 em que publicámos um total de 1756 e 1604 postes, com 11 mil e 10,5 mil comentários, respetivamente... Mas nessa época o controlo do Spam não era tão rigoroso. Hoje há um despiste mais apertado do Spam por parte do nosso servidor, o Blogger.

Recorde-se o que é  Spam:

spam |spâme|
(palavra inglesa, redução de 'spiced ham', presunto condimentado)

nome masculino

[Informática] Tipo de mensagem de correio electrónico, geralmente com intuito publicitário ou fraudulento, enviada para grande número de destinatários que não forneceram o seu endereço para esse fim.

"spam", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/spam [consultado em 06-01-2023].


2. Convém, entretanto, lembrar, mais uma vez, que estas "médias", como todas as médias estatísticas, podem ser "enganadoras": há postes sem um único comentário, a maior parte tem um, dois ou três... Às vezes podem ter meia dúzia, ou até 10... Outros podem ter, excecionalmente, algumas dezenas: 20, 30, ou até mais... Tudo depende do tema, do conteúdo, do interesse, do autor, da ilustração fotográfica, etc.

Há, naturalmente, postes mais "polémicos" ou mais "interessantes" ou até mais "apaixonantes" do que outros. Tudo depende do assunto e da sua abordagem. Ou até do autor. Os postes,  com pontos de vista menos "consensuais",  podem originar mais comentários, às vezes "marginais".

Em todo o caso, ler e comentar dá muito trabalho... E nota-se, ao fim destes anos todos (vamos fazer 19 anos em 23/4/2023!) uma "fadiga bloguística", agravada nestes últimos três anos (2020, 2021 e 2022) pela "fadiga pandémica"... O que é natural e, mais do que isso, humano... 

Por outro lado, quem aqui vem, com regularidade, são antigos combatentes, uma geração em vias de extinção...

Mas merece as nossas palmas (dos editores e dos autores) os nossos leitores que, além de lerem os postes, ainda mostram interesse em os comentar.

3. Recorde-se que qualquer leitor (mesmo não registado no Blogger ou sem conta no Google), pode comentar como "anónimo"... As nossas regras exigem, no entanto, que no final da mensagem deixe o seu nome e apelido (como é conhecido dentro ou fora da Tabanca Grande).

Como "anónimo", o leitor terá sempre que "clicar" na caixa que diz "Não sou um robô"...

O ideal é, pois, usar a conta do Google (basta só criar uma conta, o que é gratuito): quase toda a gente, hoje em dia, tem um endereço de @gmail...

Os comentários dão mais vida, mais pica, ao nosso blogue!... E são a prova de que estamos vivos!... 

O comentário não precisa de ser extenso e muito elaboraddo: às vezes basta uma linha ou duas. (Há um limite de cerca de 4 mil carateres, incluindo espaços, por comentário, qualquer coisa como cerca de página e meia de texto, em formato A4; mas podem desdobrar-se os comentários,  publicando-se uma primeira pare e depois a continuação)

Recorde-se que uma parte desses comentários pode dar (e tem dado) origem a postes, por iniciativa em geral dos editores mas também, nalguns casos, por sugestão dos autores.

Por outro lado, alguns camaradas nossos continuam a queixar-se de perderem, às vezes, extensos comentários, certamente por terem tocado numa tecla errada... Nestes casos, é preferível escrever o texto em word, à parte e no fim, fazer "copy & paste"... É mais seguro. 

Excecionalmente, pode haver um comentário que não é publicado, mas não se perde, indo parar à caixa do Spam. E nesse caso pode ser recuperado pelos editores.

Em Dia de Reis, reforçamos os votos da Tabanca Grande para que os nossos leitores continuem a aparecer a comentar os nossos postes. E quem aparecer será sempre bem vindo, desde que dê a cara... e respeite as nossas regras de bom convívio...  

Os autores (e os editores) são os primeiros a agradecer o interesse dos comentadores. Ao fim destes anos antigimos os 95 mil comentários, o que é obra! (**)
___________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 5 de janeiro de  2023 > Guiné 61/74 - P23950: O nosso blogue em números (83): Quem nos visitou, em 2022, usou o Chrome (66%) como navegador, e o Windows (47%) como sistema operativo

(**) Vd. poste de 15 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22907: O nosso blogue em números (77): em 2021, apesar da dupla fadiga pandémica e bloguística, tivemos uma média de 4,5 de comentários por poste, igual à do ano anterior...

1 comentário:

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Boa noite camaradas
Sei que posso sempre contar com a camaradagem de todos, em especial do Luís Graça, do MR e do Vinhal
Obrigado
PS: Caso alguém esteja interessado no Livro, que ainda está nos finalmente, gostaria de ir contabilizando, para saber quantos irei mandar imprimir
A resposta pode ser dada no meu Facebook ou no email josecarvalho241@gmail.com (918952422)