terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23942: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XVI: Op Faena e Açor, abril de 1965, no sector de Buba


Guiné > Região de Quínara > Subsector de Buba > Grupo Comandos Fantasmas > Abril de 1965 > De regresso a Bissau. Amadu Djaló, de sumbiá 
[12] na cabeça, ao lado do Tomás Camará, de quico. (Foto publicada na pág. 122. Não é indicada a fonte.)


Guiné > Região de Quinara > Sector de Buba  > Grupo Comandos Fantasmas > Abril de 1965 > O grupo em Antuane. Amadu Djaló é o segundo da direita para a esquerda, na fila dos ajoelhados. (Foto publicada na pág. 119. Não é indicada a fonte.)

Comentário adicional do VB: "Nestas duas primeiras fotos aparece já o João Parreira. Na 1ª foto está na fila de cima , é o 3º a contar da direita; aparece também na 2º foto e é também o 3º da direita, fila de pé."
 

Lisboa >  2009 >  Da esquerda para a direita, (i)  o cor inf 'comando' ref Raul Folques e  (ii) o ten general 'comando' ref Almeida Bruno (1935.2022) (os dois primeiros comandantes do Batalhão de Comandos Africanos da Guiné, e ambos Torre e Espada) e ainda (iii) o nosso saudoso   Amadu Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015)

Comentário adicional do VB: "A foto com o cor Folques e o ten ben. Bruno foi tirada por mim em Monsanto no restaurante do Clube de Caça, quando lhe fomos entregar o projecto do livro para que procedessem à revisão dos temas em que apareciam e corrigissem os erros que detectassem".

O Amadu tornou-se membro da Tabanca Grande em 16 de maio de 2009.  Um mês antes, em 15 de abril de 2010  realizou-se a sessão de apresentação do seu livro de memórias  livro "Guineense, Comando, Português" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp.). Na altura, o Amadu foi apresentado como; (i) um grande contador de histórias, dotado de uma prodigiosa memória; (ii) como um homem bom, recto e profundamente religioso; (iii) bem como um grande operacional que serviu, com coragem e dedicação o exército colonial português, a partir de 1962, até ao fim (já como alferes comando graduado, na CCAÇ 21,  Bambadinca, 1973/74).

Foto (e legenda): © Virgínio Briote (2015). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuamos a reproduzir excertos das memórias do Amadu, neste caso  relativas ao tempo em que integpu o Gr Comandos "Fantasmas" (comandado pelo alf mil cmd Saraiva, entretanto promovido a tenente e depois capitão).  

Estamos em abril de 1965 e o Amadu está prestes a abandonar o grupo. Depois da participação na Op Ebro (março de 1965), seguem-se as Op Faena e Açor (em abril de 1965), (*)

A fonte continua a ser o ser livro "Guineense, Comando, Português" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp.), de que o Virgínio Briote nos disponibilizou o manuscrito em formato digital. 

A edição, que teve o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar, está há muito esgotada. E muitos dos novos leitores do nosso blogue nunca tiveram a oportunidade de ler o livro.

O  nosso coeditor jubilado, Virgínio Briote (ex-alf mil, CCAV 489 / BCAV 490, Cuntima, jan-mai 1965, e cmdt do Grupo de Comandos Diabólicos, set 1965 / set 1966) fez generosa e demoradamente as funções de "copydesk". É já aqui em tempos  relembrou  o "making of" deste livro.  

(...) "Boa noite, Caros Camaradas Carlos e Luís: Obrigado pelo excelente trabalho de edição que tem sido feito sobre o livro do Amadú. E naturalmente trazem-me à memória o ano que levou a preparar o livro. Quase todos os dias o Amadú tocava à campainha para mais um dia de trabalho. Almoçava comigo (não era grande garfo, por falta de dentes) e muitas vezes prosseguíamos pela tarde fora até o levar ao comboio em Entre-Campos. Foram uns tempos muito interessantes que me fizeram recuar mais de 40 anos.

Lamentavelmente o negócio não foi devidamente esclarecido entre as partes e julgo que a pressa em levar por diante o projecto (as folhas já tinham passado por mais que uma mão) interferiu com o desentendimento que se seguiu. Mas levámos a peito o projecto e fomos até ao fim, o lançamento do livro. (...)



Capa do livro de Bailo Djaló (Bafatá, 1940- Lisboa, 2015), "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974", Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada.


 Crachá do Gr Comandos Fantasmas



Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XVI: Op Faena e Açor, abril de 1965, na região de Quitafine, sector de Buba (pp. 118-123)

por Amadu Bailo Djaló


(i) O alerta dos javalis


Em abril [1] de 1965, deslocámo-nos para Buba, num barco carregado com géneros.

O tenente Saraiva  
[será capitão mil 'comando' em junho] deu as instruções. Nós abandonávamos o barco, entre Buba e Antuane. Nesse local, onde deveríamos sair do barco, como não havia porto, o barco encostava à margem e nós devíamos entrar na água e internarmo-nos na mata.

Eu ia à frente, era o primeiro homem. Quando acabámos de abandonar o barco, cada um ia-se amarrando aos ramos das árvores para sairmos da água. Depois de todo o pessoal estar em terra firme, começámos a marcha, com cuidado, até darmos com a estrada que ligava Buba a Empada.

Ia connosco um guia, o Amiro [2] que,  segundo o que o tenente nos disse, tinha abandonado a guerrilha.

Alcançada a estrada, seguimos nela até ao cruzamento de Bantael Silá. Aqui, entrámos na picada com o sol a desaparecer. Estava tudo a correr conforme o que fora planeado. Fomos andando até darmos com a entrada para a tabanca de Bantael Silá, que estava abandonada. Rodeámos a zona e entrámos na bolanha de Fran Roncante, local escolhido para montar uma emboscada.

Havia uma grande operação[3] na zona[4], com forças de Fulacunda, Buba e Empada[5]. Paraquedistas tinham sido lançados a oeste da bolanha e nós posicionámo-nos a leste da mesma.

O objectivo era apanhar os elementos que estivessem em fuga da batida que as outras forças estavam a fazer, cada uma a entrar pelo seu lado. Estávamos bem escondidos, próximos da bolanha, junto a um carreiro que vinha de Antuane para Fran Roncante. Ficámos ali, toda a noite, sem termos visto ninguém a passar. Passaram perto da zona onde estavam os páras e ouvimos tiroteio nessa direcção.

Deslocámo-nos para a tabanca de Antuane, onde, conforme as instruções devíamos permanecer até a operação terminar. Quando avistámos as casas, abrimos em linha e avançámos, cautelosamente. Malas arrombadas e muitos objectos espalhados, foi o que vimos. Tinha sido a tropa que por aqui tinha passado, tinham devassado tudo, à procura de armamento. Ocupámos este local e mantivemo-nos lá durante dois dias [6], até que ao terceiro dia, fomos recolhidos e regressámos a Buba.

O tenente Saraiva quis aproveitar a nossa estadia em Buba, para fazermos outra operação. Descansámos uns dias e,  depois do tenente regressar de Bissau, onde tinha ido tratar dessa operação [7], preparámo-nos para a saída.

Era dia da festa dos carneiros e os milícias rejeitaram a ideia de saírem connosco nesse dia, por causa de ser um dia santo. Então, adiámos a saída dois dias, o que foi bom para nós porque aproveitámos para presenciar e gozar também a festa.

No dia combinado [8], logo pela manhã, pusemo-nos em marcha, de viaturas até Nhala, e aqui ficámos a aguardar a tropa que vinha de Quebo. Nós e esse pessoal deveríamos caminhar juntos até um certo local e aqui separávamo-nos e cada um seguia para o seu objectivo.

O pessoal de Quebo chegou por volta das 17h00 e duas horas depois, começámos a marcha. O nosso objectivo era a tabanca de Portugal e o da companhia [9] do capitão Lacerda era a tabanca de Canconte, que era maior. Segundo os planos, o pessoal de outra companhia ficaria encarregado de picar a estrada que ia para Incassol. Quando chegámos ao cruzamento para a tabanca de Portugal, o nosso grupo meteu para a esquerda, em direcção ao nosso objectivo. Eram mais ou menos 03h00 da madrugada, quando nos separámos da companhia que ia connosco.

Não havia a indicação sobre o lugar exacto onde ficaria o nosso objectivo. Evitando fazer barulho, caminhámos com muita precaução até ao meio da tabanca. Javalis que ali estavam, alarmados com a nossa chegada, levantaram-se todos de uma vez, com enorme barulho, até nós apanhámos um susto. 

Instintivamente, deixámos o caminho, entrámos pelo lado esquerdo, andámos sempre paralelos, até darmos com o objectivo. Devem ter ouvido também o barulho dos javalis, porque,  de repente, uma rajada de tiros passou por cima de nós. O yenente Saraiva, que ia à frente, atirou logo no sentinela, o Kássimo passou para a frente e eu era o terceiro do grupo. Depois passámos ao ataque, demos com um corpo caído, começámos a passar revista às casas e não descobrimos nada de interesse, para além da arma do sentinela.


(ii) Cozinhando um caldeirão cheio de arroz, 
óleo de palma e um pouco de piripiri

Nesta altura, deviam ser 06h00. Prosseguimos a marcha até uma tabanca grande, chamada Gã Maligue. Nesse momento, pela rádio deram-nos a indicação para nos mantermos naquele local até nova ordem, porque na nossa direcção vinha o pessoal da companhia do capitão Lacerda. Tínhamos ouvido tiroteio, que vinha da zona de Canconte, por onde eles andavam. Revistámos as casas de ponta a ponta. Encontrámos arroz, óleo de palma e sal e preparámos uma refeição.

O Tomás Camará e o Braima foram buscar água, eu arranjei um pote que estava ali e aproveitei para cozinhar um caldeirão cheio de arroz, óleo de palma e um pouco de piripiri. Tivemos comida para o dia todo. Para os europeus arranjei uma tigela, para os africanos um prato e para o Tenente Saraiva um prato só para ele. Os europeus não gostaram muito, comeram pouco, mas o tenente comeu o prato todo.

Chegou depois o capitão Lacerda e perguntou pelo Saraiva, que estava ali perto. Convidámo-lo também a provar o nosso arroz. Como o prato do tenente já estava vazio, enchemo-lo de arroz e o Sabali Camará, que era um soldado dele, deu-lhe o prato cheio. Ele comeu mas não gostou muito.

Continuámos no local, à espera de instruções, até às 17h00[10], quando recebemos ordem para retirar. Fomos para Incassol, que não era longe. Já ouvíamos o ruído das viaturas, mas andámos ainda cerca de uma hora. Então, o tenente Saraiva perguntou ao capitão se não seria melhor o nosso grupo ficar ali, a patrulhar a zona. Procurámos um local para passarmos a noite. E aqui vou contar uma pequena história que se passou comigo e com o Braima Bá, meu amigo e companheiro dos Comandos.

Quando eu, o cabo Tomás Camará e o Kássimo estávamos a arranjar um local para passar a noite, vimos o Braima procurar um lugar para ele, um pouco afastado de nós. Eu perguntei-lhe por que é que ele ia ficar tão longe de nós e foi então que ele veio para a nossa beira.

Estávamos a começar a dormir, começámos a ser atacados com morteiros. A primeira granada caiu perto de nós, mesmo no local onde o Braima esteva a procurar lugar para dormir. A granada causou-nos três feridos. O Aquino foi um deles, terminou aqui a carreira militar.

O pessoal de Buba começou a responder ao ataque, mas houve um azar. Um dos milícias, que estava connosco, disparou a bazuca contra um ramo de uma árvore grande, que estava mesmo à frente dele e os estilhaços da granada causaram-lhe morte imediata[11] e atingiram ainda vários outros companheiros.

Passámos a noite no local, até que de manhã chegaram helicópteros para procederem às evacuações. Regressámos em direcção às viaturas e chegámos a Buba ainda de manhã. Passámos lá o resto do dia, despedimo-nos dos companheiros e na manhã seguinte[13] regressámos de barco a Bissau.

(Continua)
__________
_

Notas do autor ou do editor (VB):

[1] Nota do editor: 11/12 abril de 1965.

[2] Um fula, que tinha abandonado a guerrilha e que, acompanhado de 10 pessoas, se apresentou às nossas tropas com dez armas.

[3] Nota do editor: Operação “Faena”.

[4] Nota do editor: zona do Batalhão Caçadores 513.

[5] Nota do editor: das CCav 703, CCaç 594, CMil 11 e Pel Fox 888.

[6] 11 e 12 abril 1965.

[7] Nota do editor: operação “Açor”.

[8] Nota do editor: 20 Abril 1965

[9] Nota do editor: CCav 703

[10] Nota do editor: 21 abril 1965.

[11] Nota do editor: o nome deste milícia não consta no obituário geral da guerra no Ultramar.

[12] Barrete fula. Eu preferia usá-lo porque a água da chuva, mesmo que fosse muita, não entrava e aproveitava para meter dentro dele o maço de cigarros e os fósforos.

[13] Nota do editor: 23 abril 1965.


[Seleção / Revisão e fixação de texto / Negritos / Parênteses retos com notas / Subtítulos: LG]
____________

Nota do editor:

(*) Vd, poste anterior da série > 29 de dezembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23928: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XV: Op Ebro, março de 1965, ajudando o BCAV 490 a reocupar Canjambari

1 comentário:

Anónimo disse...

Fotos

Nas duas primeiras fotos aparece já o João Parreira. Na 1ª foto está na fila de cima , é o 3º a contar da direita; aparece também na 2º foto e é também o 3º da dª, fila de pé.
A foto com o Cor Folques e o T.Gen. Bruno foi tirada por mim em Monsanto no restaurante do Clube de Caça, quando lhe fomos entregar o projecto do livro para que procedeseem à revisão dos temas em que apareciam e corrigissem os erros que detectassem.

V. Briote
___________