sábado, 28 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P24017: Fotos à procura de... uma legenda (170): um "aerograma"... da Suécia com, brrr!, muito frio (José Belo)


Cortesia de José Belo (Julgo que a foto não é dele, deve ter sido tirada por uma das suas renas...)


1. O José Belo, o português (ou luso-sueco) que vive mais a norte de Cascais, já dentro do Círculo Polar Ártico, não perde pitada do seu corrosivo mas saudável bom humor quando chegam os grandes nevões e as temperaturas, lá para o seu sítio, na Lapónia, atingem muitas dezenas de graus negativos, rebentando com os termómetros... 

Imaginem, mandou-nos um "aerograma", que deve merecer, em resposta,  um comentário dos nossos leitores...

Eu acho que nos faz isto só por pirraça, acinte, afronta, senão mesmo sacanice!... "Ah!, os velhadas, todos juntinhos, no adro da igreja, a jogar à sueca, aproveitando os fracos raios de sol do inverno!... Venha aí o ribatejano mais valente, reformado de pegador de touros e de antigo combatente da guerra do ultramar, para lidar esta besta que 'amanda' com quarenta graus abaixo de zero!"...

Na "nossa" Guiné, no nosso tempo, a tempertaura mínima que podíamos apanhar, em dezembro, rondava os 15 graus. E eu lembro-me de ter batido o queixo, à noite, emboscado ("enroscado") no mato, eu e os meus soldados guineenses, enrolados em mantas... 

Era das únicas vezes que eu usava o blusão de couro que havia comprado no Casão Militar, custou-me uma fortuna... Estupidez a minha, não vi que o clima na Guiné era tropical... Foi a "agência de viagens" que me enganou... Mas deve ter havido alguém que me garantiu que o blusão merecia o preço, também era colete anti-bala... Que lorpa!... Isso, e as botas à cavaleiro, de cano altíssimo até ao joelho, que era para atravessar as bolanhas e não ser sangrado pelas sanguessugas... (LG)

Domingo, 15/01/2023, 12:00




Um "Aerograma" com ar fresco do Árctico e um abraco

Com a curiosidade de a roupa lavada (e congelada!) nos quarenta graus....negativos!

Abraço, JBelo
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de janeiro de 2023 > uiné 61/74 - P24004: Fotos à procura de... uma legenda (169): Um ministro de Salazar, desembarcado na fragata Nuno Tristão, no decurso da Op Tridente, Ilha do Como, c. jan/mar 1964 (José Belo, Suécia)

7 comentários:

Valdemar Silva disse...

O frio encolhe, qual quê, estica e fica em pé

Quem viver junto da neve, ou de frequentes nevões, tem passatempo garantido.
Em vez de andar no campo à procura de um trevo de quatro folhas, nas quedas de neve e com ajuda de um microscópio tentar visualizar cristais de neve.
Parece que é desafiante: com várias desenhos, todos estrelas de seis pontas e é muito raro encontrar uma igual.

Saúde da boa para nosso J. Belo da Lapónia.
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu querido amigo e camarada Valdemar, e quem tem uma doença incapacitate como a tua e é obrigado a ficar trancado em casa, às 1h52 da manhã, sem sono, vai exorcisando os fantasmas que nos visitam a essa hora... Ainda bem que o blogue te faz companhia. E te ajuda a manter o ânimo. Força para ti para enfrentar este inverno (que é sempre do nosso descontentamento). E obrigado também pelos teus frequenets e oportunos (e quase sempre bem humorados) comentários. Luis

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em Janeiro, sete casacos e um sombreiro.

Valdemar Silva disse...

Oi Luís Graça.
Não fora o teu, e demais camaradas e amigos, em manter este blogue, não passaria de pé, todos os dias, até às 3 da manhã com alguma distração como deve ser.
Eu sempre fui noctívago, mas, agora, para bater a horas certas com uma maquineta de dormir com oxigênio (apenas 5/6 horas) tenho que fazer um horário noturno mais perlongado.
E quanto à boa disposição, é uma chatice para tratamento médico: até à rasca com os bofes apetece-me contar a história do cão que só tinha uma perna.
Agora com o frio estou mais abalado e tenho muitas dificuldades para fazer qualquer coisa, vou aguentando já habituado a levar algum tempo a fazer o jantar. Então quando o jantar é bife à Wellington fico muito cansado e desisto, prefiro fazer batatas cozidas, brócolos e uma conserva de sardinhas em azeite.
Continuação das tuas melhoras, que não é coisa para brincadeiras.

Abraço
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Caros amigos Luís e Valdemar, os únicos plantões da caserna, que nunca apagam a luz, para desespero (ou talvez não) do maralhal.

Nestes dias em que se destroem pontes e se levantam muros, lembrando o holocausto reli O Diário de ANNE FRANK (visita obrigatória quando estive em Amesterdão).

Embora não seja uma leitura que nos dê sono (antes pelo contrário) aconselho em noites de insónia.

Para os dois, e em particular para o Valdemar, aqui vai uma sugestão: todos os dias antes de se deitarem vejam este espetacular filme todo ele produzido com gente de Viana, premiado em 10 países onde não consta Portugal: HAVEMOS DE IR A VIANA, de promoção da Romaria da Senhora D’agonia
Vão à net e procuram no Gogle. É espetacular!!!

Grande abraço.
Joaquim Costa

Havemos de ir a Viana

Fernando Ribeiro disse...

Presumo que a fotografia foi tirada por volta do meio-dia, pois o sol está claramente acima do horizonte. E irá estar cada dia mais alto, até ao solstício de junho, em que deverá brilhar à meia-noite.

Por outro lado, reparo que o José Belo não dá notícias de auroras boreais. Certamente não tem havido, pois o Sol está muito "calmo", isto é, praticamente não tem manchas nem erupções que possam provocar auroras boreais e austrais. Talvez só daqui a dois ou três anos é que elas virão a ocorrer.

Informações sobre o Sol, a Terra e tudo à volta em https://spaceweather.com

Hélder Valério disse...

Só me ocorre dizer "impressionante!"

Só de ver até arrepia!

Acho, pelo que tenho lido, que o que vale, o que compensa, é a tal aguardente, ou vodka, de muitos graus.....

Hélder Sousa