terça-feira, 13 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24396: Efemérides (395): Leça da Palmeira comemorou, mais uma vez, o 10 de Junho e homenageou os seus Combatentes caídos em Campanha (Núcleo de Matosinhos da LC / Carlos Vinhal)

10 de Junho de 2023 - Cemitério n.º 1 de Leça da Palmeira - Talhão dos Combatentes


Realizou-se em Matosinhos - Leça da Palmeira, a cerimónia de comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, promovida pelo Núcleo, em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Pelas 10H15 iniciou-se a cerimónia com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta, sendo de seguida içada a Bandeira Nacional pelo representante do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Sr. Fernando Monteiro e pelo Vogal da Direção, José Oliveira.

Ao mesmo tempo que o grupo de sócias e sócios do Núcleo entoava o Hino Nacional, o clarim dos Bombeiros de Matosinhos e Leça da Palmeira, solicitado para o efeito, fez os toques adequados àquela cerimónia.

Pelas 10H30 foi dada continuidade ao programa no cemitério local - Talhão Militar da Liga, onde se encontravam posicionados o porta-guião, o clarim e uma Guarda de Honra composta por sócios combatentes.

Procedeu-se à chamada dos combatentes leceiros mortos na Guerra do Ultramar pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, seguida da deposição de duas coroas de flores no Talhão pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e pelo representante do Presidente da União de Freguesias.

A cerimónia continuou com o Toque de Homenagem aos Mortos e foi guardado um minuto de silêncio com cântico de um salmo pelos sócios presentes para o efeito, terminando com a evocação religiosa pelo Rev. Padre Francisco Andrade.

Posteriormente foi lida pelo Vice-Presidente do Núcleo uma mensagem do Presidente do Núcleo, em virtude de não poder estar presente, e o Sr. Fernando Monteiro fez uma alocução alusiva ao ato.

Tanto a mensagem lida como a alocução feita realçaram a importância de homenagear a memória de todos aqueles que, ao longo da nossa História, tombaram no campo da honra, nomeadamente na Guerra do Ultramar.

Para terminar, foi cantado o Hino da Liga dos Combatentes na presença de dezenas de sócios, seus familiares, combatentes e público em geral que estiveram presentes nesta atividade cívica e patriótica.

Fez-se cumprir assim, mais uma vez, a tradição de uma iniciativa de um grupo de combatentes leceiros (que são presentemente sócios da Liga) que, antes da existência do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, a realizavam anualmente em Leça da Palmeira, no dia 10JUN.
Grupo de sócios do Núcleo de Matosinhos da LC que emprestou a sua voz na entoação do Hino Nacional durante o hastear da Bandeira Nacional no edifício da Junta de Freguesia.
Guarda de Honra composta por alguns dos Antigos Combatentes presentes
Hastear da Bandeira pelo senhor Fernando Monteiro e pelo Vogal do Núcleo, Combatente Francisco Oliveira
O Combatente Ribeiro Agostinho faz a chamada dos Combatentes leceiros falecidos em Campanha
O Combatente Ribeiro Agostinho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo, deposita uma coroa de flores no Talhão dos Combatentes.
Minuto de silêncio e entoação do salmo pelo grupo coral presente.
Evocação religiosa que esteve a cargo do Pároco de Leça da Palmeira, Rev. Francisco Andrade
O senhor Fernando Monteiro, em representação da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, durante a sua alocução.

Texto e fotos do Núcleo de Matosinhos da LC
Edição e legendagem das fotos da responsabilidade do editor

____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24382: Efemérides (394): 10 de junho de 2023: XXX Encontro Nacional de Combatentes, em Lisboa, Belém, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar

3 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Venho só lembrar que o grupo de Combatentes leceiros, citado na mensagem do senhor Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, começou a organizar, em 2007, o 10 de Junho, com a prestimosa colaboração da então freguesia de Leça da Palmeira. São só quatro, ainda bem vivos, a saber: o Ribeiro Agostinho, o Francisco Oliveira, o António Maria e o... eu.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira

Valdemar Silva disse...

Carlos Vinhal é preciso continuar, pelo menos é como dizer 'estamos vivos'.

Um colega de trabalho, até 1987, ia com o seu avô à Concentração/Desfile dos antigos Combatentes da Grande Guerra, junto do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, na Av. da Liberdade, em Lisboa.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Mano Carlos Vinhal,
Enquanto houver forças…
São poucos, porventura sempre os mesmos, mas parar é morrer.
Portugal é a nossa Pátria, um Hino que aquece o coração.
Abraço fraterno.
José Câmara