domingo, 11 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24389: In Memoriam (479): António Branquinho (1947-2023), ex-fur mil, Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, set/69 - out/71)... Nosso tabanqueiro desde 24/9/2010, era irmão do advogado e escritor Alberto Branquinho, também ele membro da nossa Tabanca Grande


Guiné  > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Xime > Enxalé > O ex-fur mil António Branquinho, no Enxalé


Guiné  > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Xime > Enxalé > Pel Caç Nat 63 (1969/71) > 
1971 > À esquerda o Fur Mil Pires do Pel Caç Nat 63,  e eu à direita. Dos outros não me lembro os seus nomes.


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 > Da esquerda para a direita, os fur mil Pires, Branquinho e Amaral


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 >  O Branquinho com uma  criança que era filho de um soldado do Pelotão


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 > António Branquinho, Amaral e uma bajudinha... O Branquinho simulava tocar um instrumento tradicional, talvez um "nhanheiro". (Segundo a oportuna observação do nosso amigo e consultor permanente para as questões étnico-linguísticas, Cherno Baldé, "o instrumento, na lingua fula, chama-se 'Hoddu', é mais antigo e, provavelmente, serviu de inspiração para a criacão do Kora dos Mandingas.)
Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 > O Amaral  (também já falecido) e o Branquinho

Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Bambadinca > À porta do Depósito de Géneros, com o 1.º Cabo Injai, do Pelotão

Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Enxalé> 1971



António Branquinho (Vila Nova de Foz Coa, 1947 - Covilhã, 2023). De seu nome completo, António Júlio Abrunhosa Branquinho. 

Membro da Tabanca Grande, desde 24/9/2010. Foi fur mil, de rendição individual,
no Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, de setembro de 1969 a outubro de 1971). Era um grande amigo do "alfero Cabral", seu comandante. Tem 23 referências no nosso blogue.

Fotos (e legendas): © António Branquinho (2010) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem com+plementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Morreu no passado dia 27 de maio, segundo a triste notícia que nos deu o seu irmão, mais velho, Alberto Branquinho (ex-alf mil, CART 1689 / BART 1913, Fá, Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69). Fazia anos a 21 de abril. Natural de Vila Nova de  Foz Coa, vivia na Covilhã. Casado, tinha uma filha e uma neta.

Era membro da nossa Tabanca Grande desde 24 de setembro de 2010. Contrariamemnte ao irmão não era um homem de grandes escritas. Mas deixou-nos este precioso texto de apresentação (*):

(...) Sou irmão do Alberto Branquinho e como vocês prestei serviço militar na Guiné.

Iniciei a Comissão em 23/09/1969 e terminei-a em finais de Outubro de 1971 (não me lembro da data correcta).

Fui em rendição individual, tendo sido colocado no Pel Caç Nat 63, que era comandado pelo ex-alferes miliciano Jorge Cabral, colaborador do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Desde o primeiro dia que somos amigos. Amizade esta que mantemos até à data.

O Pelotão era composto, na sua maioria, por elementos oriundos da própria Guiné, o alferes, furriéis, cabos e alguns soldados adstritos ao Pelotão eram brancos. Por este facto, os chefes militares e outros, por vezes "esqueciam-se" de nós, nomeadamente, no que dizia respeito ao fornecimento atempado de géneros "frescos", sendo os enlatados (fiambre, conservas várias, chouriço, etc.) a base da nossa alimentação.

Durante bastante tempo (muitos meses) estivemos privados de gerador de electricidade e de arca ou frigorífico a petróleo e consequentemente do prazer de uma bebida fresca. Era uma festa quando nos deslocávamos à sede do Batalhão (Bambadinca), bebiam-se umas "bazucas" e uns uísques gelados, era até cair - tirava-se "a barriga de misérias". (...)

Quando o Pelotão era mudado para outro Destacamento, o que se verificava frequentemente, era uma carga de trabalhos, uma vez que os soldados do Pelotão tinham consigo as mulheres e filhos, pelo que tinha de se arranjar transporte para toda aquela gente. Além das respectivas famílias, eram as galinhas, os cabritos e toda a traquitana inerente às lides domésticas (tachos, pilões, panelas, cabaças, alguidares, etc.). Era uma confusão! Eu passava-me.

O Jorge Cabral incumbia-me sempre destas missões, dizia que eu tinha uma certa sensibilidade para estas "operações". Tomava esta decisão por ser o furriel mais antigo e,  talvez, por uma questão de confiança. 

Numa das várias mudanças de Destacamento que efectuámos, apareceu-me com uma garrafa de wisky na mão, para festejarmos o fim da instalação do Pelotão. Estava tão desgastado e stressado que lhe tirei a garrafa da mão, mesmo à temperatura ambiente ia bebendo tudo de um só trago. Como era de esperar,  apanhei tamanha bebedeira, que passei o dia todo a dormir.

Após várias deslocações, estive em vários Destacamentos, na zona de Bambadinca: Fá, Missirá, Bambadinca, Ponte do Rio Udunduma, Nhabijões, Xime, etc.

Durante a minha Comissão, estive adstrito a dois Batalhões, sediados em Bambadinca (Sector L1): BCAÇ 2852 (1968/70) e BART 2917 (1970/72.

Terminei a Comissão em beleza, a não ser um senão, incompatibilizei-me com o substituto de Jorge Cabral, em Bafatá. Era uma pequena cidade, mas tinha muitas mordomias de que já há muito não estava habituado.

Escrevi este pequeno texto, como cartão de apresentação, havendo muito mais histórias para contar, desde que haja disponibilidade e pachorra para tal. (...)


2. Comentário do editor LG:

Alberto, mais uma notícia devastadora para a nossa comunidade de antigos combatentes da Guiné, a   a morte do teu mano e nosso querido camarada António Branquinho, que fur mil do Pel Caç Nat 63, ao tempo do "alfero Cabral", e do meu tempo (CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, junh 61/mar 71). Se bem que ele fosse quatro meses mais no Sector L1

Um abraço solidário na dor para ti e para restante família (a tua cunhanada, a tua sobrinha, o teu sobrinho-neto e demais família. Sei que o teu irmão era muito estimada na Covilhã onde viveu e está hoje sepultado.  

Entende este poste como uma pequena homenagem. O Jorge Cabral falava-me dele com muita estima, amizade e camaradagem. Mas eu nunca mais o encontrei depois da Guiné, se a memória me não falha. Fizemos algumas operações em conjunto, no Sector L1.  Não convivemos muito. Havia o rio Geba a separar-nos,  quando eles foram de Fá para Missirá. Um abraço fraterno.

PS - O teu mano devia ser de 1947, mais novo do que tu, dois anos oiu três... Não? Confirma.



António  Júlio Abrunhosa Branquinho. 
Foto: cortesia do facebool da Casa da Covilhã em Lisboa
___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 24 de setembro de 2010 > uiné 63/74 - P7029: Tabanca Grande (245): António Branquinho, ex-Fur Mil do Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, 1969/71)

Vd. também poste de 16 de novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7291: Estórias avulsas (100): A mina, que seriam duas (António Branquinho)

(**) Último poste da série > 3 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - P24363: In Memoriam (478): Mário Vargas Cardoso, cor inf ref (1935-2023), ex-cap inf, CCAÇ 2402 / BCAÇ 2851 (Có, Mansabá e Olossato, 1968/70) e ex-cmdt do BCAÇ 3884 (Bafatá, 1972/74) (João Bonifácio, ex-fur mil SAM, CCAÇ 2402, 1968/70, a viver no Canadá); Manuel Oliveira Pereira, ex-fur mil at inf, CCAÇ 3547, Contuboel, 1972/74)

11 comentários:

Alberto Branquinho disse...


Obrigado, Luís.

O meu Irmão nasceu em Abril de 1947 e eu em Janeiro de 1944.
Abraço
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Mais um camarada que nos deixa. À família, especialmente ao irmão também nosso estimável camarada deixo nota da minha tristeza.

Um grande abraço.

Carvalho de Mampatá

Hélder Valério disse...

Caro Alberto, amigo que aqui conheci e me habituei a respeitar

Através de ti, apresento as minhas sinceras condolências e o desejo que o António possa descansar em paz.
Nestas circunstâncias todas as palavras me parecem excessivas pelo que só posso deixar o meu abraço.

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Alberto, não me enganei nas contas, em principio o teu mano seria da mesma colheita, a de 1947.

Já agora, procura saber se a família tem mais fotos e papéis da Guiné.Ele mandou-me estas as poucas fotos que reeditei e republiquei. Também devia ter o contacto do filho do Jorge Cabral (que eu não tenho).

Com a morte do Jorge e agora do teu
mano, o Pel Caç Nat 63 deixa de ter representantes "vivos" no blogue. VOs honrar a sua memória.

Anónimo disse...


Um grande abraço de pêsames, meu amigo e conterrâneo Alberto Branquinho, pela morte do teu irmão, um jovem da minha idade. A morte de um irmão magoa muito,sei-o bem.Aparece para um outro almoco, para te puder dar o abraço que hoje é só uma intenção. Os meus pêsames também a toda a tua família.

Francisco Baptista

Anónimo disse...

Alberto Branquinho,
Um abraço solidário extensivo aos vossos familiares. Que teu irmão descanse em Paz.
José Câmara

Carlos Vinhal disse...

Os meus sentidos pêsames à família do António Branquinho pela perda de seu marido, pai e avô, e um abraço solidário ao Alberto Branquinho pela perda do seu mano.
Lá vai engrossando o "Batalhão Celestial" em detrimento do "Batalhão Terrestre", condenado à extinção.
Carlos Vinhal

Valdemar Silva disse...

Sentidos pêsames à família.
Valdemar Queiroz

Alberto Branquinho disse...


Um obrigado ao Carvalho que se apressou a enviar pêsames.

Para o Helder um abraço de agradecimento pela imediata presença, apesar da nossa prolongada ausência que teremos de estreitar.

Ao Luís, para além dos agradecimentos, quero dizer que não sei de papéis e mais fotos do meu Irmão porque estou em Lisboa e porque a minha cunhada está em Castelo Branco em casa da filha, que não a vai deixar estar só na Covilhã (pelo menos enquanto não acaber o período lectivo). Quanto ao contacto do filho do Jorge Cabral, o meu Irmão não o tinha, mas forneceu-me elementos com os quais consegui chegar a ele e avisá-lo do "material" que o Jorge teria já coligido para o 2º. volume das "Estórias Cabralianas" para que não se perdesse; é que o Jorge vivia numa casa alugada que havia que entregar ao senhotrio.

Francisco Baptista, muito obrigado e, como já prometi ao J.F. da Silva, quando puder voltarei ao Porto para passarmos "a pont'apé" e almoçar em Gaia.

José Câmara: muito obrigado e felicidades pelos States.

Carlos: Obrigado e não há mais a dizer do que aquilo que dissemos durante o teu telefonema de hoje, antes do almoço.

Valdemar: Obrigado, muito boa respiração e muita saúde. Sempre a melhorar.

Muito obrigado a todos.
Alberto Branquinho



Eduardo Estrela disse...

Os meus sentidos pêsames ao camarada e companheiro Alberto Branquinho, extensivos ao resto da família.
Eduardo Estrela

Alberto Branquinho disse...


Eduardo Estrela

Muito obrigado.
Também sou meio-algarvio por casamento, província onde passo uma grande parte do ano.

Alberto Branquinho