Licínio Monteiro Cabral (Lamego, 1948 - Porto, 2022)
Foto de cronologia da sua página do Facebook (Com a devida vénia...)
1. Por informação de um amigo nosso, o dr. Joaquim Pinho, médico do trabalho, com data de 5 de agosto de 2022, soubemos que tinha falecido, no Porto, em 31 de janeiro desse ano, de doença de evolução prolongada, o ex-fur mil op esp e de Minas e Armadilhas, Licinio Monteir0 Cabral, CCAÇ 2792 (Catió e Cabedú, 1970/72).
Na altura, não demos a devida atenção ao nome deste nosso camarada que, afinal, tinha página no Facebook:
(i) era natural de Lamego;
(ii) andou no Grande Colégio Universal, no Porto (turma de 1969);
(iii) vivia no Porto;
(iv) era casado;
(v) estava reformado da empresa Altice.
Infelizmente não partilhou nenhuma foto do tempo da Guiné.
2. Havia uma referência a este nosso camarada, no poste P11057 (**), com uma mensagem sua que voltamos a reproduzir:
Data: 4 de Fevereiro de 2013Assunto: CCaç 2792 - Catió e Cabedu - 190/72
Caro Dr. Luís Graça:
Soube do Blogue através de um amigo de Coimbra [provavelmente o dr. Joaquim Pinho, médico do trabalho].
Estive em Catió e Cabedu – Fur Mil Cabral, integrado na CCaç 2792, com a especialidade de "Operações Especiais" e "Minas e Armadilhas" [nº mecanográfico 02465269].
Acho que a Guiné, na minha memória, já a tinha arrumado num cantinho, não fosse saber da morte no ano passado do meu Comandante de Companhia, o Cap Augusto José Monteiro Valente, homem que eu admirava.
Vou enviar algumas coisas da Tabanca. Vou ao baú das (más?) memórias.
Agradeço o acolhimento no Blogue. Cumprimentos, Licínio Cabral.
Por isso, a CCAÇ 2792 continua sem nenhuma representação no nosso blogue, o que é triste. Dos militares desta companhia com o curso de operações especiais, havia, além do fur mil Licínio Monteiro Cabral, o cap inf Monteiro Valente, o alf mil J0rge Manuel A. O. de Quinta, e o fur mil Manuel Resende da Rocha.
Com o atraso de ano e meio, enviamos à sua família e aos seus amigos mais íntimos os nossos pêsames pela sua perda. E fazemos questão de honrar aqui a sua memória: é nosso dever não deixar os camaradas da Guiné na "vala comum do esquecimento" (***).
(...) Camarada Licínio Cabral:Más memórias, camarada? Quem as não tem, ou não teve? Estamos aqui justamente para "exorcizá-las" e fazer as nossas velhas contas com o passado, os nossos verdes anos, passados na guerra e na Guiné...
Partilhar, porquê e com quem?
Manda duas fotos tuas, digitalizadas, que eu terei muito gosto em apresentar-te aos mais de 600 grã-tabanqueiros [à data, 5/2/2013], que se sentam à volta do poilão, mágico, fraterno, protetor, da Tabanca Grande.
(...) Se aceitares entrar para esta "grande família" (a jóia são apenas 2 fotos + 1 história), passas a ser o primeiro representante da CCAÇ 2792... É verdade, não temos ninguém... Fala-nos ainda do capitão Monteiro Valente, cuja memória queremos também recordar e honrar. (...)
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 3 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24447: Casos: a verdade sobre... (34): A CCAÇ 2792 (Catió e Cabedú, 1970/72), comandada pelo cap inf Augusto José Monteiro Valente (1944-2012), e depois maj gen ref, que embarcou para o CTIG sem três alferes (que terão desertado) e durante a IAO ficou sem o último, por motivos disciplinares...
(**) Vd. poste de 5 de fevereiro de 2013 > Guiné 63/74 - P11057: O Nosso Livro de Visitas (160): Licínio Cabral, ex-fur mil op esp, minas e armadilhas, CCaç 2792, Catió e Cabedú, 1970/72)
1 comentário:
Talvez como a maior parte dos combatentes, o Licínio Cabral arrumou a Guiné a um canto, para não ter que reviver as suas "más"
memórias... Que repouse finalmente em paz.
Enviar um comentário