domingo, 2 de julho de 2023

Guiné 61/74 - P24445: (In)citações (253): A Grande Conquista (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)



A GRANDE CONQUISTA

adão cruz

“A grande conquista”, palavras de António Damásio num dos seus livros, referindo-se à origem dos sentimentos e da consciência, constitui, a meu ver, uma espécie de visão através de um binóculo construído por miríades de pecinhas científicas, da ponte entre o cérebro, a mente, o pensamento e a consciência. Ponte essa, muito difícil de visualizar com o curto alcance dos nossos olhos do dia-a-dia e com a nossa escassa vontade de pensar. Esta é a grande incógnita das Neurociências, cujos contornos há muito se começam a deixar definir. De uma forma extremamente simplista, permitam-me que vos transmita aquilo que vejo através desse tal binóculo que tantos cientistas me emprestaram.

Os primeiros seres unicelulares, viveram isolados, sem conexões, bastando-se a si próprios. A vida foi dando passos muito lentos, contínuos e progressivos, durando cada um deles milhares de milhões de anos. Os seres unicelulares foram-se aproximando, tornaram-se vizinhos, começaram por cumprimentar-se, iniciaram seguidamente ligações e colaborações entre si, transformaram-se em seres grupais, multicelulares, criaram meios de transportes entre eles, sistemas sanguíneos, linfáticos e outros, a fim de levar a cada um deles fluidos contendo alimentos e substâncias químicas, organizaram-se em primitivas colónias chamadas órgãos, e posteriormente em conjuntos de órgãos, empresas denominadas organismos, para os quais tiveram de criar administradores a que se deu o nome de Sistemas Nervosos, os quais passaram a interagir e comunicar com todas os sectores orgânicos por telemóveis e e-mails denominados hormonas e neurotransmissores.

Ao fim de milhares de milhões de anos, o cérebro e todas as estruturas nervosas começaram a ter a capacidade de gerar imagens representativas do mundo exterior, do mundo em seu redor, através dos estímulos sensoriais que lhes chegavam. A existência de imagens só se tornou possível quando os sistemas nervosos atingiram um nível particularmente elevado. Extremamente importante também, foi a capacidade de mapearem no seu interior todo o mundo exterior que os envolvia. O mapeamento destas imagens constitui a pedra basilar da mente. Aquilo que António Damásio chama o “circunjacente”, isto é, o mundo dentro de todo o organismo. Só desta forma, foi possível associar as imagens que foram levadas ao cérebro e a todo o organismo, de tudo o que se passava no seu mundo externo, com as imagens recriadas no seu mundo interno. Todavia, nenhum destes fenómenos é estanque. Tudo faz parte de um Todo, uno e indivisível, inserido numa dinâmica única e imparável. Daqui em diante, a Natureza, nos passos lentos e progressivos de muitos milhares de milhões de anos da Evolução, começou gradualmente a desenvolver a Mente, isto é, a capacidade de integrar, coordenar, gerir e validar toda a informação, cada vez mais complexa, resultante da interacção entre estes dois mundos, cada vez mais um só. A partir daqui, não será difícil entender que esta prodigiosa capacidade das estruturas neurológicas, ao gerar e gerir a portentosa riqueza da memória, do saber e do intelecto seja o berço do Pensamento. E menos difícil ainda será conceber como filhos do Pensamento, o Sentimento, a Consciência, a Reflexão e a Decisão. E não vai levar muito tempo, penso eu, a pormos o binóculo de lado, pelo menos nesta travessia.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24430: (In)citações (251): "Hoje falamos dela", de Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Sem comentários: