terça-feira, 25 de julho de 2023

Guiné 61/74 - P24503: Facebook...ando (32): Vítimas de "fogo amigo", quando, à noite, em emboscadas das NT saíam do grupo para "satisfazer as necessidades sem avisar ninguém"

1. Quantos camaradas nossos não terão morrido, "vítimas de fogo amigo", no TO da Guiné  ? E, nomeadamente à noite, quando saíam do seu grupo de combate, emboscado no mato, para "satifazer as necessidades", e sem avisar ninguém ?!... 

Recordemos alguns casos... Felizmente não terão sido muitos, mas aconteceram... Não há registos, públicos e notórios.. Estes casos eram classificados como "acidentes com arma de fogo", tais como os homicídios, os suicídios, as automutilações, e os acidentes propriamente ditos, por "falha técnica" ou "erro humano",,, 

Parafraseando o nosso camarada, hoje ten gen pilav ref, António Martins de Matos, infelizmente à noite todos os gatos são pardos...

"Blue on blue" é uma expressão eufemística, inglesa,  para descrever um caso de "fogo amigo",   quando um militar, no teatro de operações,  é acidentamente alvejado,  e morto ou ferido, pelos seus camaradas (*).


(i) Luís Graça:

(...) O Neves ainda voltou a um um outro convívio da companhia, já no virar do milénio... E num deles reencontrou o capitão, então já coronel, na situação de reforma. Ter-se-á emocionado, o antigo capitão, quando evocou as trágicas circunstàncias em que foi morto o primeiro homem da Companhia, logo nos dois primeiros meses de Guiné... 

Estavam emboscados, de noite, quando há um militar que sai da sua secção para ir "arriar o calhau" (sic), sem dizer nada a ninguém e quebrando a rigorosa disciplina imposta... No regresso, ao ouvir restolhar o capim, o capitão instintivamente disparou uma rajada... Teve uma agonia horrorosa, o pobre soldado, durante quase uma hora, sem possibilidades de ser helievacuado...(...) (**)

(ii) José Gouveia / Tabanca Grande Luís Graça, 23 de julho de 2023, 13;01

(...) Será que ninguém o viu sair? Esquisito.


(iii) Tabanca Grande Luís Graça

(...) Infelizmente, não terá sido caso único. Aconteceu, por exemplo, com a CCAÇ 153 (Fulacunda, 1961/63), quando era comandada pelo então cap inf José Curto... (Segunda a versão de um dos seus graduados, nada disto vem na história das unidades.) (...)


(iv) Tabanca Grande Luís Graça

Um outro caso, vítima de "fogo amigo", foi passado com a 1ª CCmds Africanos, em meados de 1970, no subsetor de Bajocunda, conforme relatado pelo nosso saudoso Amadu Djaló (1940-2015) 
(***):

(...) "Numa das primeiras saídas, entre 25 e 26 de junho de 1970, numa emboscada em Sare Aliu, junto à linha da fronteira na área de Bajocunda, o soldado Nicolau (...) foi satisfazer as necessidades e não avisou ninguém. Era uma noite escura e quando regressava para junto do grupo perdeu a orientação e entrou pelo outro lado da emboscada. Ninguém o reconheceu, nem deu tempo para fazer perguntas." (...)  (****)
________________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 3 de fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14215: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (30): "Blue on Blue" - Querem ver que acertei nos nossos? (António Marins de Matos, TGen Pilav Ref)

3 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Luís os azares com o fogo amigo não deve fazer parte dos históricos das companhias no mato: A minha companhia de c.557 quando foi metralhada no Cachil por 2 f86 o então 2º comandante em exercício fez questão de se deslocar a Bissau para esclarecer o grave problema, mas nos relatórios nada consta e histórico da companhia também não há por incúria do 1º sargento.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé Colaço, acho qye ha/havia uma grande hipocrisia no "tratamento" destes casos...Na tropa (e muito menos na guerra) ninguém se suicida, por exempplo. "Foi acidente com arma de fogo"... Ainda hoje, no ginásio me disseram que ontem, na Lourinhã, um jovem sargento (frequentador do estabelecimento) se tinha suicidado (presumo que com a sua pistola de serviço).

Para além dos "erros" da aviação e da marinha, houve mnais casos de "fogo amigo": acidentes com dilagramas, granadas de bazuca, de canhão sem recuo, de morteiro, de obus, etc.

Temos de relatar aqui estes casos, não para "denegrir" ningu+em, mas apenas pela simples razão de que fazem parte também da nossa "pequena história"... Abraço, Luís.

João Carlos Abreu dos Santos disse...

1.- .... do relatado no 1º caso «morto o primeiro homem da Companhia, logo nos dois primeiros meses de Guiné», carece saber-se qual o nº. dessa unidade do Exército;

2.- ... a quem (ou a quê) se refere o mencionado «José Gouveia / Tabanca Grande Luís Graça, 23 de julho de 2023, 13;01», que não localizo o assunto em parte alguma?:

3.- ... quanto à «CCac153 (Fulacunda, 1961/63)», em que data terá ocorrido o dito "acidente", porquanto em bom rigor é totalmente omissa qualquer alusão - oficial ou oficiosa -, a tal facto;

4.- ... na madrugada de 6ªf 26Jun1970, quando a 1ªCCmdsAfr se preparava para lançar uma emboscada contra o PAIGC nas imediações de Sare Aliu (fronteira Bajocunda-Pirada), o soldado atirador 'comando' n/m 82046270 Nicolau Tomás Cabral (nat Nª Srª Candelária / Bissau), inadvertidamente foi mortalmente atingido por engano das NT; veio a ser inumado na campa 11-1-2 do cemitério de Bissau; Paz à sua Alma.