sexta-feira, 28 de julho de 2023

Guiné 61/74 – P24509: (Ex)citações (429): AVC - No reino dos silêncios (José Saúde)

 

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil OpEsp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.


AVC No reino dos silêncios

AVC, um mal que faz hoje 17 anos, 27 de julho de 2023, de existência no corpo deste antigo combatente

Camaradas,

Somos seres humanos cujo estado de saúde, em invulgares momentos, faz o obséquio de nos incomodar. Foi precisamente na madrugada de 27 de julho de 2006 que o meu AVC – Acidente Vascular Cerebral – me tocou à porta, entrou na minha residência e se instalou de vez no meu corpo. Tempos difíceis onde imperou a incerteza. Estive numa finíssima corda entre o sobreviver e o morrer. Essa corda, contudo, manteve-me hirto e eu lá fui, aos poucos, reencontrando um equilíbrio que parecia ausente. A situação, considerada caótica e muito grave, impunha restrições na minha ânsia de viver.

Meditava num além que tendia conduzir-me ao reino dos defuntos, tendo em linha de conta a gravidade que o meu estado de saúde indicava. Mas, recusava perentoriamente caminhar por esse trilho. Utilizei então trilhos, e alguns calcorreei na Guiné, região de Gabu, que me encaminhavam para um porto seguro. Aqui não existia o medo duma emboscada do IN. O autor da enfadonha sorte era minha e só minha, logo, cabia-me sair da “zona da morte”.

Tinha 55 anos de vida e um passado que em nada se enquadrava com a hedionda situação constatada. A ausência da fala incomodava-me. Não conseguia emitir sons. Memorialmente tinha a noção do objeto que o terapeuta da fala colocava à minha frente. Aos poucos lá fui soltando algumas palavras, mas não corretamente. Vinham os engasgos e os sons vocais não traduziam o que dantes me era familiar. Levou anos a conseguir a perceção correta no falar.


Porém, era, e é, no reino dos silêncios que pesquisava, e ainda hoje pesquiso, um amanhã sempre melhor. Contei, e que fique registado para a posterioridade, com ajuda médica, do pessoal da enfermagem, da fisioterapia, da terapia da fala, dos Centros de Fisioterapia que frequentei, do pessoal auxiliar e de toda uma equipa de trabalho que executaram os seus saberes e que me deram vida para que aqui chegasse.

Por outro lado, foi no reio dos silêncios de um AVC, que não dava tréguas, que tive a eficaz colaboração das minhas filhas, dos familiares e, sobretudo, dos amigos, alguns de longa data, que jamais me abandoaram. Todos foram enormes e a todos fica o meu profundo OBRIGADO!

Foi, também, no reino dos silêncios que elaborei duas obras sobre o tema AVC.

Neste contexto, no mês de janeiro de 2009 lancei um primeiro livro sobre a temática do AVC. Agora, e já consciente da realidade, recomeçou a minha empatia pelo mundo da escrita e veio para os escaparates AVC NA PRIMEIRA PESSOA, Edições MEL, Estarreja, e em 2017 AVC RECUPERAÇÃO DO GUERREIRO DA LIBERDADE, Editora Chiado. Recebi, na primeira obra, um convite para participar no Programa Consigo, RTP 2, com a jornalista Dora, enquanto o segundo livro proporcionou-me uma ida à TVI no programa A Tarde é Sua, com a Fátima Lopes. Ambos aceitei, pois claro. Tanto mais que surgiam as minhas viagens por este país fora como participante em seminários onde o tema era, naturalmente, o AVC.

E o certo é que jamais parei, não obstante as limitações começarem cada vez mais a apoquentar. 11 livros já lançados e todas as semanas com uma crónica no Diário do Alentejo, cuja coluna tem como título “Bola de trapos”, desígnio desta minha última obra.

Camaradas, fiquem bem e lanço este um repto: tenham cuidado com o AVC, uma doença que nos chega e sem avisar!


Obs: publicidade na TVI, CNN, da segunda obra, aquando do seu lançamento.

Abraço, camaradas
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

___________

Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série de 18 DEJULHO DE 2023 > Guiné 61/74 – P24485: (Ex)citações (428): Restos de uma saudade que se definha no tempo e onde a passagem pela Guiné deixou também as sua marcas. De uma juventude saudável a um envelhecer agridoce (José Saúde)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Grande "ranger"!... Um grande exemplo de luta e de resistência contra a "fatalidade"... Os heróis fazem-se desta fibra!... Um grande abraço. Luís