domingo, 23 de julho de 2023

Guiné 61/74 - P24498: Memória dos lugares (450): Quinta de Candoz




















~


Marco de Canaveses  >  Paredes de Viadores > Candoz > Quinta de Candoz > 15 de Julho de 2023 

A Nossa Quinta de Candoz

A casa, 
a loja,
as pedras, 
os muros, 
o chão, 
as minas, 
os carvalhos, 
os castanheiros, 
os socalcos,
as letras, 
os carreiros,
a levada,
as vinhas,
as ramadas,
os montes... 

A Quinta de Candoz,
na posse da família Ferreira Carneiro, 
há pelo menos dois séculos. 
Uma estória de loas e cantigas, 
mas também de trabalhos (es)forçados. 
De pão e vinho sobre a mesa. 
De amor e de amizade. 

Rosa, Chita, Nitas (1947-2023), Zé, 
quatro dos Ferreira Carneiro, da 5ª geração,
mais as respectivas caras-metade
 (Quim, Luís, Gusto e Teresa). 

Pais fundadores: 
José Carneiro (1911-1996) & Maria Ferreira (1912-1995), 4ª geração

(...) João Ferreira (1821-1897) & Mariana Soares (1822-1895), 1ª geração

Fotos (e texto): © Luís Graça (2023). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
___________

Nota do editor

10 comentários:

Valdemar Silva disse...

Assim 'tá bem, uma reforma passada como deve ser.
Nunca fui de populismos, mas na "Queremos passar a Reforma numa Quinta" alinhava nesta reivindicação eleitoral.

O que é preciso é saúde da boa
Valdemar Queiroz

José Botelho Colaço disse...

Pois é Valdemar é muito bonito e adorável viver numa Quinta quando há saúde da boa, quando não há saúde não há quintas que nos valha. Um abraço.

antonio graça de abreu disse...

Portugal é grande, um pequeno país, enorme, enorme.
Aproveita, Luís.

Abraço,

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, amigoso e camaradas, já regressei ao Sul, deppois de 10 dias em Csndoz... Amanhã tenho médica de família...E depois vou retomar o ginásio e a fisioterapia...Vão ser estas as "minhas férias"... LG

Valdemar Silva disse...

Pois, pois Colaço é uma chatice estar doente ou melhor dizendo não ter saúde da boa.
Eu sou um amante de programas de viagens, fotografias de paisagens/localidades e passeios por locais previamente escolhidos com intuito de visitar/admirar um monumento ou uma localidade. Tenho milhares de fotografias no computador de locais visitados e de posterior visita na internet. Via com muito gosto programas na TV sobre viagens e semelhantes.
É o meu grande entretinimento.
Melhor dizendo, era.
Agora, foi de repente, comecei a desinteressar-me do assunto, já não acho piada.
Pudera, já não posso sair de casa para fazer visitas a lado nenhum a não ser ao hospital.
Um abraço.

Luís, agora é voltar aos treinos para conseguires jogar melhor. As melhoras e boas férias.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, que esta nosa tertúlia, memso à distància de um clique, ajude a melhorar um boicadinho a tua "qualidade de vida" (que palavrão!). Tal como9 na guerra, temos hoje que fazer das tripas coração... Enquanto por cá andarmmos, com a cabeça a mexer.. É tramado, mas não há outro jeito... Força, amigo!

Anónimo disse...

Meus amigos, estamos vivos “carago”, vamos a desfrutar.
Pelo que vejo a cabeça está no seu sítio, é ela que tudo comanda.
Sempre que abro a janela do meu quarto, vejo o mundo todo a meus pés. Em Rio Tinto vejo as rolas e os melros, em Viana vejo de um lado o Lima (felizmente o mamarracho do prédio do Coutinho já era...) e do outro Santa Luzia. Sempre fico maravilhado, pois todos os dias são diferentes…
Um abraço
Joaquim Costa

Valdemar Silva disse...

Eu cá vou aguentando, mas ando muito à rasca.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Joaquim, é bom ver-te por aqui. E ver que continuas "a ver" o mundo e a vida com as cores do arco íris.

Se não com todas (que são milhares) pelo menos com as cores primárias ou básicas....

A vida a preto e branco não teria tanta graça depois de conhecermos as cores do arco iris... Mas há quem seja daltónico ou, pior ainda, invisual...

Em suma, vamos perdendo "peças" pelo caminho ínvio da vida, mas vamos continuando e andando desde que o "motor do calhambeque" não páre de vez e vá para a sucata... Ab., Luis.

PS - Depois dos 70, um gajo tem que virais vezes a revisão... HojE foi o meu dia de ir à médica de família...


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Candoz tem sempre mais encanto quando a gente lhe diz adeus, fecha o portão de ferro e regressa à nossa casa habitual, no Porto, em Maosinhos, em Lisboa, na Lourinhá...

Todos desejamos e procuramos que continue bonita, mesmo sabendo quantos trabalhos (es)forçados isso tem implicado ao longo da vida da nossa e das anteriores gerações...

Mas há hoje, na magia daquele lugar e da sua memória, uma presença / ausência que não nos larga, a nossa querida e chorada Nitas (1947.2023)..

Em todo o caso, acho que ela gostaria de ver e rever, no seu tablet, estas imagens que colhi há dias deste nosso cantinho,feito afinal de tantos pequenos (en)cantos, e que ela tanto acarinhou em vida...E que eu me permiti partilhar, para um público mais vasto, no meu blogue.., incluindo amigos que nos admiram e respeitam pela sabedoria, resilièncvia e coesão com quao longo já de meia vida, conseguido ultrapassar tantos obstáculos, contrariedades, desânimos, problemas e crises...

A Nita foi sempre o elo mais forte da cadeia que nos uniu a todos. Uma pequena grande rainha, no seio da nossa família alargada... E acredito que, lá do "alto, ela (e os nossos antepassados mais próximos, os nossos "pais-fundadores") nos continua a proteger e a inspirar.