domingo, 13 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24552: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). VIII (e última) Parte: 18, 19, 20, 21, 23, 24 e 25 de maio de 2023... "Longe dos olhos, mas perto do coração"








Timor Leste > 2018 > Imagens diversas do país

Fotos (e legenda): © Rui Chamusco (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Rui Chamusca
e Gaspar Sobral (2017)
1.  Publicamos as últimas crónicas que o nosso amigo Rui Chamusco (76 anos, professor de educação musical reformado, do Agrupamento de Escolas de Ribamar, Lourinhã, natural de Malcata, concelho de Sabugal, cofundador e líder da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste) nos mandou, na sequência da sua 4.ª viagem àquele país lusófono (março-maio de 2023) (*)

Esteve lá já 4 vezes, em 2016, 2018, 
2019 e agora em 2023, no àmbito da construção, organização e funcionamemento da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau, Manati, município de Liquiçá.  

O Rui Chamusco, o "abô" Rui, é juntamente com a família luso-timorense Sobral um dos grandes pilares deste projeto de solidariedade com o povo timorense. É um exemplo inspirador, de amor à lusofonia e de solidariedade para com o povo de Timor Leste, que merece ser conhecido pelos mossos leitores. 

Além disso, há aspetos da história, da geografia e da cultura timorenses que nos são totalmente desconhecidos.

Para os leitores que se queiram associar a este projeto, aqui fica a conta solidária da Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste (ASTIL) (Página do Facebook)

IBAN: PT50 0035 0702 000297617308 4


De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4ª estadia, 2023):
crónicas de Rui Chamusco
/ ASTIL (excertos) (*)


VIII (e última) Parte VII - 18, 19, 20, 21, 23, 24 e 25 de maio de 2023 


18.05.2023, quinta freira - Os últimos cartuchos

Hoje é o último dia da campanha para as eleições parlamentares. Todos os partidos, uns em maior escala do que outros, finalizam ao seu modo o tempo em que expuseram os seus programas, as suas promessas, as suas esperanças em bons resultados. Até já se comenta quem vai ganhar, mas eu penso que irão ganhar todos. Tudo depende de como se olhe para os resultados. O que importa é que, ganhando ou perdendo, todos se entendam e contribuam para o bom exercício do parlamento e, o mais importante, para o desenvolvimento e bem estar deste povo

Os últimos cartuchos estou também eu gastando desta minha quarta estadia em Timor Leste. Há que aproveitar estes dias que faltam para tratar de assuntos pendentes e, sobretudo, assuntos relacionados com a ESFA.

Assim sendo, já fizemos visitas e encontros:

  • ao Município de Liquiçá , que tem um acordo de colaboração com o Município de Sabugal e do qual serei elo de ligação;
  • à Direção Escolar de Liquiçá, onde apresentamos uma proposta de colaboração entre a escola ESFA e a escola pública de Quilo em Leotalá; 
  • â Escola CAFE de Liquiçá na qual lecionam alguns bons colegas e amigos de Portugal; 
  • à Embaixada de Portugal, onde a Dra. Manuela Bairos nos presenteou um final de tarde a não esquecer pela simpatia, simplicidade e vontade de ajudar, tendo em conta os seus poderes como digníssima embaixadora do nosso país. 

Pouco mais falta para completar a despedida, que terminará terça-feira próxima à Escola Portuguesa de Dili e, quarta-feira, que seré o dia da partida.


19.05.2023. sexta feira  - Com “ar de turistas”


Aí vamos nós, Adobe e Delfina, Aurora, Alif, João e Maria João Picão, Rui e Eustáquio. a caminho de Aileu e de Maubisse. Uma viagem já há tempos programada, mas que só hoje foi possível realizar. Mais estradas em mau estado, mais estrada nova, mais uma cascata, a cascata de Manleu, mais paisagens de encantar ainda que com muitas curvas e contra curvas, e eis-nos chegados a Aileu, seguindo logo para Maubisse. 

Voltas ao mercado local, fotos e mais fotos, umas perninhas de frango assado para o amigo João Picão e pouco mais. Não pareciamos; éramos mesmo turistas, três dos quais Malaes, a quem as pessoas cumprimentavam com reverência, lançando-nos o olhar, o sorriso e o “Bom dia! Bom dia!” 

No regresso paramos em Aileu para almoçar e para visitar o Projeto Montanha”, que por acaso é num vale, e sobre o qual eu tinha alguma expetativa e interesse em conhecer. OK, tudo bem, mas eu esperava outra coisa. E assim foi esta viagem de ida e volta no mesmo dia.

20.05.2023, sábado - Encontro de amigos

Também já estava programado. Aproveitando o dia feriado que as eleições de amanhã atribuem para reflexão sobre o partido em que se vai votar, os amigos Mário e Mariana, professores no CAFE em Gleno, e a Rosinha,  professora em Los Palos, vieram até Ailok Laran para, em conjunto, partilharmos algumas horas deste dia. É sempre um prazer encontrar estes amigos, por aquilo que nos une e nos torna cada vez mais amigos. Horas bem passadas, onde o humor e a boa disposição nunca faltaram.

Obrigado, Bene,  pelo acolhimento que nos dispensaste.

Outro momento antecedeu o encontro atràs descrito. Com a família da “casa Eustáquio”, fomos almoçar ao restaurante “O Tavirense”, onde já nos esperava a Professora Cristina Breda, outra grande amiga de todos nós, e nomeadamente da Escola São Francisco em Boebau. Obrigado professora pelo seu apoio a este projeto solidário.

21.05.2023, domingo -  Dia de eleições para o parlamento

Mais uma vez tive a oportunidade de acompanhar esta campanha eleitoral, e hoje é o dia D, em que os timorenses vão dizer, através do seu voto, qual é o partido ou os partidos que irão orientar e governat este país durante os próximos cinco anos.

A campanha correu muito bem, sem incidentes de relevo, com os 17 partidos concorrentes a “venderam” as suas ideias, os seus programas aos eleitores, a “puxarem a brasa para a sua sardinha”. 

A cidade de Dili despovoou-se devido aos votantes se deslocarem às suas terras para exercerem o seu dever cívico. Por todo o lado, em todas as direções se viam carretas, angunas, biscotas, microletes apinhadas de gente, aproveitando estes transportes grátis que o Etado proporciona. Também isto é festa.

Como em todos o lado onde vigore o sistema democrático, o dia de hoje é de alguma ansiedade enquanto não forem conhecidos os resultados provisórios e definitivos. Todos os concorrentes têm expetativas de alcançarem bons resultados, de ganharem lugares no Parlamento, ou de até fazerem parte da governação.

Vamos a ver se, depois de serem conhecidos os resultados eleitorais, os timorenses se comportam. Vencedores e vencidos terão de se respeitar e compreender. Muito se tem especulado sobre o que aí virá, mas eu tenho fé que estas forças políticas e sociais, vencendo ou perdendo, irão contribuir para a estabilidade governativa deste país, para o bem comum de todos os seus cidadãos.

23.05.2023, terça feira -  Mais uma despedida, mais um abraço

Não podia regressar a Portugal sem me despedir do Dr. Manuel Alexandre, diretor da Escola Portuguesa de Dili. A disponibilidade que sempre manifesta em nos receber, o acolhimento afável e a atenção com que nos escuta, a vontade de nos ser prestável são qualidades que, para além de muitas outras, nos merecem toda a estima e consideração.

Falamos de assuntos que nos concernem, de projetos a médio e longo prazo, da Escola São Francisco de Assis “Paz e Bem”, da língua portuguesa, das relações fraternas entre Timor Leste e Portugal, do nosso empenhamento na construção de um mundo melhor. A união faz a força, “Que força é essa, que força essa?”

O abraço de despedida foi breve, porque há planos e projetos que, se tudo correr bem, nos vão reencontrar para os pormos em prática.

Entretanto, o meu amigo/irmão Eustáquio servirá de interlocutor, sempre que haja algum assunto a resolver entre nós.

Obrigado Dr. Manuel Alexandre!...

23.05.2023, terça feira  - Que grande bicharada!

A conversa de esta noite derivou para a bicharada. Tudo porque eu disse que, amanhã à tarde, depois de chegar a Portugal, vou encher a barriga de caracóis, acompanhados de umas boas imperiais. Faz-lhes impressão comer estes bichos que deslizam pelo chão, cheios de baba.

Então, começaram a falar daquilo que já comeram, com o Eustáquio a comandar. Cobras, ratos (dizem que tem muito bom gosto), rãs, morcegos, lagartas, e eu seu lá quantas coisas mais. 

E aqui vai disto: “a necessidade aguça o engenho”, “ quem tem boa boca come de tudo”, “ de gostos(sejam els quais forem) não se discute” que em latim se diz “de gustibus non est disputantis”.

Então, façam favor de não se arrepiarem quando eu lhes digo que gosto de caracóis.

24.05.2023, quarta feira - Adeus!...Adeus!...

Tinha de ser. Por mais que eu lhes tenha dito: “Não quero que vocês vão ao aeroporto, quando for embora”, de nada valeu. Mais de 20 pessoas fizeram questão de aparecer, algumas até na véspera, para dizer “adeus abô, pai, tiu Rui!...” 

Muitas fotografias a solo, aos pares, a grupos e algumas lágrimas (que não são de crocodilo) de parte a parte. Vamos mas é para dentro que é para isto não desabar e dar em choro coletivo.

Depois, são horas e horas a contar o tempo que já passou, o tempo que ainda falta. Agora, estou no aeroporto de Bali, à espera que o tempo passe. “Santa paciência!...” E então quando se viaja só, sem alguém com que se possa conversar, mais custa. Quem disse que o tempo passa depressa? Que raio de relógios arranjaram?!...

25.05.2023, quinta feira  - Em solo lusitano

Por mais que disfarcemos, há sempre uma alegria, um bem estar que nos invade quando voltamos à nossa terra, ao nosso país. Contam-se as horas, contam-se os minutos, até que o avião em que viajamos roça o solo da nossa terra.

Depois, são as formalidades do desembarque que, desta vez, tudo correu bem e foi muito rápido. À espera, estava o Beto que de pronto me levou a sua casa onde almoçamos e, horas depois, me presenteou com uma delicioss caracolada bem regada com umas boas imperiais. E ao final da tarde, aí vamos nós rumo ao lar, na Lourinhã.

Em geito de conclusão, direi que esta missão está cumprida, com os objetivos quase todos alcançados. E como o quase nos sugere, prontos para outra sempre que haja razões para tal, e a saúde. sobretudo, nos permita. 

Enquanto houver força, estaremos ao serviço desta missão em terras do sol nascente, desejando sempre que , com a nossa colaboração, este mundo possa ser um pouquinho melhor.

ADEUS TIMOR LESTE!... ATÉ À VISTA!

Longe dos olhos, mas perto do coração.

(Seleção / revisão e fixação de texto / negritos / subtítulos: LG)
___________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 2 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24527: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte VII: 26, 28, 29 de abril, 1, 2, 3, 4 ,5, 10, 16 de maio de 2023... “Cada criança que nasce é sinal de que Deus ainda não está zangado com a humanidade”...

Postes anteriores da série:

28 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24511: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte VI: 16, 17, 20, 22, 23, 24 e 25 de abril de 2023


22 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24495: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte V: 7, 9, 10, 12 e 13 abril de 2023

13 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24474: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte IV: 3, 5 e 6 de abril de 2023

10 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24466: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte III: 1 e 2 de abril de 2023

5 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24453: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte II: 23, 26 e 31 de março de 2023

3 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24446: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte I, 19 e 21 de março de 2023

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

TRelembrando uma histõria comum...

(...) Relações Diplomáticas

Os portugueses chegaram a Timor no início do século XVI no âmbito das suas navegações globais. A primeira referência à ilha é atribuída ao capitão de Malaca em carta de 1514 para o Rei D. Manuel.

A partir do fim do século XVII Portugal começou a nomear governadores de Timor, dependentes do Vice-rei da India. Em meados do século XIX Timor passou a ter o estatuto de colónia portuguesa que manteve até 1975.

No final de 1975 a Indonésia invade e ocupa o território, anexando-o no ano seguinte como sua vigésima sétima província.

A 30 de agosto de 1999 a população de Timor votou em referendo a favor da independência. O país esteve então sob administração transitória das Nações Unidas.

A 20 de maio de 2002 é formalmente proclamada a independência de Timor-Leste na presença dos Chefes de Estado de Portugal e Indonésia.

A 20 de maio de 2002 é reconhecida internacionalmente a independência de Timor-Leste.
Nessa mesma data é assinado o Acordo quadro de cooperação entre Portugal e Timor, bem como acordos sobre cooperação técnico-militar e sobre a promoção e a proteção recíprocas de investimentos.

A 4 de dezembro de 2002 é assinado em Díli um Acordo de cooperação entre Portugal e Timor-Leste, visando a criação de escola portuguesa de Díli.

A 27 de setembro de 2011 é assinado em Lisboa um Acordo de cooperação entre Portugal e Timor-Leste em matéria de Segurança Interna e uma Convenção para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em matéria de impostos sobre o rendimento. (...)

https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/relacoesbilaterais/historia-diplomatica?view=article&id=446:timor-leste&catid=119:relacoes-diplomaticas