sábado, 22 de julho de 2023

Guiné 61/74 - P24495: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte V: 7, 9, 10, 12 e 13 abril de 2023



Timor Leste > Liquiçá > Manati > Boebau > 2023 > O Rui Chamusco ao lado do condutor, o Alif (?) , da "pickup" que faz o trajeto Dili-Liquiçá-Manati-Boebau e vice versa... Ao fundo a Escola São Francisco de Assis (ESFA).


Timor Leste > Liquiçá > Manati > Boebau > 2018 > Escola de São Francisco de Assis "Paz e Bem".


Fotos (e legendas): © Rui Chamusco (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação de alguns excertos das crónicas que o nosso amigo Rui Chamusco (76 anos, professor de educação musical reformado, do Agrupamento de Escolas de Ribamar, Lourinhã, natural de Malcata, concelho de Sabugal, cofundador e líder da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste) nos mandou, na sequência da sua 4.ª viagem àquele país lusófono (março-maio de 2023).

Esteve lá já 4 vezes, em 2016, 2018, 2019 e agora em 2023; é juntamente com a família luso-timorense Sobral um dos grandes pilares deste projeto de solidariedade com o povo timorense. É um exemplo inspirador, de amor à lusofonia e de solidariedade para com o povo de Timor Leste, que merece ser conhecido pelos mossos leitores. Além disso, há aspetos da história, da geografia e da cultura timorenses que nos são totalmente desconhecidos.


De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4ª estadia, 2023): 
crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos)

Parte V - 7, 9, 10, 12 e 13 de abril de 2023


(…) 07.04.2023, sexta feira santa - Tarde de dilúvio

Tanta chuva em tão pouco tempo. Aqui é assim. “Tão depressa o sol brilha como se diz está a chover”. E como em terras tropicais o calor não falta, vai daí que se faz destes momentos um aproveitamento e gozo incrível. 

A Adobe e o Alif aproveitaram logo este chuveiro do céu, primeiro para lavarem a pick-up, que estava bem suja desde que galgou os caminhos de ida e volta a Boebau; depois para se divertirem em banho improvisado. Eles bem se esfregavam na tentativa de ficarem brancos como o malae (que sou eu), mas nada conseguiram. 

É nisto que consiste a perfeita alegria. “E se depois de cansados os irmãos apanharem uma grande molha, e se chegando a casa não lhes abrirem a porta, escreve frei Leão, nisto está a perfeita alegria”. (Francisco de Assis, adaptação).


09.04.2023, domingo - Dia de Páscoa

Amanheceu com chuva, e sem internet. No exterior, tudo se passa igual: o despertar dos galináceos, o chilrear da passarada, a brisa matinal. Ainda não se ouvem os pregões matinais nem os aleluias pascais. Alto aí! Oiço qualquer coisa lá fora. Sim, uma criança, com um cesto ao ombro, apregoa: “Pão! Pão! Pão!...” São 7.30 da manhã.

E dou comigo a pensar: Onde está a páscoa desta criança, que tão cedo se levanta para ganhar a vida? Então as amêndoas, os ovos de chocolate, as guloseimas e outras coisas mais ignoram que também aqui há crianças que precisam desses mimos? 

Tanta abundância e tanta carência! Que mal distribuido está o pão!... Razão tinha o poeta António Aleixo quando escrevia: "O pão que sobra aos ricos / Distribuido com razão / Matava a fome à pobreza / E ainda sobrava pão.” E isto também é eucaristia.

Em dia de Páscoa, fica a minha prece: "Pannis angelicus fit pannis hominum / dat nobis coelicus figuris terminum... (tradução: ”O pão dos anjos torna-se o pão dos homens, / O pão dos céus dá fim às prefigurações". LG)

10.04.2023, segunda feira - Malária: sintomas e receita do “Dr. Eustáquio”

De manhã, pela fresquinha, o Eustáquio, que hoje se levantou mais cedo porque dormiu na tenda ao abrigo dos mosquitos, deu-me mais uma lição sobre defesas naturais dos timorenses contra picadas, dores e outras coisas mais. Ele diz que os timorenses têm mais resistência que os malaes, e que quando alguma coisa acontece eles procuram a solução nos conhecimentos naturais. 

Falou-me então dos sintomas da malária: cansaço e dores nas articulações. Qual o remédio? Casca de “ai Hanek”. procura-se a árvore, corta-se um pedaço da casca, lava-se muito bem e deixa~se ferver.

Depois de repousar e arrefecer, vai-se tomando (mas não me disse a dose). E pronto! A malária desaparece. Entretanto, levou-me a conhecer a planta “ai Hanek”. Mais uma para o meu cardápio. Quem sabe, sabe...

(…) 12.04.2023, quarta feira - Barlak e Desluto

“São costumes. É cultura.” Esta é a resposta que sempre me dão quando os questiono sobre acontecimentos em que se gastam fortunas. Aqui, em Timor é assim: o nascimento não paga imposto mas, casar ou morrer fica muito caro para esta gente. Começa com o pedido de casamento, em que a família do noivo “manefon” tem de pagar um pesado contributo à família da noiva. Tanto em dinheiro, tantas vacas (kraus), tanta cabras (bibis), tantos porcos (fahis). Tudo tem de ser negociado através de um mediador. 

Depois acrescem as despesas do casamento, que também não são nada meigas. Mas, se de casamentos todos sabemos porque a isso estamos habituados, já o mesmo não diremos dos rituais da morte. O morto já nada diz, já nada come e nada bebe, já de nada se interessa porque “requiescat in pace”. 

Os vivos aproveitam a ocasião para comerem e beberem à vontade. Pelo menos durante uma semana há comer e beber para toda a gente. E quem vai suportar todos os encargos? A família do defunto. Por isso, o membro mais velho da família é que vai determinar o que compete a cada um trazer para o festim.

Um ano depois vem o desluto. Nova festa que dura também alguns dias. Eu conheço um senhor em Boebau que, por ocasião do desluto pela morte do sogro, foi penalizado com 5.000 dólares, mais 3 Kraus, mais 15 bibis, mais 3 Fahis. Como a sua situação económica é muito pobre, teve que vender a motorizada, que há quatro anos tinha comprado com algum dinheiro que lhe saiu no jogo, para tentar amortizar a dívida que lhe foi imposta. Por este andar, quando é que irá conseguir pagar o que deve se ele não tem fontes de rendimento?

É cultura!...E se as pessoas não tiverem meios para defender a sua cultura, o que lhes sucederá? Confesso que, do que tenho por aqui observado, tenho um pressentimento de que muita coisa irá mudar na procura de melhores condições de vida.

Há tanto estômago vazio pedindo um pedacinho de pão!...

13.04.2023, quinta feira - Encontro no Município de Liquiça

Desde que chegamos que desejávamos este encontro, para conhecer o novo Presidente do Município Sr....... e para recomeçarmos o Acordo de Colaboração assinado em Novembro de 2019 pelos então presidentes da Câmara do Sabugal - engenheiro António Robalo - e do Município de Liquiça - Sr. Domingos da Conceição.

Esta colaboração ficou praticamente em suspenso devido às restrições impostas pela pandemia do Covid 19. (…) 

 Vamos começar pela área do turismo. O município de Liquiçá ficou de elaborar um plano de ação para que eu possa ser portador para a Câmara Municipal de Sabugal. E, depois veremos a sequência.

Em quanto me diz respeito, sinto-me feliz por poder ser um elo nesta cadeia de amizade e colaboração entre estes dois territórios Liquiçá / Sabugal, entre estes dois países irmãos Timor Leste / Portugal.

(Seleção / revisão e fixação de texto / negritos / subtítulos: LG)

(Continua)


2. Mensagens recentes do Rui Chamusco

(i) 10/07/2023, 16:39:

Boa tarde, amigo Luís.

Conforme pedido teu, junto envio o IBAN da conta da ASTIL e algumas fotos.

Uma vez mais, obrigado pelo teu interesse por este projeto de solidariedade, que tem por objetivo contribuir para que este mundo seja um pouquinho melhor.

PS - Estas fotos reportam-se ao dia da inauguração da Escola. Depois enviarei fotos relativas a outras ações que a Astil já desenvolveu, e sobre os cinco anos já decorridos da ESFA (Escola São Francisco de Assis).

Conta solidária da Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste (ASTIL)

IBAN: PT50 0035 0702 000297617308 4

(ii)  Quarta-feira, 00:11 

Notícia triste: a Aurora, esposa do amigo e irmão Eustáquio (João Moniz, irmão do Gaspar Sobral. que vive em Coimbra) faleceu hoje às 3:00 horas (no Hospital de Dili),

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Caros editores e autores:


Termosd de ter cuidado com a publicação de fotos de menores... Este poste foi retirado pela equiopa do Blogger, e depois reposto, após análise... Presumimos que a alegada violação das regras da co,umidade tenha a ver com as imagens de menores que aparecem no poste... Terá havido uma denúncia

https://www.blogger.com/content-policy?hl=pt-PT

Imagens Não Autorizadas de Menores
Não armazene nem distribua imagens de menores sem o consentimento explícito dos pais, do tutor ou do representante legal da criança. Se alguém tiver armazenado ou distribuído uma imagem de um menor sem o consentimento necessário, faça uma denúncia.
_________________

Blogger
22 jul 2023 00:34


Olá,

Reavaliámos a mensagem com o título " Guiné 61/74 - P24495: De volta às
montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de
Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL
(excertos). Parte V: 7, 9, 10, 12 e 13 abril de 2023" com base nas
Regras da comunidade https://blogger.com/go/contentpolicy. Na sequência
desta análise, a mensagem foi reposta. Pode aceder à mensagem em
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2023/07/guine-6174-p24495-de-volta-as-montanhas.html.

Atentamente,

A Equipa do Blogger

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Para conmhecimentos dos nossos editores, autores e leitores... O poste ficou esteve "off line" dutante 19 minutos... Foi reposto pela equipa do Blogger às 00:34 de hoje- LG
______________

Blogger
22 jul 2023 00:15

Olá,

Como deve saber, as nossas regras da comunidade
(https://blogger.com/go/contentpolicy) descrevem os limites daquilo que
permitimos – e não permitimos – no Blogger. A sua mensagem com o título "
Guiné 61/74 - P24495: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por
mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023):
crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte V: 7, 9, 10, 12 e 13
abril de 2023" foi sinalizada para análise. Determinámos que a mensagem
viola as nossas regras e anulámos a publicação do URL
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2023/07/guine-6174-p24495-de-volta-as-montanhas.html,
que ficou inacessível para os leitores do blogue.

Porque é que a sua publicação no blogue foi anulada?
O seu conteúdo violou a nossa política de Informações pessoais e
confidenciais. Para saber mais, visite a página das Regras da comunidade
cujo link se encontra neste email.

Se pretender publicar novamente a mensagem, atualize o conteúdo para
que cumpra as regras da comunidade do Blogger. Após a atualização do
conteúdo, poderá publicá-lo novamente em
https://www.blogger.com/go/appeal-post?blogId=29087476&postId=3821763599458898048.
Esta opção irá acionar uma análise da mensagem.

Para mais informações, consulte os seguintes recursos:

Termos de Utilização: https://www.blogger.com/go/terms
Regras da comunidade do Blogger: https://blogger.com/go/contentpolicy

Atentamente,

A equipa do Blogger