quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24874: Agenda cultural (845): A minha festa, em Leça do Balio, no passado dia 18: o lançamento do meu livro "O Universo que habita em nós" (José Teixeira, Matosinhos)


Foto nº 1 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > "Na Mesa da Presidência, além do autor e do meu filho Tiago estavam o Eduardo Moutinho Santos, camarada e amigo dos tempos da Guiné, e sua esposa, a Maria José"... A sessão foi iniciada com um momento musical.


Foto nº 2 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > O Eduardo Moutinho, além de ter feito a sua intervenção própria, falando sobre o autor, seu velho amigo e camarada dos tempos da Guiné, também aceitou de bom grado e com grande nobreza ler o texto da apresentação do livro à comunidade, da autoria do nosso editor Luís Graça, que por razões pessoais, não pôde estar presente no evento.


Foto nº 3 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > Aspeto da assistência: perto de oitenta participantes


Foto nº 4 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > Outro aspeto da assistência, onde se encontravam muitos amigos e alguns camaradas da Guiné


Foto nº 5 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > Sessão de autógrafos. Um combatente, vendo-se à sua esquerda o Capitão Leite Rodrigues, da Tabanca de Matosinhos.


Foto nº 6 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > Sessão de autógrafos. Um jovem amigo que veio de Mira para dar um abraço.


Foto nº 7 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > Sessão de autógrafos. Familiares. O Prof. Marques dos Santos e esposa.


Foto nº 8 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > Encontro de amigos. O Dr. Carlos Gonçalves, meu médico assistente e a esposa.


Foto nº 9 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > O Prof. Nuno Carvalho que colaborou nas campanhas de angariação de fundos poços de água, na Guiné.


Foto nº 9 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > A Armanda em amena cavaqueira com o Eduardo e a esposa, Maria José


Foto nº 10 > Matosinhos > Leça do Balio > Centro Cultural > 18 de novembro de 2023 > Apresentação do livro "O universo que habita em nós" > O escritor e combatente José Ferreira, à esquerda, e um amigo de infância.

Fotos (e legendas): © José Teixeira (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Capa do livro
José Teixeira


1. Mensagem do nosso amigo, camarada e escritor José Teixeira (Matosinhos):

Data - segunda, 20/11/2023, 21:34
Assunto - Apresentação do livro

Passou o dia, passou a romaria,

...mas ficou um coração deslumbrado pela amizade que me rodeou, e carregado de belas e esfuziantes emoções.

Assim foi a linda tarde de sábado passado no Centro Cultural de Leça do Balio, no lançamento do meu livro – !O Universo que habita em nós".

O Salão Nobre de Leça do Balio estava praticamente cheio. Cerca de oitenta pessoas, amigas e amantes da leitura de bons livros, quiseram honrar-me com a sua presença.

Na Mesa da Presidência, além do autor e do meu filho Tiago, estavam o Eduardo Moutinho Santos, camarada e amigo dos tempos da Guiné e sua esposa, a Maria José, que eu tive o gosto de conhecer e admirar pela coragem de ir passar o Natal de 1969 com o marido e com a comunidade militar estacionada no Sul da Guiné. Uma presença feminina, apenas com 19 anos que deu uma vida nova ao último Natal que passei na Guiné.

Ausente da mesa, mas com lugar reservado no meu coração e de alguns dos convidados, estava o Luís Graça, que por razões pessoais, não pode estar presente para fazer a apresentação do livro à comunidade, tendo delegado no Eduardo Moutinho essa tarefa.

Com a sala cheia e o meu coração a transbordar de emoções, iniciou-se a Sessão de apresentação do livro, com dois trechos de música clássica, que os jovens alunos da Escola de Música, Teatro e Artes da Paróquia de Custóias nos presentearam.

De seguida, o Eduardo Moutinho, falando em seu nome, contou um pouca das suas vivências com o autor desde os tempos em que foi seu comandante em Empada na Guiné, já lá vão cinquenta e quatro anos.

A apresentação do livro remeteu-a para o texto que iria ler a seguir, por mandato, do amigo comum, Luís Graça, que segundo ele, diz tudo sobre as quinze histórias contidas no livro.

Obrigado, Eduardo, pelas tuas palavras e pela profunda amizade que nos une desde há longo tempo e tem vindo a ser enriquecida pelos anos fora.

Sobre o Luís Graça e antes de transcrever, com a devida vénia, as palavras que escreveu, quero afirmar e ao mesmo tempo agradecer a sua amizade, e por ter sido um dos principais responsáveis pela minha caminhada pela escrita dentro.

Mal nos conhecemos em 2005 e logo comecei a escrever por sua “pressão” para o Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné. Foi num pós-jantar em casa da sua cunhada, de saudosa memória na Madalena – Gaia, juntamente com um grupo de combatentes: O Marques Lopes, o saudoso Xico Allen, o Albano Costa presente na sala, e seu filho. Nunca mais me largaste Luís, e por isso, te estou mais uma vez muito grato.

Um chi-coração muito apertadinho para ti, meu “ermon”, e para a Alice, tua querida companheira das longas aventuras da vida.

Para entender a sua mensagem, nada melhor que transcrever o texto que o Luís teve a amabilidade de escrever. 
[Será apresentado aqui em próximo poste, como nota de leitura (LG).]

A Maria José, esposa do Eduardo, dissertou sobre o papel da mulher na sociedade, e a forma como eu enquadro as mulheres, pela positiva, no livro que escrevi.

Seguiu-se um momento musical.

De seguida o autor encerrou a Sessão, agradecendo aos intervenientes, aos presentes e ausentes, alguns por doença, outros por afazeres ou compromissos assumidos.

Seguiu-um Porto de honra e convívio entre os presentes.

A todas as pessoas que me honraram com a sua presença, e sobretudo os camaradas da Guiné, a minha profunda gratidão

José Teixeira
____________

Nota do editor: 

9 comentários:

Joaquim Luis Fernandes disse...

Segui com muito interesse esta apresentação do livro "O Universo que Habita em Nós", do nosso camarada José Teixeira.Revela bem a qualidade de Homem Bom, que é o seu autor, que há muito se tinha manifestado nas suas publicações neste Blogue.
E relevo a sua qualidade humana, mas sem desprestígio para a sua qualidade de bom escritor, que também é.

Eu,que não fui escuteiro, e até, na adolescência e juventude, via com maus olhos essa atividade (talvez por dela me ver arredado) julgando-a ao nível de outra, a Mocidade Portuguesa, que repudiava, vejo hoje, como é uma boa escola de valores humanos, de que o nosso camarada José Teixeira é um bom exemplo.
Ouvi há pouco tempo, numa entrevista a um ilustre do nosso tempo, o jovem cardeal Dom Américo Aguiar, referir, entra as pessoas que na sua infância/adolescência/juventude foram importantes na sua formação humana, o nome de José Teixeira, seu chefe no escutismo.

Só falta saber como adquirir o livro.

Parabéns ao José Teixeira e um abraço fraterno.
JLF

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Pois é, Joaquim, o nosso Zé Teixeira ajudou a formar, como pessoa, no escutismo, o hoje jovem cardeal Dom Américo Aguiar.

O livro (preço de mercado: 17 €) está à venda na FNAC, na Atântico Edições, na Porto Editora... Pode ser pedido diretamente ao autor: José Teixeira | jteixei@msn.com

Eduardo Estrela disse...

Camarada Zé Teixeira!!!
Finalmente percebi a razão de ter pelo agora cardeal Américo Aguiar uma simpatia que resulta do facto de ver nele a possibilidade duma nova igreja, solta e liberta de preconceitos que há muito, na minha modesta opinião, deviam ter sido deixados para trás.
Porque de alguma forma o vosso contacto fortaleceu o crescimento humano do cardeal.
O seu reconhecimento é prova irrefutável do valor que tens como homem.
Bem hajas!
Sei que estavas feliz, rodeado da família e de amigos.
Daqui te mando um abraço fraterno.
Eduardo Estrela

Valdemar Silva disse...

E porque não um NOBEL a quem esteve na guerra da Guiné?
Já não será no meu tempo, que o Teixeira tenha saúde para escrever novos livros e não faltará essa possibilidade.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

JB disse...

Trilhos que se entre cruzaram na mata e que ficaram demarcados até muito depois das caminhadas.

Um grande abraço.
J.Belo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Zé é, sem falsa modéstia , um dos escritores da Tabanca Grande, ou seja, cujo talento desabrochou e cresceu no nosso blogue.

José Teixeira disse...

Meus amigos
Joaquim Luís, Eduardo, Valdemar,
Luís Graça e J. Belo
Tive sorte, de facto, em entrar para o escutismo com 16 anos, a idade em que parecemos uns tontos a atravessar a "ponte dos parvos", mas é nesta idade na adolescência que se desenvolve e forma o caracter de uma pessoa.
Aprendi a estar "sempre alerta para servir" e aprendi ainda que para ser feliz no futuro, precisada de desenvolver no meu EU diversas áreas a que chamamos "areas de desenvolvimento"
- Desenvolvimento físico, afetivo, carater, espiritual, intelectual, e social, sem preconceitos e de forma equilibrada. De que vale ser um ás no desporto, ou um grande intelectual, se for um mau caracter, por exemplo!?
Foi isto que o escutismo me ensinou e eu quando tive oportunidade comecei a passar aos outros, os mais novos, não com um sabichão ou "bocas" mas como um irmão mais velho.
No caso do D. Américo, o "mequinho", limitei-me a ajudá-lo a fazer caminho, como fiz com tantos outros.
As vossas palavras são para mim um estímulo para continuar como sou. Assim farei.
Abraço-vos com amizade
Zé Teixeira

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada José Teixeira

Deixa-me que te diga que a foto que corporiza o texto ilustra bem a alcunha "esquilo sorridente" pela qual te identificavas e que eu memorizei.
Tudo de bom sobre o teu carácter e sobre as tuas qualidades que por aqui foi escrito não é excessivo. Está bem adequado.
Como já sei a forma de obter um exemplar, indico que em breve te contactarei.

Também gostei da fotorreportagem do evento.

Abraço e parabéns.
Hélder Sousa

Anónimo disse...

Estive no evento com um prazer imenso. Por se tratar de um combatente que calcou, antes de mim, o mesmo território de Mampatá, por conhecer uma grande parte do seu percurso e sobretudo do seu relacionamento correcto e muito amistoso com as pessoas de Mampatá e pela sua dedicação permanente ao povo da Guiné, consubstanciada no seu papel de dirigente da Tabanca de Matosinhos. Além disso aprecio o seu modo de escrever e de dizer sobre os diferentes cenários da sua vida rica de emoções. Estou a ler o livro que trouxe de Leça com muito apreço. Lamento não ter podido assistir até ao fim da cerimónia por imperativo da minha vida pessoal.
Parabéns Zé Teixeira.
Um grande abraço.
Carvalho de Mampatá