sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24880: Efemérides (420): A 35ª CCmds (Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73) partia, há 52 anos, às 11h00, para o CTIG no T/T Angra do Heroísmo (Ramiro Jesus, Aveiro)


Foto nº 1


Foto nº 2


35ª CCmds ( Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73) > Novembro de 1971 > Despedida em Lamego (foto nº 1) e a bordo do Angra do Heroísmo (Fotos nºs 2 e 3)

Fotos ( e legendas): © Ramiro Jesus (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de Ramiro Jesus, (ex-fur mil 'comando', 35.ª CCmds (Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73) (mora em Aveiro, é membro da nossa Tabanca Grande desde 9/12/2012, e tem 17 referências no nosso blogue):

Data - sexta, 24 nov 2023, 13:07

Assunto - Partida

Bom-dia, amigos e camaradas.

Acabaram há pouco - por volta das 11 horas - de completar-se 52 anos da minha partida para a Guiné, a bordo do navio "Angra do Heroísmo".

Faltavam - e nessa altura não sabia - dois anos e mais um mês, para a viagem de regresso, no "Niassa".

Bem, mas, ao menos, voltei e voltaram quase todos os que me acompanharam naquela aventura, cujas consequências imaginávamos mas não conhecíamos.

"Faltaram" o João e o Granada, a quem deixo a minha homenagem e ainda outros, que tinham regressado antes por consequências da guerra ou do clima.

Para ilustrar a mensagem, envio fotos do desfile de despedida em Lamego e já no navio de "cruzeiro", no T/T "Angra do Heróismo"

Um Abraço para todos, editores e leitores do blogue.
Ramiro Jesus


2. Ficha da unidade > 35ªCCmds

35ª  Companhia de Comandos (Teixeira Pinto, Bula e Bissau, 1971/73)

Identificação: 35ª  CCmnds

Unidade Mob: CIOE - Lamego

Cmdt: Cap Mil Inf Cmd António Joaquim Alves Ribeiro da Fonseca | Cap Mil Inf Cmd António Rui de Mendonça Andrade

Partida: Embarque em 19Nov71; desembarque em 24Nov71 | Regresso: Embarque em 15Dez73  
[Há aqui um erro cronológico: o Ramiro Jesus diz que a partidade Lisboa  foi a 24 e a chegada a Bissa a 29/11/1971]

Síntese da Actividade Operacional

Após o desembarque, seguiu em 03Dez71 para Teixeira Pinto, a fim de efectuar o treino operacional com a 26." CCmds até 04Jan72, sendo a imposição das insígnias de "Comando" efectuada em 14Jan72.

A partir de 06Jan72, mantendo-se em Teixeira Pinto, foi atribuída ao CAOP1 como subunidade de intervenção e reserva deste agrupamento, tendo tomado parte em diversas operações e acções de patrulhamento nas regiões Churo-Caboiana, Burné, Belenguerez e Pijame, entre outras. 

Pelos resultados obtidos e material capturado, destacam-se as operações "Júpiter", "Joeirada 78" e "Jacarandá", entre outras.

Em 3Jan73, foi deslocada para Bula, a fim de actuar como subunidade de intervenção e reserva do BCav 8320/72, com vista à realização de patrulhamentos, emboscadas e acções ofensivas nas regiões de Choquemone e Ponta Matar.

Em 15Fev73, foi colocada em Brá (Bissau), onde passou a desempenhar serviços de guarnição, tendo ainda tomado parte em escoltas a colunas de reabastecimento a Farim e Cacheu e ficando a aguardar o embarque de regresso a partir de 05Dez73.

Observações - Tem História da Unidade (Caixa n." 100 - 2ª Div/4ª  Sec, do AHM).

Fonte: Excertos de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 7.º volume: fichas das unidades. Tomo II: Guiné. Lisboa: 2002, pág. 535...

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 15 de novembro de  2023 > Guiné 61/74 - P24850: Efemérides (410): Há 56 anos: onze mortos (além de dezenas de feridos), da CART 1661, na estrada Porto Gole-Bissá, em duas minas A/C (uma incendiária), em 5 e 6 de outubro de 1967... Ainda hoje recordo os soldados queimados, alguns com o terço ao pescoço, rezando para os salvarmos! (José António Viegas, ex-fur mil, Pel Caç Nat 54, Enxalé, Missirá, Porto Gole e Ilha das Galinhas, 1966/68)

4 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Um forte abraço aos meus amigos da 35ª. de Comandos, companheiros, camaradas em Teixeira Pinto, CAOP 1.

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Luís Graça, 24 nov 2023, 14:30 (by email)

Obrigado, Ramiro, 52 anos é uma vida!... Fizeste bem em lembrar...

Já agora, há um erro na Ficha da unidade, no 7º livro da CECA, nas datas de partida e chegada da 35ª CCmds: corrigi no blogue. A tua versão é que deve estar certa.

Boa saúde, bom fim de semana. Luis

Anónimo disse...

Ramiro Jesus, 24 nov 2023 , 18:04 (by email)

Boa-tarde, Luís.

Não tenho quaisquer dúvidas que tenho razão nas "minhas" datas, pois, para além da memória, que, felizmente mantenho e do meu feitio "picuinhas" em tudo o que faço, tenho, como prova, os registos da Caderneta Militar. E lá se diz (na página do ano 1971) que «embarcou em Lisboa em 24 de Novembro e desembarcou em Bissau em 29 de Novembro».

Obrigado!
Ramiro Jesus

Joaquim Luis Fernandes disse...

Só para saudar o Camarada Ramiro Jesus, que não conheci na Guiné, já que cheguei a Teixeira Pinto em finais de Janeiro de 73, quando ele já tinha saído no começo desse mês.
Mas, a sua recordação de hoje partilhada no Blogue interpelou-me. E porquê?
É que, depois da saída do CAOP1 de Teixeira Pinto, com as suas Companhias Operacionais, a 35ª e 38ª Ccmmds, passou a "tropa macaca" do BCaç.3863, em que fui integrado, em rendição individual, a patrulhar as áreas que estavam sob a ação do CAOP1, assim como as escoltas ao Cacheu e a João Landim.
Assim, este periquito que era eu, passou a comandar um pelotão de "velhinhos" já esgotados e fartos de Guiné, e sem prática e motivação para a guerra. E logo eu, que pouco tinha de guerreiro e muito menos de motivação, que não fosse safar-me daquilo, sem mazelas no corpo e no espírito.
Valeu-me uma boa preparação física, o bom sentido de responsabilidade e a auto-disciplina que tinha adotado na curta vida militar.

Pois foi com um Pelotão, o 4º da CCaç3461, auto-denominado "Os Americanos" Que calcorreei, em patrulhamentos de reconhecimento ofensivo, as matas da Região do CHURO, da Península do Balenguerez até Ponta Costa e margens do rio Caboi,com a Caboiana ali tão próximo. Só não atravessámos a bolanha para o lado de lá. Era área reservada ao Com.Chefe.

Ainda tenho presente na memória os trilhos bem pisados que calcorreamos, que nos levavam aos locais onde outrora havia moranças, em pequenas tabancas, que encontrávamos destruídas. E também deu para atravessarmos o local onde o PAIGC tinha tido a sua pequena força no Balenguerez, com os vestígios ainda bem presentes. Outros vestígios de violentos combates foram encontrados, talvez o mais recente, na orla da mata, para norte de Burné, antes de chegar ao rio Caboi.

Foram aventuras com muito risco, que poderiam ter corrido muito mal para nós.

Toda esta conversa, para dizer, que os soldados do meu Pelotão, bons camaradas e com muita garra, algumas vezes me referiram a camaradagem que tinham tido com os soldados da 35ª Ccmmds, de quem ouviram os relatos de operações, que os influenciaram na coragem que demonstravam.

E fico por aqui que o discurso vai longo.
Abraços.
JLF